You are currently viewing Desenhos animados e seus ensinamentos: 3 sugestões para assistir em família

Desenhos animados e seus ensinamentos: 3 sugestões para assistir em família

Os desenhos animados, sem dúvida, estão no dia a dia das crianças. Pequenos têm seus personagens, heróis e heroínas favoritas. Mas sabia que os desenhos animados têm também muitos ensinamentos que ajudam na construção do caráter e do comportamento do seu filhote, mamãe?

Antes de tudo, não precisa haver tanto receio com a exposição à tela. Os pais podem se dedicar a outras tarefas em casa e deixarem os pequenos assistindo aos desenhos. O alerta, mesmo, vale para o tempo diante da televisão ou mesmo do tablet ou smartphone. Afinal de contas, desenhos animados têm ensinamentos, mas não são responsáveis pela educação, não é mesmo?

Assistir desenho animado faz parte de uma infância saudável. Além disso, tem alguns benefícios. Estimula a criança a se concentrar em algo, por exemplo, e aguça os sentidos e o aspecto lúdico. Ainda, podem virar um momento gostoso de diversão em família, sabia?

Por que desenhos animados têm ensinamentos?

Nesse sentido, a maioria das histórias de desenhos animados são baseadas na chamada jornada do herói. A jornada do herói é um conceito sobre a narrativa que aponta três momentos de toda a história. Primeiramente, o personagem, no caso o herói, se propõe a fazer algo. Em segundo lugar, é o desdobramento da aventura. E, por fim, está o resultado e os ensinamentos que adquiriu. Neste último ponto, estão as lições da história.

As crianças se habituam com essa estrutura de forma rápida. Dessa forma, absorvem as mais variadas lições, como amor, amizade, compreensão, coragem e como lidar com medos, só para exemplificar. Afinal, são sentimentos e sensações humanas que fazem parte da formação do indivíduo. Ah, e tudo isso com cores, sons e, em vários deles, muita fofura.

3 sugestões de desenhos animados para assistir em família

Provavelmente você já deve ter ouvido falar – se é que já não viu – alguma destas 3 sugestões de desenhos animados cheios de ensinamentos e boas escolhas para assistir em família. O Blog da Bilila Baby vai contar um pouquinho mais sobre cada um deles. Olha só:

Viva: A Vida é uma Festa (2017)

É um desenho animado que traz um pouco da cultura do México no sentido de lidar com a morte. O personagem principal é Miguel. O menino de 12 anos viaja ao mundo dos mortos para tentar encontrar um cantor que é seu ídolo. Neste mundo encontra seus antepassados. Entre os ensinamentos estão o cuidado com os parentes e a valorização deles. Além disso, encoraja a encarar medos em busca de um objetivo.

Divertida Mente (2015)

A animação tem um roteiro super original. Os personagens são alegria, tristeza, medo, raiva e nojinho, emoções que determinam o comportamento de Riley, uma menina comum. Esses personagens vivem na cabeça da filha única de um casal e ajudam a lidar com a mudança da família para uma nova cidade. As principais lições são a necessidade do equilíbrio entre diversas emoções e como uma coisa não vive sem a outra.

Operação Big Hero (2014)

É a história de um menino inventor, Hiro Hamada, e do robô Baymax, programado para ser uma máquina de guerra. Por trás de muita diversão e cenas engraçadas estão questões profundas. Não apenas a importância da amizade e da educação, como também a necessidade de desenvolvimento pessoal constante.

Qual desses vocês vão assistir ainda esta semana, hein, mamãe? Gostou deste post? Continue acompanhando o Blog da Bilila Baby para muito mais.

Deixe um comentário