You are currently viewing Conheça os principais termos médicos na gravidez e entenda o que significam

Conheça os principais termos médicos na gravidez e entenda o que significam

Nidação, bebê pélvico, DPP, translucência… Sem dúvida, uma série de novas palavras farão parte do vocabulário da futura mamãe. Afinal, há muitos termos médicos na gravidez. E por mais que os nomes pareçam complicados, muitas vezes tratam de coisas muito simples.

Quer conhecer os principais termos médicos na gravidez, mamãe? Continue a leitura para tirar dúvidas e se familiarizar com algumas palavras que podem fazer parte do seu dia a dia durante 9 meses.

Termos médicos de exames na gravidez

Altura uterina

Isto é apenas a medida, com fita métrica, entre a bacia e a barriga, a elevação do útero chega na altura do umbigo. Ou seja, serve para acompanhar a gestação. É um exame que começa a ser feito por volta do quinto mês, quando o útero fica visível.

Amniocentese

É um exame que consiste em recolher o líquido da placenta para investigar possíveis alterações de cromossomos do futuro bebê. Ele identifica eventuais doenças genéticas. Este é um exame para casos específicos e que pode vir a ser feito a partir do quarto mês de gravidez.

Translucência nucal

Este exame mede a quantidade de líquido na nuca do feto no primeiro trimestre da gravidez. É feito no primeiro ultrassom morfológico, que verifica detalhes da formação, como medidas e a anatomia do bebê, por exemplo.

Ultrassonografia

Sem dúvida, um dos mais famosos entre os termos médicos na gravidez. O ultrassom é realizado em muitos momentos do pré-natal, isso porque acompanha a saúde geral do bebê e o andamento da gestação.

Perímetro cefálico

Este exame avalia o tamanho da circunferência da cabeça do bebê. Está ligado ao acompanhamento da formação do cérebro.

Siglas para termos médicos na gravidez

BCF

BCF é a sigla para batimentos cardíacos fetais. Só para ilustrar, a frequência dos batimentos do bebê fica entre 120 e 160 por minuto durante a gestação. Depois, com o desenvolvimento do coração, desacelera até o nascimento.

DPP

DPP é a sigla para data prevista para o parto.

Beta-HCG

Beta-HCG é o nome do hormônio encontrado na placenta que detecta a gravidez. Além disso, esse hormônio é medido em outros momentos da gestação, como quando ao avaliar o andamento dela, por exemplo.

Termos médicos para a posição do bebê

Bebê defletido

Nada mais é quando o bebê está na posição de cabeça para baixo, com queixo erguido para cima. É a posição correta para o nascimento. O bebê está “olhando” para o chão,

Bebê pélvico

Este é um termo médico na gravidez usado quando o bebê está sentado na barriga da mãe. Está com as pernas para baixo. Se isso ocorrer, há manobras para tentar corrigir a posição, caso não seja possível,o mais indicado é realizar a cesariana.

Bebê córmico

Neste caso é quando o bebê está atravessado na barriga da mãe. É um termo médico na gravidez também chamado de transversal, ou seja, está na diagonal. Em casos como este, o parto deve ser cirúrgico.

Termos médicos comuns durante a gravidez

Bebê a termo

Entre os termos médicos na gravidez, este quer dizer que são os bebês nascidos entre a 39ª e a 41ª semana de gestação. Esta é, atualmente, a duração considerada ideal para que nasçam com muita saúde.

Colostro

Colostro é o nome dado ao líquido que antecede o leite materno. Pode ser produzido ainda durante a gestação. É mais grosso e tem uma cor amarelada em comparação ao leite materno.

Hiperêmese gravídica

Um termo médico que trata quando o enjoo do início da gravidez é acompanhado de vômito em excesso. Essa é uma condição que exige atenção do médico porque pode ocasionar perda de minerais do sangue.

Nidação

Esse é um momento importante, embora o nome não seja muito simpático. A nidação nada mais é quando o embrião se fixa na parede do útero e começa a se desenvolver no futuro bebê.

Então, futura mamãe, conseguiu tirar algumas dúvidas e ainda dar aquele up no vocabulário? Confira outros conteúdos do Blog da Bilila Baby. Tem muito mais para ajudar você nesse momento especial da sua vida.

Deixe um comentário