Soluço é uma coisa bem incômoda, não é? Nesse post, vamos saber o que causa soluço no bebê, como prevenir, como aliviar e quando procurar ajuda.
Você já percebeu que os bebês, principalmente os bem novinhos, têm soluço com muita frequência? E você já se perguntou por que dá soluço no bebê?
A causa do soluço em bebê é algo muito comum, mas não deixa de ser um incômodo! Continue a leitura e saiba o que causa o soluço no bebê, como prevenir, como aliviar e quando procurar ajuda médica.
O que é e o que causa soluço no bebê?
Soluço em bebês é muito normal, especialmente entre os mais novinhos, com menos de um ano. E talvez você não saiba, mas os bebês começam a ter soluço antes mesmo de nascer, quando ainda estão no útero materno, a partir da 9ª semana de gestação.
O soluço, tanto em bebês recém-nascidos quanto em qualquer outra pessoa, acontece devido a contrações do diafragma que ocorrem de forma involuntária.
O diafragma é um músculo ligado à respiração e localizado logo abaixo do pulmão que, ao se contrair, fecha as cordas vocais, provocando o movimento e aquele som inconfundível do soluço.
Porém, o soluço atinge mais os bebês porque neles os músculos respiratórios ainda não estão maduros e, por isso, são estimulados mais facilmente, provocando a contração involuntária que chamamos de soluço.
O soluço acontece por algumas razões, tais como:
- engolir ar enquanto mama (e isso acontece quando a pega está errada) ou mastiga algum alimento;
- mudanças abruptas de temperatura;
- excesso de euforia.
Como evitar que o bebê tenha soluço?
Colocar o bebê na posição vertical por cerca de 15 minutos, ou até ele arrotar quando ele estiver de estômago cheio, é uma opção. Outras dicas são:
- ofereça alimentos em pequenas quantidades e com mais frequência;
- o melhor momento para alimentar o bebê é quando ele ainda não está faminto;
- também é bom que o bebê esteja relaxado na hora de se alimentar;
- evite expor o pequeno a mudanças drásticas de temperatura.
Como aliviar o soluço do bebê
O soluço aparece de repente e ver o filho soluçar sem parar é algo um tanto angustiante. É importante salientar que o soluço não dói no bebê e também não causa nada de “anormal”. É mais desconfortável para nós, pais, do que para eles!
Ainda assim, se você quiser intervir, veja a seguir algumas formas de aliviar o incômodo:
- manter o bebê em posição inclinada, para que ele arrote mais um pouco;
- colocá-lo para mamar, seja no peito ou na mamadeira, pois ao sugar o diafragma é estimulado e volta à sua condição normal;
- ofereça pequenos goles de água ao bebê (se ele tiver mais de 6 meses).
Quando é necessário procurar ajuda médica?
Quase sempre, os episódios de soluço não duram mais do que alguns minutos. Porém, se o seu bebê ficar soluçando por horas, é sinal de que você deve procurar ajuda médica.
Quando o soluço do bebê é muito persistente, procure o pediatra, pois o seu pequeno pode estar com a doença do refluxo gastroesofágico. O DRGE é um problema digestivo que pode causar sintomas desagradáveis como esofagite, perda de peso / ganho de peso não satisfatório e algumas complicações no trato respiratório, por exemplo.
Na consulta com o pediatra, o profissional fará uma avaliação de diversos fatores, tais como a frequência com que ocorrem vômitos, a quantidade de material regurgitado, o histórico clínico do paciente, entre outros.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir o artigo sobre a manobra de engasgo Heimlich
Necesarias Necesarias. viagra for sale No necesarias No necesarias.