You are currently viewing Como achar e entrevistar a babá ideal

Como achar e entrevistar a babá ideal

A babá ideal vai além de apenas cuidar dos filhos. Ela vai ser mais uma agente no crescimento e formação das crianças. Por estes motivos, é importante entrevistar para achar a babá ideal. Além disso, fará parte da rotina da casa, para atender uma necessidade real para o seu bom funcionamento. 

A escolha deve ser criteriosa. Afinal de contas, precisa saber lidar não apenas com os pequenos. Têm alguns limites de atuação e deveres dentro do lar que fazem parte do que se espera da babá ideal. 

A seguir você confere algumas dicas para não apenas achar a babá ideal, como também entrevistar a pessoa que fará parte do crescimento dos filhos. Continue a leitura. 

Dicas de como achar a babá ideal

Veja a seguir as informações mais relevantes para achar a babá ideal.

Avise que você está procurando

Antes de tudo, faça com que o máximo de pessoas saibam que você pretende contratar uma pessoa para cuidar dos filhos. Isso vai além do círculo de amizades ou mesmo para os pais dos amiguinhos da criança. A indicação é muito importante – e muito melhor do que procurar pela internet, por exemplo.  

Consulte referências anteriores

Pedir referências e entrar em contato com ex-empregadores é muito bem-vindo para achar a babá ideal. Nesse sentido, procure não apenas informações sobre a personalidade. Busque saber se é pontual, se usa muito o telefone durante o expediente, se organiza roupas e brinquedos da criança… São fatores assim, menores, que determinam uma boa profissional para atender as necessidades. 

A babá ideal tem afinidade com a casa

Este ponto é muito importante. A babá ideal tem que ter alguma afinidade com você e com a família. Afinal, vai conviver com ela por boa parte do dia e cuidar dos seus maiores tesouros – seus filhos. 

Uma babá pode ser mais quieta ou extrovertida. A experiência anterior é relativa e vai conforme o que você tenta achar. Uma pessoa experiente tem conhecimento. Por outro lado, uma mais nova está disposta a aprender. 

Todavia, uma babá que foi boa ao cuidar dos filhos de alguma amiga, eventualmente, pode não ser a melhor para você. O melhor momento para descobrir é a entrevista. Este post também te orienta a como fazê-la. 

Período de experiência

Talvez você tenha conseguido achar a babá ideal. No entanto, tem grande valia experimentar. Por isso, faça uso do período de experiência, de até 90 dias e que é reconhecido pela lei trabalhista. Assim você avalia se dá certo e a babá também verifica se está feliz para continuar. 

Se não der certo, recomece a busca. As dicas que precisa, agora você já tem, não é mesmo? 

Como entrevistar a futura babá ideal

Veja a seguir alguns pontos que não devem faltar na entrevista com a futura babá ideal para os seus filhos. 

Verifique a experiência – e foque nas crianças

Eventualmente, a babá com anos de experiência na profissão pode não ser a melhor. Isso porque conta muito a vivência com crianças e não apenas como babá. Percebeu a diferença? 

A babá ideal para você pode ser até aquela que nunca trabalhou na função. Por outro lado, ela sabe cuidar de crianças porque tem filhos ou até mesmo netos. Dessa maneira, por exemplo, conhece praticamente todas as fases e tem confiança para fazer o que precisa. 

Portanto, pergunte também sobre sua vida pessoal: se tem filhos, quantos, se já é avó, quais as brincadeiras que mais gosta com os pequenos da família dela e diferentes questões sobre o assunto. 

Pergunte sobre situações hipotéticas

O que faria se a criança machucasse o joelho no parquinho, o que costuma fazer se o pequeno não quer comer, como faz para dar banho em criança que não gosta, como levaria seu filho para a natação se precisasse…

Crie situações hipotéticas e avalie bem as respostas. Talvez  sejam decisivas para decidir entre uma candidata e outra. Saber qual seria a atitude da babá ideal em situações que fazem parte do cotidiano e também as extraordinárias é fundamental para conquistar, também, a sua confiança. 

Demonstre quais são suas expectativas

Já na entrevista você deve mostrar quais são as tarefas que você espera que a babá ideal faça. Isso elimina uma porção de eventuais transtornos caso ela seja contratada. Diga se você permite e por quanto tempo a criança pode brincar com eletrônicos ou assistir desenhos na televisão. 

Além disso, liste todas as tarefas que você espera dela, desde a limpeza do quarto até a comida do pequeno. Tudo isso elimina a chance de surpresas desagradáveis. Ainda, isso será vital para o bom funcionamento da casa.

Deixe um comentário