You are currently viewing Como montar uma brinquedoteca em casa

Como montar uma brinquedoteca em casa

Montar uma brinquedoteca em casa é criar um espaço divertido e lúdico para o seu filho, que além de entretê-lo, vai contribuir para o seu desenvolvimento.

E sim, é possível montar uma brinquedoteca dentro de casa!

É normal que quando a gente imagine esse espaço, acreditamos que seja comum tê-lo apenas em restaurantes e escolas.

Mas para ajudar você a montar a sua dentro do seu lar, a gente preparou esse artigo repleto de dicas.

Vem com a gente saber como montar uma brinquedoteca em casa para seu filho!

Dicas de como montar uma brinquedoteca em casa

Para montar uma brinquedoteca em casa, você deve considerar os móveis que o espaço terá e principalmente os brinquedos.

Então vamos ao passo a passo de como montar uma brinquedoteca em casa?

Vamos começar pelos móveis!

A boa notícia é que a brinquedoteca não exige muitos deles, pois o local precisa de espaço suficiente para o seu filho brincar.

Nesse sentido, as estantes são uma ótima opção, pois permitem que os brinquedos fiquem expostos no campo de visão do seu filho e possibilitam que depois que ele brinque, ele consiga facilmente organizar tudo sozinho.

As mesas e cadeiras também são indispensáveis, afinal de contas, elas abrem espaço para diversas brincadeiras, como desenhar, jogos de tabuleiro e até mesmo brincar de casinha.

O passo a passo para montar uma brinquedoteca em casa segue com os tapetes, que devem ser aconchegantes, para que o seu filho possa brincar de pés descalços, e eles devem ser fáceis de limpar, afinal, quem é mãe sabe que crianças adoram uma brincadeira que envolva se sujar.

Por fim, na hora de escolher os brinquedos da sua brinquedoteca em casa, considere, antes de tudo, brinquedos educativos e que vão atrair o seu filho.

Por que montar uma brinquedoteca em casa? Importância e objetivos

Montar uma brinquedoteca em casa é importante porque cria um local exclusivo para que o seu filho possa brincar com liberdade, autonomia e muita criatividade, ajudando assim no desenvolvimento infantil das crianças.

E quanto ao desenvolvimento, a brinquedoteca auxilia nisso a partir do momento em que as brincadeiras alcançam o desenvolvimento afetivo, cognitivo, emocional e físico dos pequenos.

Por exemplo, as habilidades motoras são desenvolvidas com uma brinquedoteca em casa porque seu filho fica totalmente livre para brincar, sem diversos obstáculos como acontece nos outros cômodos da casa.

Desse modo ele consegue pular, correr, montar peças e dar cambalhotas, além de outras práticas que ajudam no desenvolvimento motor.

Esse cantinho também é importante porque permite que seu filho passe a se expressar por meio de desenhos, pinturas e até mesmo esculturas, dando a chance dele aprimorar suas habilidades artísticas.

E para que seu filho seja mais confiante e criativo, exponha os desenhos dele na brinquedoteca para mostrar que ele está indo bem e que você está orgulhosa!

Por fim, montar uma brinquedoteca em casa também é uma forma estratégica de ter todos os brinquedos do seu filho organizados e mantidos em um só espaço em que ele irá se divertir com eles.

Onde fazer esse espaço de brincar?

A brinquedoteca em casa pode ser montada na sala, em um espaço que esteja sobrando da sua casa ou até mesmo no quarto do seu filho.

A nossa dica é que o quarto do seu pequeno seja a última opção para montar a brinquedoteca, pois as chances dele ficar bagunçado são maiores.

Na sala, você consegue explicar para o seu filho que aquele é um local em que outras pessoas também irão conviver, portanto, é essencial que ele mantenha o seu espacinho organizado.

