You are currently viewing Saiba como limpar os ouvidos do seu bebê

Saiba como limpar os ouvidos do seu bebê

As orelhinhas de um recém-nascido são muito delicadas. Por isso, mamãe, você pode estar na dúvida de como limpar os ouvidos do seu bebê. Antes de tudo, a limpeza é feita apenas na parte externa. Portanto, você pode deixar os “cotonetes” de lado por enquanto, ok? Nestes primeiros meses, as hastes com pontas de algodão serão utilizadas para outras coisas.

Em algum momento você vai encontrar, mãe, um pouco de cera, com uma aparência amarelada. Saiba que isso não é sujeira. É algo normal e querer tirá-la pode ser pior para o seu pequenino. Isso porque ao fazer isto, pode ser empurrada para o interior do ouvido. Além disso, é bem-vinda para a proteção contra sujeiras ou algo que pode causar alguma infecção. Então, pode ficar tranquila. Essa cerinha sai normalmente no banho quando realmente precisar sair, está bem?

Mas, afinal de contas, você quer seu filhote sempre limpinho, não é mesmo? Então veja o passo a passo de como limpar os ouvidos do seu bebê. É mais fácil do que você imagina. Confira.

Passo a passo de como limpar os ouvidos do seu bebê

  • Depois do banho, coloque o bebê deitado em um espaço seguro. O trocador é muito recomendado.
  • Com a ponta da fralda, uma toalha molinha ou mesmo uma gaze, molhe levemente o tecido escolhido apenas em água morna – não use sabão, shampoo, nada.
  • Antes de aplicar na orelhinha, remova o excesso de água. A fraldinha, toalha ou gaze deve estar umedecida.
  • Coloque o bebê virado para um dos lados para que o ouvido fique virado para cima.
  • Então, finalmente, passe apenas na parte externa suavemente. Não esfregue, nem tente inserir no ouvido.
  • Por fim, é só secar a orelha com uma toalha macia.

Quando limpar as orelhinhas?

Com toda a certeza: todos os dias. O melhor momento de limpar os ouvidos do seu bebê é depois do banho. Basta seguir o passo a passo.

A limpeza diária é suficiente para manter as orelhinhas sem excesso de cera – lembre-se de que um pouquinho é natural e faz bem para o pequenino, mamãe. Além disso, limpar a parte externa regularmente é suficiente para evitar eventuais infecções. Nesse sentido, caso perceba muita cera acumulada, o correto é levar o pequeno no pediatra para que faça uma avaliação e, se necessário, uma limpeza profissional.

Confira também: Cuidados com a higiene nasal do seu bebê

Dica bônus: não esqueça atrás das orelhas

A preocupação de limpar os ouvidos do seu bebê, talvez, faça com que esqueça de limpar também atrás das orelhas. É uma região que não pode ser esquecida. Afinal, as dobrinhas produzem gordura, que podem acumular sujeira junto da poeira no ar.

Assim sendo, aproveite o paninho escolhido umedecido em água morna e passe gentilmente atrás da orelha do bebê. É mais do que suficiente para a limpeza.

Aprendeu como fazer essa etapa após o banho do seu filhote, mamãe? O Blog da Bilila Baby tem muito mais conteúdo sobre cuidados com os bebês. Continue acompanhando nossas postagens.

Deixe um comentário