You are currently viewing Atividades em casa: cuidados com as crianças na quarentena

Atividades em casa: cuidados com as crianças na quarentena

Criança em casa o dia todo. O que fazer para ocupar os pequenos durante a quarentena e quais os cuidados necessários para evitar o contágio do coronavírus? Leia o post e confira nossas dicas!


O isolamento social (quarentena) é hoje a maneira mais eficiente de conter o avanço do novo coronavírus e a propagação da Covid-19. Essa orientação partiu da Organização Mundial da Saúde (OMS) e vem sendo seguida pelos países ao redor do mundo. 

 

No Brasil, já existem milhares de casos confirmados da doença e o Ministério da Saúde está acatando as orientações da OMS, por isso todos que podem estão trabalhando em casa (home office), as aulas estão suspensas e reuniões e outros eventos sociais foram adiados. Esta situação atípica na rotina dos brasileiros deve continuar assim por mais algum tempo – e não sabemos, exatamente, por quanto tempo.

 

Neste momento surgem muitas perguntas: quais cuidados devemos tomar com as crianças e com as gestantes, como ocupar os pequenos dentro de casa durante este período? Leia o post e confira uma série de dicas criativas para divertir o seu bebê!

 

Dicas para bebês até 1 ano

Nessa fase em que o pequeno está começando a perceber o mundo à sua volta  e desenvolvendo os cinco sentidos, as cores e as diferentes formas, sons e texturas são muito atrativas. Nessa fase, o que mais chama a atenção dos bebês são os chocalhos, móbiles, mordedores e praticamente tudo que emite algum tipo de som.

Coloque o bebê em um tapete que seja bem fofinho e espalhe vários brinquedos, como chocalhos e bichinhos de pelúcia; brincar com ele em frente ao espelho ou ensinar o bebê a bater palminhas e dançar enquanto você canta musiquinhas para ele também é muito divertido e os pequenos adoram!

 

Dicas para bebês até 2 anos

Nesta fase, os bebês já conseguem andar sozinhos, têm mais equilíbrio e uma melhor coordenação motora, por isso as opções de brincadeiras são maiores. Mas é fundamental que ele esteja acompanhado de um adulto.

Com dois aninhos, o seu pequeno já pode se divertir jogando bola com você (tem que ser uma bola macia, como as de plush, por exemplo), rabiscando papel com giz de cera, brincando de teatrinho com dedoches e fantoches, vendo livrinhos junto com você (leia estórias curtas para ele) ou experimentando os diferentes sons dos instrumentos musicais de brinquedo. 

Brinquedos de montar (como Lego), desde que adequados à idade da criança, também são ótimas opções para distrair o seu pequeno e contribuem para desenvolver a sua coordenação motora.

Dicas para crianças a partir de 2 anos

Esse é um período em que as crianças desenvolvem bastante a sua imaginação e, naturalmente, se tornam mais agitadas, adoram se movimentar, correr, pular… Se na sua casa o espaço é pequeno, a saída é improvisar. Veja 5 dicas:

 

  • dê a ela vários livros infantis e revistas coloridas ou para colorir, pois isso ajuda a criança a se familiarizar com o hábito da leitura, incentiva a sua criatividade e desenvolve o aprendizado;

  • jogos de memória educativos também são ótimos. Uma boa ideia é imprimir imagens de lugares ou monumentos históricos mundiais e espalhar as figuras. Quando o pequeno encontrar as duas imagens iguais, peça para ele adivinhar onde é. Você pode aproveitar para falar um pouco sobre a cultura do lugar, qual é a capital do país etc.;

  • brincar de teatro com “dedoches” e fantoches também é garantia de diversão nesta fase! Montar uma tenda deixa a brincadeira ainda melhor;

  • caça ao tesouro é outra brincadeira super divertida que as crianças adoram! Esconda algum objeto dentro de casa e dê pistas para ajudar os pequenos a encontrá-lo;

  • Que tal brincar de organizar? incentivar as crianças a participarem das tarefas domésticas também é uma forma de entretê-las e isso ajuda a desenvolver nelas o senso de responsabilidade e de cooperação.

Essas são apenas algumas sugestões de atividades para fazer em casa durante a quarentena com crianças a partir dos 2 anos. Existem muitas outras brincadeiras e passatempos legais, mas é fundamental que haja sempre um adulto supervisionando os pequenos, para evitar qualquer incidente. 

E não esqueça de lavar sempre as mãos com água e sabão e de incentivar esse hábito nas crianças, pois esta simples ação pode evitar inúmeras doenças, inclusive o contágio pelo coronavírus.

Coronavírus e as gestantes

Com a chegada do coronavírus no Brasil, as gestantes também tiveram que adotar alguns cuidados extras em suas rotinas. Mas, quarentena não precisa ser sinônimo de “fazer nada”. Há inúmeras maneiras de manter o seu corpo e a sua mente ativos. Confira algumas:

  • aproveite o tempo livre para uma maratona de filmes, séries ou documentários para distrair a mente;

  • faça algum tipo de artesanato. Na internet você encontra uma infinidade de tutoriais que podem te ajudar a aflorar a sua criatividade;

  • coloque a leitura em dia. Sejam livros ou revistas, ler exercita o cérebro e ativa a memória, além de ser uma excelente forma de aprender coisas novas;

  • que tal um dia de spa? Aproveite o tempo disponível para cuidar de si mesma, dando um trato nos cabelos, nas unhas, na pele… é ótimo para levantar a autoestima;

  • também pode ser o momento ideal para fazer um ensaio fotográfico da gestação, usando o ambiente do lar como cenário;

  • aproveite para finalizar a arrumação do enxoval e do quartinho do bebê ou ainda para arrumar a bolsa que irá levar para a maternidade;

  • ouça música, converse com o bebê que está a caminho, comunique-se online com as pessoas que você gosta e, é claro, descanse bastante também!

Gostou das dicas? Aproveite que está aqui para se inspirar ainda mais com os nossos quartos de bebê!

Deixe um comentário