You are currently viewing 6 dicas para lidar com autoestima durante a gravidez
6 dicas para lidar com autoestima durante a gravidez

6 dicas para lidar com autoestima durante a gravidez

A autoestima durante a gravidez é um tema delicado para as mulheres. Enquanto as pessoas ao redor a enxergam bonita e radiante, ela pode se sentir de maneira oposta. Em contraste, a mulher se vê diferente devido às mudanças no corpo, a alteração de hormônios, o aumento do peso e tantas outras questões. 

Saber lidar com a autoestima durante a gravidez, ainda, é de grande valia para a futura mamãe. De acordo com um recente estudo, quanto melhor a autoestima da mãe, melhor é o vínculo com o filho após a gestação. 

Confira algumas dicas que podem te ajudar a aumentar sua autoestima e melhorar sua percepção de você mesma.

6 dicas para a autoestima durante a gravidez

  1. Vestir-se bem
  2. Saber que é temporário
  3. Ter tempo de qualidade
  4. Praticar atividades físicas
  5. Manter a hidratação
  6. Alimentação saudável

Lidar com a autoestima durante a gravidez tem muito mais a ver com o autocuidado da mulher, como você pode ter notado. Primeiramente, não deixar de se arrumar, por mais que não seja uma ocasião tão importante, é essencial para que a mulher sinta-se bonita. 

Ter hábitos saudáveis – e não estamos falando apenas de dieta – é muito bem-vindo. Não apenas para a mulher, como também para o bebê. Além disso, independente da gestação, a prática de atividades físicas é um ponto-chave, ela garante qualidade de vida da mãe e melhora a gravidez. 

No entanto, das 6 dicas de como lidar com a autoestima durante a gravidez, ter consciência de que é algo temporário talvez seja o mais importante de todos. A futura mamãe deve entender que é uma fase diferente – e única – da sua vida! E que depois tudo volta ao normal. Cuidar de si e da saúde durante a gravidez faz desse período ainda mais fácil, e ainda melhor. 

Porque a autoestima muda com a gravidez?

O corpo da gestante passa por uma verdadeira metamorfose. Além da aparência, tem os incômodos, como dores e inchaços, isso sem contar as alterações do humor. Veja abaixo o que pode causar a  mudança da autoestima durante a gravidez. 

Fatores físicos

  • Dores nos seios e pernas
  • Inchaço nos pés
  • Ganho de peso
  • Incômodo nas costas

Fatores psicológicos

  • Ansiedade
  • Preocupações com futuro
  • Instabilidade emocional

A união dos fatores físicos e psicológicos é o principal responsável por mexer com a autoestima durante a gravidez. Não apenas pela mudança na aparência e os incômodos, como também as alterações dos hormônios. Sem dúvidas, estes influem no humor da mulher e ainda dificultam a aceitação da aparência neste estágio da vida. 

O segredo para lidar com a autoestima durante a gravidez

Cuide-se. Afinal, o autocuidado também é uma forma de amor. 

Além disso, será certamente transmitido à vida que se desenvolve dentro de você. Portanto, aumentar a autoestima durante a gravidez faz bem em dobro, não é mesmo? 

A gravidez pode ser também um marco para adquirir hábitos mais saudáveis, por exemplo. Ou, para a mulher que os tem, pode ser a chance de reforçar alguns ou melhorá-los. Em resumo, desfrute desse momento único na sua vida, futura mamãe.

Deixe um comentário