You are currently viewing Mamadeira de colher: uma alternativa para quem deseja amamentar

Mamadeira de colher: uma alternativa para quem deseja amamentar

Dificuldades em amamentar e o desejo crescente de o bebê não largar o peito da mãe. Saiba como utilizar a mamadeira de colher!

O uso de mamadeira é bom ou ruim? Ainda hoje, esse é um assunto controverso, que divide opiniões, pois há médicos que são a favor e outros que são contra. 

Já está comprovado que o uso constante da mamadeira pode prejudicar a dentição e a fala da criança, além de ocasionar outros problemas, como torná-la um respirador bucal (que não respira pelo nariz). No entanto, há situações em que ela pode ser uma boa aliada para alimentar bebês que, por algum motivo, não podem receber o aleitamento materno.

Ainda assim, se você é do tipo de mãe que quer muito amamentar o seu bebê e que, por algum motivo, precisa complementar o aleitamento do bebê, saiba que existem outros métodos de fazer isso sem ser na mamadeira convencional. Continue a leitura e saiba quais são!

Por que não dar mamadeira ao bebê?

Vamos começar entendendo qual é exatamente a real função da mamadeira. Ela surgiu para ser a substituta do seio materno, ou seja, para alimentar o bebê quando, por algum motivo, ele não pode ser amamentado pela mãe. 

A mamadeira pode se tornar necessária em algumas situações, como quando ocorre a morte materna, a mãe ingere determinado medicamento que contraindica a amamentação ou quando a mãe tentou de tudo para amamentar e não conseguiu por qualquer que seja o motivo. Mães portadoras do HIV também não devem amamentar, pois o vírus pode ser transmitido para o bebê.

O uso da mamadeira também pode ser útil quando a mamãe precisa retornar ao trabalho, ao final da licença-maternidade, por exemplo. Mesmo assim ainda existe a possibilidade dela extrair o seu próprio leite e congelar para que depois seja oferecido ao bebê em outros recipientes, sem ser a mamadeira tradicional. Nesse caso vai depender da disponibilidade da mamãe, pois esse processo demanda mais tempo e às vezes com a rotina agitada, fica difícil ou até mesmo inviável fazer a extração.

O ideal é que a mamadeira tradicional seja usada somente depois que todas as possibilidades de oferecer o peito ao bebê tenham sido esgotadas. 

Uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), datada de 05 de agosto de 2002, determina que fabricantes de mamadeiras, bicos e chupetas informem sobre os problemas ocasionados pelo seu uso. 

Repare que na embalagem dos produtos, aparece o seguinte aviso: “O Ministério da Saúde informa: a criança que mama no peito não necessita de mamadeira, bico ou chupeta. O uso da mamadeira, bico ou chupeta prejudica a amamentação e seu uso prolongado prejudica a dentição e a fala da criança”.

Mamadeira de colher é opção à mamadeira tradicional

Você já conhece a mamadeira de colher? Ela é um recipiente de silicone com uma colher acoplada no lugar onde seria o bico da mamadeira, criada para dar papinhas líquidas e sucos ao bebê, mas que hoje também é usada para oferecer leite materno.

Leite da mamãe na mamadeira de colher

Você já deve saber que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a criança seja alimentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade, com o complemento de outros alimentos até os dois anos.

Então, se você amamenta o seu bebê e precisa se ausentar de casa por algum motivo, sem que possa levar o pequeno com você, extraia o seu leite manualmente ou com uma bombinha e coloque para congelar em porções. 

Desse modo, quando você não estiver em casa, basta que a pessoa responsável pelos cuidados com o bebê aqueça o leite em banho-maria, e o ofereça à criança com a mamadeira de colher.

E se o seu caso for que você não tem leite o suficiente e precisa complementar com leite artificial, você pode fazer isto também com a mamadeira de colher. Com isso, você evita a confusão de bicos e continua amamentando o seu bebê normalmente.

Confusão de bicos

A vantagem é que, assim, além do bebê continuar recebendo o leite materno, não terá os eventuais problemas causados pelos bicos artificiais das mamadeiras e nem fazer a confusão de bicos. 

A confusão de bico ocorre quando o bebê, ao mamar, morde o seio da mãe e abre pouco a boca, do mesmo jeito que faz quando se alimenta com a mamadeira de bico tradicional.

Usar outro método para alimentar o bebê vai contribuir para que a produção do leite materno continue e prevenir que ocorra o desmame precoce do bebê. Isso acontece porque, em comparação com o peito da mãe, na mamadeira o leite flui com mais facilidade, fazendo com que o pequeno dê preferência a ela.

Além dos prejuízos para o desenvolvimento do bebê, o desmame precoce também diminui o contato entre mãe e filho, que é tão importante para a saúde emocional do pequeno.

Pediatras contrários ao uso da mamadeira tradicional observam que, desde os primeiros momentos, o recém-nascido está apto a sugar líquidos e já consegue beber no copo. De fato, você pode oferecer leite e outros alimentos líquidos ao bebê usando um copinho, mas a mamadeira de colher tem o mesmo efeito e é mais prática de usar.

A curto prazo, a criança que é alimentada com a mamadeira tradicional também tem mais dificuldades para se adaptar aos alimentos sólidos, a partir dos seis meses.

Como usar o copinho

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) orienta o uso do copinho da seguinte forma:

  1. acomode o bebê sentado ou semi-sentado em seu colo;
  2. encoste a borda do copinho no lábio inferior do bebê e deixe que o leite materno toque-o lentamente;
  3. o bebê vai fazer movimentos de lambida e vai deglutir o leite.

Observação: tenha bastante paciência e não despeje o leite na boca do bebê, pois assim ele pode se engasgar.

Para alimentá-lo com a mamadeira de colher, o processo é o mesmo.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre este assunto de amamentação? Nesse artigo trazemos dicas para amamentar sem complicação

In Xpendy, it is possible to complete the cancellation using only the name and address of the subscription holder. buy viagra malaysia This means that it is also possible to cancel a subscription for someone who has passed away.

Deixe um comentário