You are currently viewing Qual é a hora certa de fazer o desmame do bebê?
desmame do bebê

Qual é a hora certa de fazer o desmame do bebê?

Ficar ansiosa pensando no momento exato para realizar o desmame do bebê é completamente normal e acontece com muitas mães. Porém, é necessário que haja calma para ocorrer um processo tranquilo e entender que ele é feito passo a passo. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno deve ser mantido como alimento exclusivo até os 6 meses e como complemento da dieta até os dois anos. Porém, não existe um momento exato para o desmame. Essa fase acontece no momento onde a mãe, em acordo com o pediatra, sente que o bebê está pronto para essa nova realidade, já que existem outros fatores a se considerar nesse momento, como a saúde e alimentação da criança.

O leite materno é uma importante fonte de proteínas, vitaminas, cálcio, ferro, potássio, entre outros e seus benefícios se estendem por toda vida. Porém, após os seis meses de vida, é necessário introduzir outros alimentos na dieta, como frutas, legumes e carnes, complementando assim, os nutrientes necessários para a realização de um desmame saudável e sem preocupações. 

Hora de fazer o desmame do bebê

O desmame do bebê ocorre de forma gradual e é normalmente iniciado no sexto mês com a inserção de novos alimentos e com o retorno da mãe ao trabalho. Essas mudanças na rotina e na alimentação geram um espaçamento maior entre as mamadas e consequentemente a redução da produção de leite materno, regulada pela sucção do bebê (ou seja, quanto menos ele mamar, menos leite será produzido).

O processo de introdução alimentar e desmame é bastante facilitado se puder contar com a ajuda de parentes próximos, como pais e avós, para ajudar a distrair a criança com outras opções de alimentação, como a mamadeira, por exemplo. 

Algumas coisas podem aguçar o bebê a sentir mais vontade de mamar, como o cheiro do leite em alguma roupa. Por isso, mantenha tudo sempre limpo e verifique se não há respingos. Quando a criança já entender um pouco melhor o que está acontecendo, explique-lhe que o leite acabou e que como uma criança grande, agora ela deverá utilizar a mamadeira e copos.  

Cuidado ao fazer o desmame abrupto, pois isso pode gerar na criança um sentimento de rejeição e insegurança, causando um comportamento rebelde. Já para a mãe, a interrupção abrupta do aleitamento pode ocasionar ingurgitação mamária, bloqueio de ducto lactífero, mastite e em casos mais graves, até depressão. Se houver necessidade ou mesmo desejo da mãe de desmame abrupto, é importante que haja acompanhamento de profissionais especializados tanto na alimentação do bebê, como nos cuidados psicológicos da mãe.  

Saiba mais sobre a amamentação em tandem e como praticá-la.

Caso note que seu filho não está aceitando outros alimentos, mesmo que líquidos, procure o pediatra para investigar as causas e possíveis soluções à resistência. Vale ressaltar que a aceitação dos alimentos também é bem gradual e é super normal o bebê comer pouco ou quase nada nos primeiros dias e semanas.

Se você sentir dificuldade em romper o vínculo da amamentação, vale procurar um terapeuta familiar. O momento do desmame do bebê é delicado para todas as mulheres que passam pela maternidade e procurar ajuda é fundamental para passar bem por essa fase.

Enquanto algumas mulheres têm uma incrível sensação de liberdade quando acontece o desmame do bebê, outras sentem muita falta desse ato tão prazeroso para mãe e filho. O desmame do bebê deve ser algo natural e o amor entre ambos não vai acabar, apenas ocorrer de maneiras diferentes. 

Nesse momento você precisa encontrar outras maneiras de criar as ligações com os filhos, como um banho gostoso antes dele adormecer, um colo e músicas que ajudem ele a ligar a sua voz com tranquilidade e te buscar sempre que necessário.

Siga a Bilila Baby no Instagram, no Pinterest e fique por dentro das novidades!

Deixe um comentário