You are currently viewing Hábitos para inserir na rotina do seu bebê: 5 dicas saudáveis

Hábitos para inserir na rotina do seu bebê: 5 dicas saudáveis

Prática de atividades físicas, alimentação saudável, cuidados com sono… Ações não apenas para o bem-estar adulto, como também hábitos para inserir na rotina do seu bebê. Por certo há algumas maneiras de incentivar o pequenino a ter uma rotina saudável. Afinal, a saúde passa por adoção de bons hábitos. E quanto mais cedo, melhor, não é mesmo?

Nesse sentido, mamãe, saiba que estabelecer uma rotina com hábitos para seu pequeno não quer dizer enchê-lo de atividades. Ou seja, não é uma agenda de compromissos. Por outro lado, significa organizar as ações do dia a dia e, ainda, entre elas não deixar de lado algumas que farão a diferença lá na frente.

Quer saber os melhores hábitos para inserir na rotina do seu bebê, mamãe? Então continue a leitura desse post especial aqui do Blog da Bilila Baby.

Por que a rotina é tão importante para o bebê

Antes de tudo, vale a pena preocupar-se com os hábitos da rotina do bebê. Afinal, são importantes para o desenvolvimento saudável do pequeno, pois ajuda para que entenda o que acontece ao seu redor. Depois dos primeiros meses, definir horários para dormir ou acordar, por exemplo, auxilia na formação global, não apenas no aspecto da saúde, como também cognitivo e socioafetivo.

Leia mais: Como fazer o bebê dormir no berço? [Guia completo]

5 hábitos saudáveis para inserir na rotina do bebê.

  1. Defina horários para hábitos do dia a dia
  2. A hora de nanar é sagrada
  3. Faça o bebê se mexer
  4. Leitura pode ser brincadeira também
  5. Estimule alimentação saudável

Defina horários para hábitos do dia a dia

Com toda a certeza, não se trata de rigidez nos horários de cada coisa. No entanto, é preciso encaixar hábitos dentro da rotina diária. Nesse sentido, o pequeno começa a entender que existe hora para acordar, para brincar, para comer e para dormir, só para ilustrar. E, dessa forma, são ações que serão repetidas dia após dia.

Não é à toa que os hábitos de rotina são um dos primeiros ensinamentos que as crianças têm na escola. Mas você pode começar isso bem antes em casa, certo, mamãe?

A hora de nanar é sagrada

Descanso é saúde. Afinal de contas, dormir bem faz parte de uma vida saudável. Para os bebês não é diferente. Além disso, mais que o sono reparador, dormir ajuda e muito na formação dos pequenos. Portanto, a partir do momento em que o bebê acorda com menor frequência durante a noite para mamar, é bem-vindo inserir este hábito na rotina do seu bebê.

Você pode, mãe, criar o ritual da hora de dormir. Só para exemplificar, ao anoitecer, o bebê faz a última refeição, toma banho, coloca o pijama, escova os dentinhos e ouve uma historinha. Depois, os pais devem deixar o ambiente escuro ou com luz baixa e sem barulhos. Isso é o melhor para um sono saudável.

Faça o bebê se mexer

Certamente, seu bebê ainda não é capaz de praticar atividades físicas. No entanto, isso não o impede de se exercitar. Então, tire um tempinho do dia para colocar o pequenino para se mexer e, assim, ficar mais forte. E claro que deve ser com brincadeiras.

Aliás, com o tempo você também pode incentivá-lo aos esportes. Afinal de contas, a atividade física serve para evitar problemas como a obesidade infantil, a diabetes e a hipertensão arterial.

Leitura pode ser brincadeira também

Saúde mental, conhecimento, vocabulário e estímulo à criatividade. Estes são alguns dos benefícios da leitura. O incentivo pode começar desde cedo. Pode ser na hora da historinha antes de dormir, em que o bebê olha o papai ou a mamãe lendo. Pode ser também com livrinhos de brinquedo, coloridos e cheios de desenhos, para começar a se familiarizar. Que tal?

Estimule alimentação saudável

Sabia que o paladar é formado nos cinco primeiros anos de vida? Então, a partir do momento que o leite materno não for a única fonte de alimentação, você pode introduzir uma alimentação saudável. Verduras e legumes nas papinhas e frutas amassadas podem ser o começo. Depois, ofereça estes alimentos picados, por exemplo.

Além disso, não é apenas as escolhas que formam uma alimentação saudável. Tente reunir a família toda na mesa e sem televisão ligada ou pessoas mexendo no telefone. O cuidado com as refeições é um hábito para inserir na rotina do seu bebê.

Gostou desse conteúdo, mamãe? Quer conhecer muito mais? Então, navegue pelo Blog da Bilila Baby.

Deixe um comentário