You are currently viewing Confira dicas super importantes para escolher nome de bebê

Confira dicas super importantes para escolher nome de bebê

Ficar por dentro de algumas dicas de como escolher nome de bebê é de grande ajuda para essa decisão tão emocionante, mas ao mesmo tempo complexa.

Isso porque o nome que você vai dar para o seu bebê será levado ao longo de toda a sua vida.

Uma decisão de peso quando vemos por essa perspectiva, não é mesmo?

Mas calma, porque hoje a nossa missão é ajudar você a como escolher nome de bebê de uma forma mais prática e assertiva, além de apresentar algumas tendências de nomes para 2023.

Vem com a gente nessa leitura!

Dicas de como escolher nome de bebê

Nossas dicas de como escolher nome de bebê vão desde fazer uma lista, considerar nomes com significados especiais, ponderar nomes que homenageiam alguém querido, combinar o nome com o sobrenome, levar em conta os apelidos e nomes temáticos.

Abaixo, falamos em mais detalhes sobre cada uma dessas dicas. Confira!

Fazer uma lista

A primeira dica de como escolher nome de bebê é uma sugestão prática em que você precisará de papel e caneta ou do seu bloco de notas do celular, pois consiste em fazer uma lista.

Nessa lista, você e o seu par irão anotar todas as ideias e possibilidades de nomes para o bebê que vocês gostam e até mesmo os que não gostam, para conseguir fazer um filtro na hora de tomar a decisão final.

Nomes fortes: considerar nomes com significado especial

A nossa segunda sugestão de como escolher nome de bebê é que você procure pelo significado no Google.

Isso porque todos os nomes carregam um significado, portanto, isso pode ser considerado na hora de escolher ou descartar algum nome.

Por exemplo, o nome Valentina já foi muito popular para meninas. E o seu significado é ““valente”, “forte”, “vigorosa” e “cheia de saúde”.

Considerar nomes em homenagem a alguém querido

Você e o seu parceiro podem considerar homenagear algum membro muito querido da família na hora de escolher o nome dos filhos de vocês.

Mas quando falamos em homenagens, pode ser também a algum nome significativo da religião de vocês ou de um grande ídolo.

Combinar com o sobrenome ou combinar nome do pai e da mãe para o bebê

Nossa quarta dica de como escolher nome de bebê é que você pense em combinar o primeiro nome com o sobrenome, como Ana Clara, Victor Hugo, Maria Silva e afins.

Se para essa combinação é algo que importa, repita em voz alta os dois nomes para ver qual o ritmo e entonação que eles têm juntos.

E quando falamos em combinações, teste também com as iniciais ficam juntas e considere combinar o nome do pai e o nome da mãe para o bebê.

Pense nos apelidos, entonação/sonoridade do nome e a longo prazo

Caso o nome que você queira dar para o seu filho seja muito longo ou difícil de pronunciar é bem provável que ele irá receber um apelido, então, pense nesse fator e avalie quais podem ser esse apelido.

Por exemplo, se você quer que o nome do seu menino seja Francisco, provavelmente irão chamá-lo de Chico. Ou se a sua menina for se chamar Fernanda, talvez o apelido dela seja Fe.

Já a entonação e sonoridade do nome podem ser testados com a dica que demos acima, ou seja, basta que você repita em voz alta para ver como um nome soa.

Considere nomes temáticos (bíblicos, estrangeiros, unissex, etc)

Ao buscar um nome para dar para o seu bebê, pense nas opções bíblicas (João, Matheus, Davi), unisex (Ariel e Cris) e até mesmo estrangeiras (Evelyn, Noah, Emily, Liam).

Essa é uma dica principalmente para as mamães e papais que ainda não tem ideia de qual nome dar para o seu bebê.

Uma simples busca no Google destes tipos de nomes com certeza irá dar uma mãozinha nessa hora!

Apoiado no ombro da mamãe, com os olhinhos fechados, um bebê representando a dúvida de como escolher nome de bebê

Pontos de atenção sobre como escolher nome de bebê

Tão importante quanto as dicas de como escolher nome de bebê, são as dicas de atenção e cuidado na hora de fazer essa escolha.

Então, para ajudar você com uma lista de quais nomes não colocar no seu filho, confira as reflexões que apresentamos a seguir!

Tenha cautela com os nomes

Os nomes criativos podem ser divertidos e demonstrar que você e o seu parceiro são lúdicos, mas é preciso ter cuidado.

Afinal de contas, como falamos no começo desse texto, o nome é algo que se carrega por toda a vida, então é fundamental que ele seja fácil de escrever, entender e pronunciar.

Cuidado com os palpites alheios

De familiares a amigos, sem dúvidas você irá encontrar palpiteiros querendo determinar qual o nome você deve dar para o seu filho.

As opiniões podem até ser boas e ajudar você com essa escolha, mas tenha em mente que esse é um momento particular entre você e o seu parceiro e a decisão de vocês é a que deve ter mais peso.

Leve a grafia do nome em consideração

Se a grafia do nome que você escolher for diferentona, o seu filho provavelmente vai passar a vida inteira corrigindo as pessoas na hora de escreverem o nome dele, então, pense nisso ao registrá-lo.

Por exemplo, se você quer que sua filha se chame Rafaela, tente não dificultar a grafia do nome, como colocando “Raphaella”.

Nomes de bebê diferentes / exóticos podem gerar bullying na escola

Não há dúvidas de que crianças com nomes diferentes e exóticos acabam sendo alvos de brincadeiras maldosas no colégio.

Então, se você puder, evite que seu filho sofra com isso durante essa fase da vida dele.

Como escolher nome de bebê feminino? (Tendências para 2023)

Um pesquisa feita por redes sociais mostrou que os nomes de bebês femininos tendência para 2023 são:

  • Helena
  • Jade
  • Alícia
  • Íris
  • Isabela
  • Júlia
  • Maitê
  • Aurora

Helena, o nome que lidera a lista de nomes femininos que serão tendência para 2023, significa “tocha”. Sua origem é do termo ‘hélê” que significa “raio de sol”.

Simbolizando a dúvida de como escolher nome de bebê, no colo da mamãe um bebê recém-nascido envolto em um cobertorzinho, com uma toquinha azul

E quais nomes de bebês meninos são tendência em 2023?

Para te ajudar a como escolher nome de bebê masculino, separamos os nomes de menino que serão tendência em 2023, sendo eles:

  • Miguel
  • Davi
  • Pedro
  • Heitor
  • Ravi

Miguel, o nome preferido para meninos, significa “Deus é incomparável”.

Conte com a Bilila Baby para montar o enxoval completo do seu filho!

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, existem várias formas de como escolher nome de bebê e opções são o que não faltam.

Você pode apostar em nomes que são tendências, nos tradicionais ou levar em conta significados potentes.

Agora é com você!

Deixe um comentário