O que não pode faltar em uma brinquedoteca

Brinquedoteca simples em casa com cadeira, berço e ursinho de pelúcia

Em uma brinquedoteca não podem faltar móveis adequados e brinquedos educativos e divertidos para o seu filho.

Na sequência, entramos em mais detalhes sobre o que deve ter em uma brinquedoteca. Acompanhe!

Móveis para brinquedoteca em casa

Acima nós já demos algumas dicas de móveis para brinquedoteca dentro de casa, como as estantes, que também podem ser substituídas por prateleiras ou nichos.

E é importante que elas fiquem na altura do seu filho, pois assim ele consegue alcançar os brinquedos e devolvê-los no local certo, mantendo a brinquedoteca organizada por conta própria.

Outro móvel indispensável para brinquedoteca dentro de casa é uma mesa de atividades, pois elas são fundamentais para oferecer apoio às brincadeiras do seu filho.

E se você puder investir em uma mesa que acompanhe algumas cadeiras, melhor ainda, pois garante mais conforto para seu pequeno.

Brinquedos divertidos e educativos de brinquedoteca

Para te ajudar com os brinquedos divertidos e educativos na sua brinquedoteca dentro de casa, separamos abaixo algumas opções de acordo com a faixa etária das crianças.

Até 1 ano de idade

Nessa fase os pequenos são estimulados por cores, sons e texturas, assim, brinquedos sensoriais são a melhor opção, como:

  • instrumentos musicais de brinquedo;
  • chocalhos;
  • móbiles;
  • brinquedos de pano;
  • blocos de montar.

1 a 2 anos de idade

Essa é uma fase em que as crianças passam a andar e descobrir mais movimentos do seu corpo, assim, as melhores opções de brinquedos são:

  • giz de cera;
  • blocos de montar;
  • livros coloridos;
  • piscina de bolinhas.

2 a 6 anos de idade

Crianças de dois a seis anos de idade já estão numa rotina escolar, deste modo, alguns brinquedos que as agradam são:

  • tinta guache;
  • massinha de modelar;
  • giz de cera;
  • livros ilustrados;
  • quebra cabeças grandes;
  • brinquedos de montar;
  • balanços.

A partir dos 6 anos de idade

Dos seis anos de idade em diante, as crianças já têm mais autonomia e sabem o que querem. Então, os brinquedos mais adequados para essa fase são:

  • jogos de memória;
  • jogos de tabuleiro;
  • artesanato com objetos recicláveis;
  • desenhos para colorir;
  • atividades motoras, como pula corda e amarelinha.

Ideias de decoração para brinquedoteca infantil

Brinquedoteca em casa, com tapete de felino de olhos fechados

A decoração da brinquedoteca pode ser feita com os próprios brinquedos do seu filho, dando mais personalidade ao espaço e deixando ele com a carinha do seu pequeno.

Você também pode investir em adesivos de parede, ou papéis de parede com temas de desenhos que o seu filho goste.

Há ainda a possibilidade de pintar o local com cores divertidas ou as preferidas do seu filho.

E como nós falamos anteriormente, as prateleiras, nichos ou estantes são fundamentais para a decoração da sua brinquedoteca.

No mais, ao montar a sua brinquedoteca dentro de casa, lembre-se que esse espaço precisa ser seguro.

E um dos principais pontos em relação à segurança é evitar que o seu filho sofra quedas ou escorregões, assim, aposte em tapetes emborrachados no piso ou tapetes de EVA.

Monte a sua brinquedoteca com os produtos Bilila Baby!

Conclusão

E aí, gostou das nossas dicas de como montar uma brinquedoteca em casa?

Agora que você já tem um passo a passo em mãos, é hora de tirar essa ideia do papel!

E para isso você pode e deve contar com nós, da Bilila Baby!

Em nossa loja virtual, temos diversos itens que irão contribuir para a decoração da sua brinquedoteca, como tapetes, balanços, adesivos de parede, mesas com cadeiras, almofadas e muito mais!

Deixe um comentário