You are currently viewing É normal recém-nascido dormir muito? Entenda o porquê

É normal recém-nascido dormir muito? Entenda o porquê

É normal recém-nascido dormir muito? Sim, é. Este post vai explicar para você, mamãe, porque o bebê tanto dorme nos primeiros dias de vida. Antes de tudo, saiba que não apenas é normal, como também muito saudável para o pequenino. Além disso, o sono tem grande importância neste comecinho de vida. 

Esse post vai te explicar porque é normal o recém-nascido dormir muito. Então, continue a leitura para saber tudo sobre isso. 

Por que é saudável, e normal, o recém-nascido dormir muito? 

Além de bom, é normal o recém-nascido dormir muito. Esse começo de vida tão sonolento, por assim dizer, tem tudo a ver com a saúde do pequenino. Confira a seguir os três principais benefícios do sono para os recém-nascidos. 

Formação do cérebro

Nos primeiros dias do bebê, o cérebro é como um livro em branco. Portanto, o pequenino executa as ações mais básicas. Dessa maneira, alimenta-se e, claro, dorme. Nesse sentido, é normal o recém-nascido dormir muito. Porém, é mais do que isso. 

É durante o sono, só para exemplificar, que o cérebro se forma. O bebê começa a adquirir memória e a desenvolver a atenção. São fatores que irão ajudar a moldar a vida do seu filho. 

Desenvolvimento da imunidade

Da mesma forma, o sistema imunológico do recém-nascido não tem informações sobre vírus e bactérias, por exemplo. Nesse caso, o sono contribui muito – e não dependemos apenas da exposição durante o crescimento e, claro, das vacinas. 

Isso porque é durante o sono que o organismo produz e libera os chamados glóbulos brancos – presentes no sangue para combater ameaças. Então, mamãe, é normal o recém-nascido dormir muito para que o sistema imune ajude a aumentar seus anticorpos. 

Talvez você já saiba, mas não custa lembrar: a formação da imunidade de qualquer criança costuma ir, pelo menos, até os 12 anos de idade. 

Crescimento 

É durante o sono, também que o organismo libera grande parte dos hormônios do crescimento físico. Só para ilustrar, a estimativa é de que 90% deles sejam liberados durante o repouso. É normal o recém-nascido dormir muito porque, dessa forma, cresce mais rápido e, ainda, desenvolve melhor os ossos. 

Qual quantidade de horas é normal o recém-nascido dormir?

O número de horas que o bebê deve dormir depende muito da idade e do seu crescimento. No entanto, no geral, é normal o recém-nascido dormir entre 16 e 20 horas por dia, por exemplo. Ainda, esse período é dividido durante o dia. Afinal, o bebê precisa se alimentar, não é? Então, é normal que acorde muitas vezes para mamar. 

Posteriormente, a partir do primeiro mês o número de horas diárias começa a diminuir, bem como o tempo entre um sono e outro aumenta. Só para ilustrar, no segundo mês passa de 15 a 16 horas por dia. 

Por outro lado, uma noite completa de sono costuma ocorrer por volta dos seis meses. É provável que, neste momento da vida, o pequenino tenha por volta de 11 horas de sono por noite e, ainda, 2 sonecas de 2 a 3 horas durante o dia. Um sossego e tanto para a mamãe, não é mesmo?

Deixe um comentário