You are currently viewing Confira dicas para se preparar financeiramente para a chegada do bebê

Confira dicas para se preparar financeiramente para a chegada do bebê

Sem dúvidas, é necessário se preparar financeiramente para a chegada do bebê. Ora tenha sido muito planejado, ora tenha aparecido em sua vida de surpresa, mamãe. Independente do momento, uma hora ou outra você vai precisar se organizar para receber com todo o carinho o novo integrante da família.

Eventualmente pode parecer difícil saber por onde começar, não é? Afinal de contas, muitas perguntas rondam seus pensamentos. Ter um bebê custa caro? Quanto eu tenho de guardar para a chegada de um filho? Qual o orçamento ideal para os primeiros anos de um bebê? Calma, não se preocupe, mamãe.

Continue a leitura e confira 5 dicas que, com toda a certeza, vão ajudar você a se preparar financeiramente para a chegada do bebê. Veja o passo a passo.

5 dicas para se preparar financeiramente para a chegada do bebê

  1. O quanto antes, melhor
  2. Tudo em uma planilha
  3. Faça as contas (e reveja algumas)
  4. Aponte o que é prioridade
  5. Projetar o futuro

A seguir você vai saber em detalhes sobre cada uma dessas dicas que vão ajudar você a se preparar financeiramente para a chegada do bebê.

  1. O quanto antes, melhor

Muitas vezes, essa preparação pode iniciar assim que estiver decidida a chegada de um novo integrante na família. E isso pode ser muito positivo. No entanto, mamãe, o momento de olhar para o orçamento pode acontecer quando descobrir que está grávida. Isso dá mais da metade de um ano de planejamento.

  1. Tudo em uma planilha

Antes de tudo, adote o uso de uma planilha. Faça uma lista com todos os gastos e seus valores. Fraldas, artigos de higiene, utensílios indispensáveis e, claro, móveis e decoração do quarto. O ato de se preparar financeiramente para chegada do bebê também envolve o que vem depois do nascimento dele. Então, não esqueça de relacionar custos com alimentação e o que for necessário nos primeiros meses ou anos de vida de seu filhote.

Essa etapa é valiosa para você ter um bom cenário da situação financeira. Além disso, é importante antes da dica seguinte.

  1. Faça as contas (e reveja algumas)

Primeiramente, comece com uma análise dos extratos de bancos dos últimos meses. Faça uma média entre eles. Nesse sentido, mamãe, entenda com o quê você gasta ou investe o dinheiro que ganha. Se há sobra, é um ótimo começo.

No entanto, confira se essa sobra mensal é suficiente para os gastos que vai ter. Se isso acontece, então, reveja algumas contas. Cortar pequenos gastos, alguns que talvez não sejam tão necessários, vai ajudar você a se organizar financeiramente para o futuro.

  1. Aponte o que é prioridade

Então, já que o plano é a longo prazo, confirme se está pronta, bem como sua família. Ao se preparar financeiramente para chegada do bebê há gastos que não podem ser cortados. Entre eles, por exemplo, estão o pré-natal e o pós-parto, alguns exames, peças de enxoval e convênio médico para o pequenino.

Afinal, não pode faltar nada para o bem-estar do bebê, não é mesmo?

  1. Projetar o futuro

Dessa forma, tente abrir espaço para também fazer uma reserva. Afinal de contas, nunca se sabe quando uma emergência pode surgir. E se não precisar, melhor. Além disso, você pode usar esse dinheiro para o futuro do seu bebê.

Um investimento de longo prazo para aliviar o orçamento quando chegar na idade escolar, só para ilustrar, seria formidável, não é mesmo?

Revise e refaça a preparação financeira para a chegada do bebê

Certamente, será muito bem-vindo esse conselho extra entre as dicas para se preparar financeiramente para a chegada do bebê, mamãe. Controlar gastos ou revisar o orçamento, afinal, pode vir a ser útil para toda a vida. Portanto, acompanhe de perto a situação das finanças para a chegada do bebê e também depois.

De tal forma que você fica mais segura se, por ventura, ocorrerem imprevistos. Além disso, quem sabe não sobra um pouco mais para dar um up na decoração do quarto do seu bebê à medida que for crescendo, hein?

Gostou desse conteúdo, mamãe? Então, continue acompanhando o blog da Bilila Baby, sempre com muita informação para antes, durante e depois da gravidez.

Deixe um comentário