You are currently viewing Cuidados com a pele na gravidez: saiba o que pode e o que não pode

Cuidados com a pele na gravidez: saiba o que pode e o que não pode

Sem dúvida, os cuidados com a pele na gravidez fazem parte da cartilha de como lidar com a autoestima durante a gestação. Afinal, são muitos os casos em que a mulher pode não se sentir bonita. Portanto, nada como um skincare para dar um up também na confiança, não é mesmo?

Por outro lado, nem todos os produtos de cuidados com a pele podem ser usados durante a gravidez. Assim como outras restrições por conta da saúde do bebê em formação, há algumas substâncias que são contra-indicadas. Mas não se preocupe, mamãe.

Continue a leitura para saber o que pode e o que não pode nos cuidados com a pele na gravidez. O Blog da Bilila Baby ainda separou tudo por tópicos mais relevantes de skincare. Confira.

Hidratação da pele

Um importante aliado da mulher grávida. Isso porque a hidratação da pele é uma forma de evitar ou diminuir eventuais estrias na pele, que podem aparecer durante o período de gestação.

O que pode

  • Água termal
  • Manteiga de karité
  • Óleo de amêndoas
  • Óleos minerais
  • Ácido hialurônico

Entre estes cuidados com a pele na gravidez, a manteiga de karité é um potente hidratante natural e ainda protege contra os raios UV. Outro é o ácido hialurônico, uma substância que no nosso corpo serve para atrair e reter água necessária, principalmente, na pele. Além disso, atua alinhado com o colágeno.

Só fique atenta à forma de usar o ácido hialurônico. Principalmente, se estiver em suplementos alimentares, que podem conter outras substâncias. Portanto, leia na embalagem se não há contraindicação para gestantes, ok?

E, claro, nada melhor do que muita hidratação. Muita água ao longo do dia, não apenas para você, como também para o seu filhote.

O que não pode

  • Uréia

Entre os produtos para os cuidados com a pele na gravidez, falando apenas de hidratação, evite a uréia. Cremes com uréia, por exemplo, aumentam a penetração de outros ativos na pele e que podem chegar ao bebê.

Proteção solar

Inegavelmente, a exposição ao sol é a melhor forma de absorver vitamina D. Por outro lado, passar muito tempo sob o sol gera alguns problemas. Por isso, também está entre os cuidados com a pele na gravidez. O excesso causa melasmas e, ainda, ressaca e envelhece a pele. Portanto, nada como o filtro solar, não é mesmo?

O que pode

  • Filtro solar, mas algumas características importantes.

Opte pelo filtro solar físico (as substâncias dele não são absorvidas pela pele). Além disso, que tenha FPS acima dos 30, pelo menos. FPS é o fator de proteção. Estes, além de proteger a pele, ainda permitem que a absorção da luz do sol seja benéfica não apenas para a mãe, como também para o bebê.

O que não pode

  • Se expor muito ao sol, mesmo com protetor.

Principalmente porque, nem sempre, a aplicação dá conta de cobrir toda a área do corpo exposta ao sol. E, não esqueça, algo entre 15 e 20 minutos por dia é mais do que suficiente.

Além disso, não esqueça do chapéu, óculos escuros e do guarda-sol se for à praia.

Tratamentos anti-idade ou contra acnes

Antes de tudo, independente do objetivo, tratamentos como estes para os cuidados com a pele na gravidez são uma ajuda e tanto para ter uma aparência mais saudável. Confira os melhores ingredientes para a sua beleza.

O que pode

  • Ácido hialurônico
  • Zinco
  • Vitaminas C e E

Não à toa o ácido hialurônico reaparece. Essa substância tem ganhado cada vez mais adeptas pelo seu poder de reduzir rugas e outras marcas na pele, como as espinhas. Além disso, o zinco e as vitaminas C e E são poderosos antioxidantes. O zinco, especialmente, auxilia na manutenção da pele, dos cabelos e das unhas. Já a vitamina C, por sua vez, contribui para a formação do colágeno de forma natural.

O que não pode

  • Ácido salicílico
  • Ácido retinóico

Em suma, ambos têm efeito de irritar a pele antes de trazer benefícios – pela descamação. No entanto, essa irritação aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos. Isso faz com que a pele fique mais sensível e exposta a alguns agressores do ambiente, como a poluição.

Lembrando que é importante sempre ter acompanhamento médico, pois cada pele pode reagir de forma diferente aos produtos mencionados.

Agora que você já sabe tudo sobre os cuidados com a pele na gravidez, mamãe, é só preparar o seu ritual de skincare pelos próximos nove meses e aproveitar para ficar ainda mais bonita nesse período.

Deixe um comentário