You are currently viewing Memórias afetivas: o que é e como são geradas?
memórias afetivas

Memórias afetivas: o que é e como são geradas?

Todos os seres humanos, possuem memórias afetivas, independentemente de sua origem, que são formadas por lembranças de experiências e descobertas vividas na infância e que deixaram marcas inesquecíveis. Essas memórias ficam guardadas em nosso cérebro como um arquivo em uma grande caixa, e são despertadas através de ações, gostos, aromas, cores, mas principalmente por sensações e sentimentos que nos remetem à infância. 

A primeira infância é a parte mais importante das nossas vidas e é quando descobrimos os inúmeros sentimentos, seja de fome, de experimentar uma comida saborosa, de alegria, de saudade. A primeira vez que nos sentimos amados e protegidos, que nos sentimos acolhidos, e até mesmo a primeira vez que sentimos dor ou confrontados. As boas e más sensações são descobertas na primeira infância.

Não existe uma memória contínua dos primeiros anos de vida, mas sim pequenos momentos que marcaram e que se tornam pontos isolados na lembrança. São experiências cotidianas, vividas do nascimento até os seis anos de vida, que vão despertar em nós reações e sentimentos, tanto positivos quanto negativos, ao longo das nossas vidas.

Criando memória afetiva

Estamos vivendo em um mundo acelerado, onde não podemos perder tempo. A rotina diária tem sido cada vez mais intensa, onde temos que lidar não somente com as demandas profissionais durante o dia, como também com os diversos afazeres que existem em casa e, é claro, o cuidado com a criança.

Se o tempo tem sido escasso, é preciso tirar um momento de qualidade com o filho, para além das obrigações e dinâmicas diárias desenvolvidas com a criança. Veja algumas maneiras de criar boas memórias afetivas na infância do seu filho.

Crie memórias afetivas sendo presente e disponível

Como citamos anteriormente, a vida profissional tem demandado cada vez mais das pessoas. Contudo, é importante que quando você esteja com o seu filho, não seja só de corpo. Ele precisa sentir que você está verdadeiramente presente com ele. Para isso, desligue o modo automático e interaja mais com a criança, respondendo os seus “porquês” – que são milhares na primeira infância –, conversando e até mesmo perguntando acerca do seu dia. Por mais que pareça que a criança não entenda, ela sentirá que você se importa com ela.

Crie memórias afetivas dividindo as tarefas de casa

A criança entende que faz parte da casa por isso, é tão importante acrescentá-la nos afazeres do dia a dia. Eduque o seu filho para recolher seus brinquedos e pertences e explique que se todos contribuírem para a organização da casa, sobra mais tempo para eles poderem ficar juntos.

Crie memórias afetivas fazendo passeios juntos

Você não precisa gastar muito para criar esse tipo de memória com seu filho. Levar a criança para brincar no parque ou na praia, não tem custo algum, porém pode criar lembranças que jamais serão esquecidas. Se você puder fazer viagens nacionais e internacionais, levar o seu filho para conhecer lugares diferentes com frequência aos finais de semana, aposte nisso também! Mas lembre-se: mais do que os lugares em sim, o que importa é o quanto você se dedica a estar verdadeiramente com o seu filho.

Deixe um comentário