You are currently viewing Tipos de brinquedo para bebê de 0 a 12 meses

Tipos de brinquedo para bebê de 0 a 12 meses

Brincar é um ótimo recurso para desenvolver o aprendizado dos pequenos. Descubra quais tipos de brinquedo para bebê de 0 a 12 meses são ideais para cada fase!

Os brinquedos são ótimos aliados para incentivar o aprendizado do seu pequeno de um modo leve e divertido. Quanto mais o bebê recebe estímulos e interage com o mundo à sua volta, melhor será o seu desenvolvimento. 

Existem brinquedos ideais para cada fase e, justamente por isso, as embalagens indicam a faixa etária à qual eles se destinam. Com o tempo, você vai perceber quais são os brinquedinhos que o bebê prefere.

Além de verificar a faixa etária, jamais dê ao seu filho um brinquedo sem o selo de segurança do Inmetro!

E lembre-se de que os bebês têm seu próprio ritmo de desenvolvimento. Isso significa que você não deve compará-lo a outras crianças. Em caso de dúvidas sobre esta questão, converse com o seu pediatra. 

Agora, confira os tipos de brinquedo para bebê adequados para as diferentes fases de desenvolvimento, desde que ele é recém-nascido até 1 aninho de idade!

Tipos de brinquedo para bebê de acordo com a idade

Bebês de 0 a 4 meses

Nesta etapa inicial da vida do bebê é fundamental que ele receba estímulos sensoriais. É assim que ele começa a conhecer, entender e interagir com as pessoas e o ambiente que o cerca.

Os brinquedos indicados para essa fase são:

  • móbiles coloridos e com música são ideais para começar a estimular o desenvolvimento da visão e da audição do bebê;
  • o tapete de atividades é uma excelente escolha para incentivar o desenvolvimento cognitivo do bebê de uma maneira mais completa. Além da visão, ele também estimula o desenvolvimento do tato;
  • a tendência é que, com o tempo, o pequeno demonstre interesse em pegar os objetos. Então é hora de oferecer os chocalhos. Com esse brinquedinho simples, o bebê começa a compreender os conceitos de causa e efeito, percebendo que ao balançar o chocalho ele emite um determinado som;
  • por volta do terceiro mês, as gengivas podem começar a coçar por conta dos dentinhos que deverão surgir logo mais (geralmente, os dentes surgem por volta do sexto mês, porém, há muitos casos de bebês que iniciam a dentição já por volta do quarto mês). Nesses casos, os mordedores são ótimos! Existem modelos que podem ser colocados na geladeira, deixando-os mais atrativos para a criança e ainda mais funcionais.

Bebês de 5 a 8 meses

Ao atingir o quinto mês, o bebê já pode começar a se sentar sozinho e a treinar a coordenação motora fina. Não leve isso como padrão, cada bebê é único e se desenvolve em seu tempo!

A coordenação motora fina está relacionada a habilidades delicadas, como o manuseio de objetos pequenos. Ofereça a ele brinquedos com tamanhos, formatos e texturas diferentes.

Dessa fase em diante, até ter cerca de um ano e meio, a maneira que os bebês têm de explorar o mundo ao seu redor inclui levar à boca tudo que estiver ao seu alcance, para sentir o gosto e a textura dos objetos.

Portanto, fique atenta à questão da segurança: nunca dê a ele brinquedos com peças pequenas desmontáveis que podem ser engolidas, pois com certeza o bebê vai levá-la à boca.

Nessa fase, ofereça a ele brinquedos como:

  • mordedores, que continuarão sendo úteis, pois a essa altura os dentinhos já estarão aparecendo e esse tipo de objeto alivia muito o incômodo nas gengivas;
  • brinquedos que emitem sons e luzes, para incentivar a interação do bebê com o ambiente ao seu redor;
  • brinquedos que se encaixam nas mãozinhas do bebê, dessa forma ele aprende a passar um objeto de uma mão para outra;
  • blocos de encaixar, enfileirar ou empilhar são ótimos para treinar a coordenação motora fina;
  • fantoches e livrinhos coloridos de pano (ou de plástico, que pode acompanhar o pequeno na hora do banho) são perfeitos para estimular o bebê. Aproveite para acompanhá-lo na brincadeira, mostrando as imagens do livro e lendo para ele;
  • nessa fase, os brinquedos que se movimentam, como bolas e carrinhos, incentivam o bebê a engatinhar.

Bebês de 9 a 12 meses

Ao chegar nessa fase, o bebê já tem uma noção melhor do mundo ao seu redor. Ele está mais esperto e começa a se apoiar nos móveis, ensaiando seus primeiros passinhos.

Cores vibrantes e sons continuam fazendo sucesso com os pequenos. Sua coordenação motora melhora e ele já consegue encaixar as peças de um bloco de montar, por exemplo, demonstrando satisfação quando consegue fazer isso.

Também é importante que você brinque junto com o seu bebê, para que ele tenha um estímulo a mais!

Os brinquedos indicados para essa fase, para melhorar ainda mais a coordenação motora fina do bebê, são:

  • brinquedos de empilhar, montar, encaixar peças ou com botões para apertar;
  • livrinhos coloridos continuam sendo excelentes para atrair a atenção do pequeno e são uma ótima forma de incentivar a leitura desde cedo;
  • brinquedos para incentivar o desenvolvimento físico, que levam o bebê a ficar em pé e andar, são ideais para essa fase. Eles estimulam a coordenação motora grossa (habilidades como pular, subir e descer escadas) e o bebê se torna mais confiante para caminhar;
  • nessa fase, o bebê começa a balbuciar, tentando falar alguma coisa. Por isso, brinquedos que estimulam a linguagem, como um telefoninho que toca música ou uma boneca que fala e emite sons, assim como brinquedos que ensinam cores, formas, números ou letras, são bem propícios;
  • com aproximadamente 1 aninho, o bebê já pode brincar ao ar livre, em balanços ou andadores. Mas, é claro, sempre sob supervisão de um adulto!


Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Você também pode aproveitar que está aqui para conhecer a linha de brinquedos da Bilila Baby. É um mais fofo que o outro!

We’ll tell you what makes this. viagra You can treat most first-degree and second-degree burns at home by running cool water over the area for 20 minutes.

Deixe um comentário