You are currently viewing Bebê no útero: saiba tudo que acontece com ele neste período

Bebê no útero: saiba tudo que acontece com ele neste período

O bebê faz muitas coisas enquanto está sendo gerado. Você sabia que ele dorme e até sonha durante sua vida intrauterina? Confira o post!

A vida do bebê no útero materno pode ser bem agitada, sabia? E isso até mesmo enquanto ele está  dormindo. Durante boa parte das 40 semanas de gestação ele dorme – especialistas afirmam que são cerca de 18 horas de soninho e 8 horas acordado. 

Quando ele está desperto, movimenta-se mais e você pode sentir bem ele se movendo ou “dando chutinhos”, como se diz popularmente. Mesmo enquanto dorme, o bebê pode se movimentar, pois ele sonha e pode ter até pesadelos! Ficou surpresa? Pois é! Continue a leitura e saiba mais sobre a vida intrauterina do seu pequeno!

 

Gravidez: como é a vida do bebê no útero?

Você pode estar se perguntando como os bebês podem sonhar quando ainda estão na barriga se eles ainda não sabem nada do mundo, ou seja, não possuem nenhuma vivência. Bem, quem explica isso é a psicologia pré-natal, que se dedica ao estudo da vida intrauterina com a ajuda de novas tecnologias voltadas para a área da medicina.

 

Estudos realizados com o uso de exames de eletrocardiograma e imagens de ecografias e ultrassonografias mostraram que no período entre a 32ª e a 36ª semana de gestação, os bebês apresentam movimentos oculares rápidos. Isso significa que eles estão em um ciclo de sono ativo, também conhecido como sono REM  (Rapid Eyes Movement), que é algo que ocorre quando estamos sonhando.

 

E o bebê pode sonhar bastante, já que passa 80% do seu tempo de sono no estágio REM. Esses sonhos que o pequeno tem quando ainda está no útero materno fazem parte dos primeiros movimentos cognitivos do bebê, pois são resultado de pensamentos e emoções.

Que tipo de sonho o bebê pode ter na vida intrauterina?

Os estudos da área ainda não sabem dizer ao certo com o que o bebê sonha enquanto está sendo gerado, porém, tudo leva a crer que ele sonha com sensações e experiências que vivencia nos períodos em que está desperto.

É provável que ele sonhe com as vozes e ruídos externos que ouve e, principalmente, com a voz materna. Assim, ao conversar com o seu bebê, contar histórias, ler em voz alta ou colocar uma música para ele ouvir, você está ajudando no desenvolvimento cerebral do seu pequeno. Não é incrível?!

 

A vida agitada do bebê no útero

Como dissemos no início do texto, a vida intrauterina do bebê é agitada! Ele faz várias coisas, como piscar os olhos, chupar o dedinho, brincar com o cordão umbilical, bocejar, soluçar, dar cambalhotas, mostrar a língua, engolir o líquido amniótico e até xixi! 

Continue a leitura e veja o que acontece com o seu pequeno em cada trimestre!

 

1° trimestre 

Com apenas 2 meses de gravidez, o bebê já consegue perceber o mundo exterior através de estímulos hormonais maternos e sente o contato com a mamãe, sentindo as mudanças químicas resultantes da ansiedade, euforia ou estresse. 

 

2° trimestre

A partir do 4º mês de gestação, as células do bebê já são capazes de transmitir impulsos nervosos, como a audição e o tato. Isso significa que o seu pequeno já sente prazer e curte quando você faz massagem na barriga, ou seja, ele já consegue sentir o seu amor materno!

 

3° trimestre

Nessa fase, a maior parte dos sentidos do bebê já está em pleno funcionamento! Com 6 meses de gestação, o pequeno já ensaia reações de choro e de riso e consegue diferenciar o claro do escuro. 

A audição está completamente desenvolvida e o pequeno consegue ouvir os sons maternos e os ruídos externos. Ele percebe até mesmo o sabor de algo diferente que você comeu, pois isso interfere no líquido amniótico, deixando-o mais doce ou amargo.

 

Bebês sonham e podem ter até pesadelos

É isso mesmo! As emoções negativas que você tem podem ser sentidas pelo seu bebê durante a gravidez. Isso ocorre devido aos sinais fisiológicos transmitidos a ele através da placenta, tais como o aumento da frequência cardíaca e a liberação de hormônios, que fazem com que o sono do bebê se torne mais agitado.


Na reta final da gestação, as áreas cerebrais que formam a memória entram em atividade e o bebê começaria, então, a guardar essas experiências no seu inconsciente, desenvolvendo também as suas primeiras emoções e os traços de sua personalidade. Não é fantástico?!


Bem, nós sabemos que é impossível passar os 9 meses de gravidez sem viver alguns momentos desagradáveis, de tensão, angústia ou estresse. Mas, sabendo o quanto o bebê pode ser afetado com esses sentimentos, procure acalmar-se ouvindo músicas que você gosta ou realizando algum tipo de atividade prazerosa que possa te ajudar a relaxar. Busque sempre o fortalecimento do seu vínculo afetivo com o pequeno que está a caminho! 

 

Gostou deste artigo? No blog tem muito mais conteúdos bacanas sobre gestação e cuidados com o bebê. Aproveite para conferir!

Deixe um comentário