You are currently viewing 6 dicas para reduzir a ansiedade durante a gravidez

6 dicas para reduzir a ansiedade durante a gravidez

Esperar por um bebê pode deixar qualquer mulher bastante ansiosa, não é mesmo? Não bastasse as transformações no corpo, tem ainda as preocupações e muitas dúvidas. Ainda mais em casos de mamães de primeira viagem. No entanto, há formas de controlar este sentimento. Confira neste post 6 dicas para reduzir a ansiedade durante a gravidez. 

  1. Exercícios físicos
  2. Alimentos que ajudam na gravidez
  3. Dormir e descansar bem
  4. Yoga e/ou pilates
  5. Bebidas que ajudam a acalmar
  6. Cuidados também com a saúde mental

Continue a leitura para saber tudo sobre as dicas para reduzir a ansiedade durante a gravidez. 

Exercícios físicos para reduzir a ansiedade durante a gravidez

A atividade física traz muitos benefícios para a saúde de qualquer pessoa e, praticamente, em qualquer condição. Não apenas para a saúde física, como também mental. Por isso é bem-vinda para reduzir a ansiedade durante a gravidez. 

A gestante pode perguntar ao médico a atividade mais indicada. Antes de tudo, é bem provável que oriente para que faça hidroginástica, porque não tem impacto e não prejudica a gestação. De maneira geral, os exercícios físicos fazem bem não só para a mulher, como também para o bebê. 

Alimentos que ajudam na gravidez

Há quatro alimentos que são amplamente indicados para reduzir a ansiedade durante a gravidez. Além disso, sabia que são muito bem-vindos na dieta da gestante? Olha só quais são. 

Alface

Fonte de lactucina e folato, que são reconhecidos como calmantes naturais. 

Maçã

É uma fonte de diferentes nutrientes que ajudam a reduzir a ansiedade durante a gravidez. Entre eles estão zinco, selênio e fibras.

Ovos 

Além das proteínas, é rica fonte de vitaminas do complexo B e acetilcolina, reconhecidas em amenizar a ansiedade. 

Mel 

Alimento que contribui para a produção de serotonina, hormônio de sensação de bem-estar e que ajuda a melhorar o humor. 

Quer mais? Confira as 7 frutas mais recomendadas na gravidez. 

Dormir e descansar bem 

O sono tem muito mais benefícios do que se imagina. Principalmente para a gestante. Porque, além do descanso, contribui com a formação do bebê. Se necessário, adote um ritual do sono, uma rotina da mamãe antes de dormir. 

Evitar ficar em frente à televisão até tarde, deixar de lado telefone ou notebook mais cedo, tomar um banho relaxante antes de colocar o pijama, ler livros ou revistas (sim, em papel) deitada na cama… Enfim, estas são ações simples que ajudam a dormir com mais facilidade e ter um sono ainda mais reparador. 

Yoga e/ou pilates para reduzir a ansiedade durante a gravidez

Não só porque são atividades físicas leves, como também ajudam a reduzir a ansiedade durante a gravidez. O pilates e a yoga, principalmente, ajudam com a respiração, ampliam o conhecimento do próprio corpo e também contribuem com a mente. Caso venha ocorrer alguma restrição por causa de movimentos, a meditação pode ser muito indicada para este objetivo também. 

Cuidados também com a saúde mental

Sem dúvida, a saúde mental tem grande importância nesse aspecto, não é mesmo? Para evitar ficar ansiosa durante a gravidez, principalmente nos primeiros meses, a mamãe pode se ocupar com as coisas do dia a dia. O trabalho, a convivência entre as amigas, a família… Não precisa deixar a gestação de lado, tampouco trabalhar demais. Além disso, deve fazer também outras coisas que gosta e dão prazer. Combinado, mamãe? 

Bebidas que ajudam a acalmar

Bebidas quentes, principalmente, são reconfortantes, não é mesmo? Então, a mamãe pode usar isso a seu favor para reduzir a ansiedade durante a gravidez. Um chá de camomila quentinho, por exemplo, ajuda a acalmar. Se não for fã de chás, pode tomar um suco de maracujá natural, por exemplo. Que tal? 

Gostou dessas dicas, mamãe? Então, continue acompanhando o blog da Bilila Baby, com muitas informações úteis desde a gestação até a montagem do quarto do bebê.

Deixe um comentário