You are currently viewing A bolsa de maternidade já está pronta?

A bolsa de maternidade já está pronta?

As malas com roupas e objetos da mamãe e do bebê não devem ser arrumadas na última hora. Confira uma lista do que não pode ser esquecido!

À medida que vai chegando a hora do nascimento do bebê, aumentam a expectativa e a ansiedade para ver o rostinho do seu filho, não é? Isso significa também que é a hora de arrumar a bolsa de maternidade, com as suas coisas e as do bebê.

O ideal é deixar tudo pronto por volta da 36ª semana, mas se houver algum risco de parto prematuro é melhor arrumar tudo antes para evitar imprevistos. 

Continue a leitura e confira uma lista das coisas que não podem faltar na hora de ir para a maternidade!

 

Para uso da mamãe

  1. Pijamas ou camisolas com abertura na frente: leve ao menos três, pois o sangramento pós-parto pode sujá-los. A abertura na frente é um detalhe importante porque facilita a amamentação.
  2. Calcinhas confortáveis: leve ao menos cinco calcinhas, de preferência as que você já estava usando na gravidez. Elas precisam ser grandes porque você vai precisar usar absorventes enormes, independente do parto ser normal ou cesáreo.
  3. Penhoar: é útil para vestir quando receber visitas ou para andar pelo corredor do hospital.
  4. Chinelo de pano ou de dedo: depois do parto os pés incham, então leve um chinelo bem confortável.
  5. Meias: leve dois pares se o parto acontecer em época de frio.
  6. Sutiãs de amamentação: são extremamente úteis. O ideal é levar dois.
    Absorventes para os seios: são indispensáveis para proteger sua roupa do vazamento de leite.
  7. Absorventes íntimos: é absolutamente normal ter sangramento depois do parto. Normalmente os absorventes são fornecidos pela maternidade, mas se necessário, você também pode incluir absorventes do tipo noturno em sua mala.
  8. Produtos de uso pessoal e de higiene: não esqueça de levar seus objetos de uso pessoal, como escova de cabelos, xampu, condicionador, escova de dentes, creme dental e hidratante. Os hospitais disponibilizam toalhas de rosto e banho, mas você pode levar as suas se preferir. 
  9. Uma boa dica é incluir um batom ou algum outro produto de maquiagem entre os objetos pessoais, para um make básico antes de fazer as fotos na maternidade.
  10. Roupas para usar na saída do hospital: lembre-se de levar roupas que facilitem a amamentação e que sejam bem confortáveis, pois a barriguinha de grávida não desaparece imediatamente após o parto.
  11. Máquina para fotos e carregador: caso o seu equipamento fotográfico seja separado do celular.
    Cartões de memória: para armazenar fotos e vídeos.
    Enfeite para a porta do quarto e lembrancinhas: esses não são itens indispensáveis, mas se você os fez, não esqueça de levar para a maternidade.

 

Plano de parto

Algumas mulheres preferem ou podem levar pro acompanhante poder orientar a equipe quanto às preferências e desejos ao longo do trabalho de parto. O documento elaborado pela gestante, registra seus desejos e o modo como decide ter o seu bebê. Esse documento pode adquirir um caráter oficial, se protocolado no hospital onde o parto acontecerá.

Entre os desejos podem estar contidos: a autorização ou não indução ou aceleração do parto, liberdade para beber água, sucos ou chás e comer alimentos leves, corte do cordão umbilical apenas depois que parar de pulsar, ser informada sobre todos os procedimentos que serão realizados no bebê, até sobre o banho do bebê nas suas primeiras horas de vida, entre outros. 

 

Para uso do bebê

O ideal é consultar a maternidade sobre itens que podem ser levados e que são fornecidos, por exemplo fraldas (para não ter uma mala imensa). 

Veja uma lista do que você deve levar para a maternidade:

Leve os kits arrumados em envelopes de plástico ou organza. Facilita muito pois normalmente quem vai trocar o bebê vão ser as enfermeiras. 

  • 6 macacões tamanho recém-nascido;
  • 6 bodies ou camisas tipo pagão;
  • 6 mijõezinhos (calças com pé);
  • 6 pares de meias;
  • 1 xale de lã ou outro tecido quente;
  • 2 mantas de algodão;
  • 2 casaquinhos com botões na frente (que são mais fáceis de vestir).

 

  1. Fraldas de tecido: para deixar no seu ombro quando colocar o bebê para arrotar.
  2. Dica extra: Você ainda pode colocar os lookinhos na ordem que o bebê for usar. (ex. primeiro a amarela, depois a rosa, a branca e por fim a vermelha, que é a roupa pra dar sorte no dia de ir pra casa). PS: é possível que você use todas, já que o bebê precisa ser trocado várias vezes ao dia. Por isso é bom estar prevenida. 

 

Observações importantes

  • É necessário lavar todas as roupas antes com sabão neutro ou de coco;
    Separe para uso as roupinhas adequadas ao clima;
  • Ao nascer, os bebês precisam ser mantidos bem quentinhos, mas não exagere nas roupas para que ele não se sinta desconfortável (em casos extremos o bebê pode até desidratar)
  • E por falar em conforto, não use lacinhos ou pulseirinhas no recém-nascido;
  • Caso esteja insegura, solicite o auxílio de uma enfermeira na hora de fazer a troca de fraldas do bebê.

 

Documentos e outros itens que não podem ser esquecidos

Além de levar roupas e objetos pessoais, há outros itens que você precisa levar para a maternidade. Deixe tudo preparado com antecedência para não correr o risco de esquecer:

  • Cartão do SUS ou carteirinha do plano de saúde;
  • Carteira do pré-natal; 
  • Documentos pessoais;
  • Celular e carregador.

O papai também precisa ter alguns itens pra acompanhar a mamãe. Se for registrar o bebê no hospital (alguns tem esse serviço e o bebê já sai até com CPF), precisa ter os documentos do pai e certidão de casamento.

O papai também pode montar uma mala, já que vai acompanhar mamãe e bebê: pode incluir um pijama, trocas de roupa e itens de higiene. 

Deixando tudo organizado com antecedência, você não corre o risco de esquecer algo importante na hora de ir para a maternidade e fica mais tranquila para curtir o finalzinho da gravidez, sem estresse ou aborrecimentos!

Essas dicas foram úteis para você? Aproveite para conferir outros conteúdos em nosso blog!

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário