You are currently viewing O que causa soluço no bebê? Veja como prevenir este incômodo

O que causa soluço no bebê? Veja como prevenir este incômodo

Soluço é uma coisa bem incômoda, não é? Nesse post, vamos saber o que causa soluço no bebê, como prevenir, como aliviar e quando procurar ajuda.

Você já percebeu que os bebês, principalmente os bem novinhos, têm soluço com muita frequência? E você já se perguntou por que dá soluço no bebê? 

A causa do soluço em bebê é algo muito comum, mas não deixa de ser um incômodo! Continue a leitura e saiba o que causa o soluço no bebê, como prevenir, como aliviar e quando procurar ajuda médica.

O que é e o que causa soluço no bebê?

Soluço em bebês é muito normal, especialmente entre os mais novinhos, com menos de um ano. E talvez você não saiba, mas os bebês começam a ter soluço antes mesmo de nascer, quando ainda estão no útero materno, a partir da 9ª semana de gestação.

O soluço, tanto em bebês recém-nascidos quanto em qualquer outra pessoa, acontece devido a contrações do diafragma que ocorrem de forma involuntária. 

O diafragma é um músculo ligado à respiração e localizado logo abaixo do pulmão que, ao se contrair, fecha as cordas vocais, provocando o movimento e aquele som inconfundível do soluço.

Porém, o soluço atinge mais os bebês porque neles os músculos respiratórios ainda não estão maduros e, por isso, são estimulados mais facilmente, provocando a contração involuntária que chamamos de soluço.

O soluço acontece por algumas razões, tais como:

  • engolir ar enquanto mama (e isso acontece quando a pega está errada) ou mastiga algum alimento;
  • mudanças abruptas de temperatura;
  • excesso de euforia.

Como evitar que o bebê tenha soluço?

Colocar o bebê na posição vertical por cerca de 15 minutos, ou até ele arrotar quando ele estiver de estômago cheio, é uma opção. Outras dicas são:

  • ofereça alimentos em pequenas quantidades e com mais frequência;
  • o melhor momento para alimentar o bebê é quando ele ainda não está faminto;
  • também é bom que o bebê esteja relaxado na hora de se alimentar;
  • evite expor o pequeno a mudanças drásticas de temperatura.

Como aliviar o soluço do bebê

O soluço aparece de repente e ver o filho soluçar sem parar é algo um tanto angustiante. É importante salientar que o soluço não dói no bebê e também não causa nada de “anormal”. É mais desconfortável para nós, pais, do que para eles! 

Ainda assim, se você quiser intervir, veja a seguir algumas formas de aliviar o incômodo:

  • manter o bebê em posição inclinada, para que ele arrote mais um pouco;
  • colocá-lo para mamar, seja no peito ou na mamadeira, pois ao sugar o diafragma é estimulado e volta à sua condição normal;
  • ofereça pequenos goles de água ao bebê (se ele tiver mais de 6 meses).

Quando é necessário procurar ajuda médica?

Quase sempre, os episódios de soluço não duram mais do que alguns minutos. Porém, se o seu bebê ficar soluçando por horas, é sinal de que você deve procurar ajuda médica.

Quando o soluço do bebê é muito persistente, procure o pediatra, pois o seu pequeno pode estar com a doença do refluxo gastroesofágico. O DRGE é um problema digestivo que pode causar sintomas desagradáveis como esofagite, perda de peso / ganho de peso não satisfatório e algumas complicações no trato respiratório, por exemplo.

Na consulta com o pediatra, o profissional fará uma avaliação de diversos fatores, tais como a frequência com que ocorrem vômitos, a quantidade de material regurgitado, o histórico clínico do paciente, entre outros.

 

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir o artigo sobre a manobra de engasgo Heimlich

Necesarias Necesarias. viagra for sale No necesarias No necesarias.

Deixe um comentário