You are currently viewing 6 dicas de como aliviar o calor do bebê

6 dicas de como aliviar o calor do bebê

O excesso de calor deixa a gente irritado às vezes, não é? Com os bebês acontece a mesma coisa! Leia o post e veja dicas sobre como aliviar o calor do bebê.

Já estamos na primavera e logo mais chega o verão. A tendência é que as temperaturas aumentem ainda mais e, se o verão é uma delícia para aproveitar a praia ou a piscina, na rotina do dia a dia o excesso de calor pode ser desagradável, inclusive para os bebês. 

Acompanhe o post e veja 6 dicas dos pediatras para aliviar o calor do seu pequeno nos dias muito quentes!

Como aliviar o calor do bebê

O seu bebê está irritado e choroso? Talvez seja por causa do calor. Mas, calma, tem várias formas de aliviar esse incômodo. Confira as dicas a seguir!

1 – Amamentação em livre demanda

Até os seis meses o bebê não precisa de nenhum alimento além do leite materno ou a fórmula. Se você amamenta o seu pequeno, amamente mais vezes e em livre demanda, pois, além de alimentar, o leite materno também hidrata. Nessa idade não é indicado oferecer água para os bebês, portanto amamentar mais vezes garante que o bebê fique bem hidratado e sem sede. Não estranhe se o bebê está mamando pouco e com mais frequência. É por causa do calor.

2 – Ofereça água com frequência

Bebês podem se desidratar facilmente. Se você não está amamentando o seu bebê, lembre-se de oferecer água com bastante frequência. Água é a melhor bebida que você pode oferecer para o seu bebê em qualquer momento, esqueça sucos e refrigerantes. O pequeno não sabe falar e se sentir sede não vai saber pedir. 

Detalhe: ofereça água somente a partir dos seis meses de vida do bebê, antes disso, ele não precisa de mais nada a não ser o leite da mãe ou o leite artificial (fórmula).

3 – Banhe o bebê ao longo do dia

Banhos com água morna, mais para fria, são ótimos para refrescar. Dê vários banhos por dia no pequeno, só com água, sem sabonete, principalmente se o seu bebê tem dermatite atópica ou a pele seca. Se você tiver algum balde, piscininha ou até mesmo a banheira, pode ser uma boa pedida nesses dias de calor. Fique sempre perto do bebê quando ele estiver na água. 

Um banho pouco antes da hora de dormir também é ótimo para refrescar e acalmar o bebê!

4 – Vista o bebê com roupas leves

Em casa, naqueles dias super quentes e abafados, você pode deixar o seu bebê só de fraldinha ou então vestido com roupas bem levinhas de algodão ou malha. 

Fique atenta para não agasalhar o seu pequeno demais, pois eles sentem calor tanto quanto nós. E aquela história de que soluço de bebê é sinal de frio não passa de um mito, ok?

Alguns especialistas afirmam que não há problema algum em deixar o bebê recém nascido só de fralda em dias quentes. Inclusive, eles afirmam que o bebê recém nascido sente o mesmo calor de um bebê de dez meses. E claro, vai muito da segurança da mãe e do comportamento do bebê em deixá-lo com ou sem roupa. Confie nos seus instintos!

5 – Hora de tomar mais um banho

Se o bebê estiver com os cabelinhos molhados, é sinal de que ele está suado e que sua temperatura corporal está alta! Quando isso acontecer, o melhor é dar mais um banho com água fresquinha nele. 

Depois vista um body ou deixe-o só com a fralda. Ah, nunca é demais dizer que o bebê jamais pode ser deixado sozinho dentro da água!

6 – Aproveite a ventilação natural

Sempre que possível, abra as janelas e aproveite a ventilação natural. Na falta de vento natural, podem ser usados um ventilador ou ar condicionado, desde que a temperatura média fique entre 22 e 24º C e que o vento ou o ar frio não atinjam diretamente o bebê.

Você também pode usar um umidificador, já que o ar condicionado deixa o ar seco. Se você não tem um, use uma bacia com água.

Observação importante: certifique-se de que o filtro do ar condicionado está limpo para evitar problemas respiratórios nas vias aéreas do bebê.


Uma observação final: em dias quentes é bem normal que apareçam bolinhas vermelhas na pele do bebê, principalmente nas dobrinhas, onde ele sua mais, como pescoço, embaixo dos bracinhos e até nas coxinhas, se ele for gorduchinho. Essas bolinhas são uma alergia bem comum no verão, chamadas de brotoejas. Elas saem de um dia para o outro, mas se você perceber que as bolinhas estão demorando a sumir, consulte o pediatra.

Seguindo essas dicas, você vai garantir o bem estar do seu pequeno mesmo nos dias mais quentes do nosso verão tropical!

Gostou deste conteúdo? No blog tem vários outros assuntos interessantes sobre cuidados com o bebê. Aproveite que está aqui e confira! 

Forecast expectations. generic viagra Call your provider right away if: Listen to voices that don’t come from people around you.

Deixe um comentário