You are currently viewing Cuidando do bebê prematuro com muito amor e carinho
Cuidando do bebê prematuro com muito amor e carinho

Cuidando do bebê prematuro com muito amor e carinho

Ter um bebê prematuro pode ser um desafio para os pais, sem dúvida. No entanto, com cuidados adequados, é possível garantir que o pequeno cresça e se desenvolva de maneira saudável. Nada como muito amor e carinho para fazer com que tenha uma vida boa e feliz ainda nos primeiros meses de vida.

Quer saber mais? Então continue a leitura para conhecer as principais precauções e cuidados para com bebês prematuros.

Cuidados com a alimentação

Geralmente, o bebê prematuro tem um sistema digestivo que não está completamente formado. Por isso, pode ter dificuldades para mamar ou digerir alimentos. Portanto, é importante garantir que receba uma dieta adequada, com leite materno ou fórmula infantil especial para prematuros, por exemplo. Além disso, é importante monitorar o peso do bebê regularmente. Assim, você ajuda a garantir que ganhe peso de forma adequada.

Monitoramento dos sinais vitais

Bebês prematuros são mais vulneráveis a complicações de saúde. Entre elas estão infecções, apneia e problemas cardíacos. Porém, um pouco mais de atenção é suficiente para evitar transtornos maiores.

Por isso, é importante que os pais fiquem atentos aos sinais vitais do bebê. Isso inclui frequência cardíaca, respiração e temperatura corporal. É recomendável, também, que aprendam a monitorar esses sinais em casa para garantir que o bebê esteja saudável.

Proteção contra infecções

Assim como o sistema digestivo, o sistema imunológico de bebês prematuros, geralmente, não estão completamente formados após o nascimento. Por isso, os pequenos ficam mais propensos a infecções. Assim, alguns cuidados precisam ser redobrados.

É muito importante manter uma higiene adequada. As primeiras delas são: lavar as mãos antes de tocar o bebê e evitar que tenha contato com pessoas doentes. Além disso, vale a pena evitar locais lotados e, ainda, manter o bebê longe de pessoas que possam estar com sintomas de resfriado ou gripe.

Estimulação adequada

Os bebês prematuros podem precisar de estímulos sensoriais adicionais para se desenvolver. Os pais têm papel fundamental nisso. Papai e mamãe devem fornecer estímulos visuais e auditivos.

Alguns itens que ajudam são os brinquedos e também alguma música suave. Ainda, todo amor ao bebê ganha muito espaço nestes momentos. Toques suaves e carinhosos são importantes estímulos também.

Monitoramento do desenvolvimento

Os bebês prematuros podem ter um desenvolvimento diferente do que os bebês a termo. Por isso, é importante que os pais monitorem o desenvolvimento do bebê. Isso inclui o crescimento físico, a capacidade de se mover e os marcos do desenvolvimento, como sorrir e balbuciar.

Cada caso é um caso

Por fim, é importante lembrar que os bebês prematuros têm necessidades especiais e podem exigir mais cuidados. No entanto, os cuidados adequados vão de acordo com a necessidade de cada caso. Por isso, o suporte dos profissionais de saúde se faz tão importante. Com isso, os pais têm o que precisam para ajudar seus bebês a crescerem e a se desenvolverem.

Gostou desse conteúdo? Você sabia que o Blog da Bilila Baby tem muito mais, do início da gestão aos primeiros aninhos de vida do bebê?

Deixe um comentário