You are currently viewing Saiba como organizar a cômoda e o trocador do bebê

Saiba como organizar a cômoda e o trocador do bebê

Com tudo arrumadinho e ao alcance da mão, a tarefa de trocar o bebê se torna muito mais fácil!

Comprar a mobília e os objetos decorativos para o quarto do bebê é uma tarefa que toda mamãe adora, mas são tantos estilos de móveis que fica até difícil decidir o que comprar. Nessa hora, além da beleza, você também deve considerar a funcionalidade dos móveis, pois eles precisam ser práticos para facilitar a sua rotina de cuidados com o bebê.

Nesse post, vamos falar sobre como organizar a cômoda e o trocador do bebê. São dicas simples, mas bastante úteis, principalmente se você é mamãe de primeira viagem. Boa leitura!

 

Como organizar a cômoda e o trocador

Montamos uma pequena lista com os objetos que você deve ter à mão na hora de trocar o seu bebê:

  • Trocador: coloque em cima da cômoda. Dê preferência aos plastificados, que são mais higiênicos e fáceis de limpar;
  • Bandeja: você vai precisar de uma para organizar a cômoda com todos os itens de higiene do bebê;
  • Garrafa térmica: prefira uma com tampa de apertar – e não de rosquear -, pois seu uso é mais prático e não exige que você tenha que usar as duas mãos para retirar a água;
  • Cumbuca: para colocar a água morna onde você vai molhar o algodão para limpar o bebê;
  • Caixinhas ou cestinhas: são ótimas para guardar algodão, soro fisiológico, pomada anti-assadura e cotonetes (você vai precisar de cotonetes para fazer a higiene do umbigo do recém-nascido, pois é a melhor maneira de limpar todas as dobrinhas. Mas nada de usar o cotonetes para limpar o ouvidinho! Eles podem prejudicar o conduto auditivo do bebê);
  • Lenços umedecidos: em casa, você pode limpar o bebê com algodão e água, mas se ele fizer cocô é melhor dar uma primeira higienizada com os lenços umedecidos e terminar a limpeza com algodão e água. Eles são muito úteis para levar na bolsa, quando você sair com o pequeno;
  • Fraldas: não há necessidade de deixá-las em cima da cômoda – opte por guardá-las na primeira gaveta ou em porta-fraldas pendurados acima da cômoda, ficando bem organizadas e ao alcance da mão;
  • Pomada para prevenção de assaduras: use sempre que trocar as fraldas do bebê, com a pele limpa e seca;
  • Papel-toalha: É muito comum o bebê fazer xixi ou cocô justamente quando você abre a fralda para trocá-lo e, nessas horas, o papel toalha é muito útil para dar uma limpada rápida no trocador para que você possa terminar de trocar o bebê. Deixe na primeira gaveta, junto com as fraldas;
  • Fralda de pano: é boa para colocar sobre o plástico do trocador porque fica mais confortável, especialmente em dias mais frios quando o bebê é novinho;
  • Álcool gel: é ótimo para limpar o trocador depois de usá-lo.

 

O que guardar nas gavetas da cômoda?

Como dito acima, a primeira gaveta da cômoda deve ser usada para guardar as fraldas. Veja sugestões do que guardar nas outras gavetas:

  • Segunda gaveta: use para as roupinhas do bebê, como bodies, pijamas, blusinhas e macacões. As peças menores, como meias, toucas, babadores, luvas e bonés, também podem ser guardadas na segunda gaveta, mas coloque-as separadas dentro de saquinhos ou organizadores.

Para aumentar a praticidade, deixe na cômoda somente as roupinhas que o bebê está usando. Guarde as maiores separadas por tamanho no guarda-roupas. Não se esqueça de lavar todas as peças antes de guardar, pois até chegar à loja, elas passaram por várias mãos e lugares diferentes.

  • Terceira e quarta gavetas: use para guardar peças maiores, como mantas, cueiros, toalhas de banho e fraldas de pano. Guarde tudo enrolado e não dobrado, para aproveitar melhor o espaço.
  • Quinta gaveta: use esta última gaveta também para guardar peças maiores, como as citadas acima, e para outras coisas, como pacotes de fralda, por exemplo.
  • Dica final: se puder coloque um dimmer (dispositivo que possibilita regular a intensidade da luz) próximo ao trocador. É muito útil na hora de fazer as trocas de fralda noturnas.

 

Essas dicas simples de organização vão te ajudar na rotina de cuidados com o bebê, tornando as trocas mais práticas e rápidas, o que significa que você terá um tempinho a mais para descansar.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog ou faça um cadastro e receba informações sobre a gestação mês a mês.

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário