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4 hábitos para uma gestação saudável, para mamãe e para bebê

Adotar bons hábitos para uma gestação saudável trazem bons resultados não apenas para a mamãe, como também para um bebê. Como o próprio nome já diz, hábito é atitude que se tem com frequência, e não para fazer de vez em quando. Combinado, futura mamãe?

Antes de mostrar hábitos para uma gestação saudável, saiba que alguns precisam ser evitados. O consumo de álcool e cigarros não combina com a saúde da gravidez. Outro ponto importante são alguns produtos e suplementos contra-indicados para gestantes. Confira sempre no rótulo antes de comprar ou consumi-los, certo?

Conheça agora 4 hábitos para uma gestação saudável. Farão diferença durante a gravidez, na saúde do bebê e, ainda, alguns podem ser levados para toda a vida. Confira.

1. Alimentação saudável

A alimentação é o mais importante hábito saudável para uma gestação. Afinal, é chave para o controle de peso da mãe. Assim, evita doenças relacionadas à gravidez, como a diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia.

No entanto, não se trata apenas de prevenção. A dieta equilibrada traz muitos outros ganhos. Uma boa alimentação ajuda na formação do bebê com saúde. Igualmente, dá à mulher boas reservas para a recuperação do parto. Faz bem à imunidade não só da criança, bem como da mamãe.

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2. Exercícios físicos

Este é um hábito para uma gestação saudável e depois dela, também. Isso porque os exercícios físicos ajudam no controle de peso da mãe e trazem benefícios para a gestante e bem-estar do bebê. A grande questão neste hábito está no tipo de atividade física.

Esportes de contato e impacto, só para exemplificar, não são indicados. Entre eles estão lutas e corrida em alta intensidade. Por falar em intensidade, a musculação com muito peso também não é bem-vinda (pode induzir ao parto prematuro).

As atividades leves são as melhores, nesse sentido. A hidroginástica, por exemplo, é uma das melhores. O pouco impacto é absorvido pela água e movimenta todo o corpo. Em resumo, exercícios frequentes e de baixa intensidade são os melhores para a gestante. Certamente, o médico vai dar orientações necessárias e indicar o melhor para uma futura mamãe mais ativa.

3. Saúde mental

Evitar ansiedade e estresse são fundamentais para a saúde do bebê e da gravidez. Por isso, o cuidado com a saúde mental faz parte dos hábitos para uma gestação saudável. A mãe precisa ter um tempo só para ela, para fazer as coisas que gosta e que dão prazer.

Adotar a meditação tem grande valia para a gestante que ainda não a pratica, por exemplo. Além disso, a mãe deve manter hobbies favoritos depois da descoberta da gravidez. Pode ser a leitura, ou outros hábitos que gosta.

4. Exames de rotina e pré-natal

Acima de tudo, saber que tudo anda bem com a gravidez é fundamental, também, para a saúde mental. No entanto, vai além disso. As consultas regulares devem ser um dos hábitos para uma gestação saudável.

Em resumo, a gestante deve fazer, pelo menos, 3 ultrassonografias até o parto. Os exames de rotina monitoram a formação do bebê na barriga da mãe. Dessa maneira, ela acompanha o desenvolvimento saudável e também descobre se precisa de outros cuidados.

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