You are currently viewing Como saber se é a hora certa para o desfralde?

Como saber se é a hora certa para o desfralde?

Afinal, tem hora certa para o desfralde do bebê? O momento de deixar de usar fraldas é, sem dúvida, um marco não apenas para o bebê, como também para a família. É uma etapa importante no crescimento do pequeno. E ele dá sinais de quando é chegada a hora de usar a primeira cuequinha ou calcinha.

Antes de tudo, mamãe, saiba que não tem uma idade exata para isso. Deixar de usar fraldas durante o dia, por exemplo, pode acontecer a partir de 1 ano e meio ou mesmo depois dos 3 anos. Inegavelmente, a hora certa para o desfralde é quando o bebê mostra que está pronto.

Esse post do blog da Bilila Baby vai mostrar todos os sinais que o bebê dá quando chegou o momento de deixar de usar fraldas. Continue a leitura e confira.

Como saber se é a hora certa para o desfralde?

Em primeiro lugar, o principal sinal que o bebê dá é o incômodo por estar molhado ou sujo de xixi e cocô. Ainda, tenta comunicar isso da sua maneira. No entanto, existem muitos outros sinais que mostram qual a hora certa para o desfralde. Veja na lista a seguir.

  • Faz cocô em horários determinados.
  • Pratica movimentos que indicam que está fazendo cocô. Agachar-se e ficar parado mais distante dos pais, por exemplo.
  • Passa mais de três horas seco. Assim, mostra que consegue segurar o xixi.
  • Faz xixi em grande quantidade de uma única vez.
  • Sabe expressar o que é xixi e cocô. Ainda, pode falar quando fez.
  • Demonstra entender que a ida ao banheiro faz parte das necessidades fisiológicas, além de lugar para higiene pessoal, como lavar as mãos e tomar banho, só para ilustrar.
  • Consegue ficar sentado em uma posição por mais de dois minutos.
  • Mesmo que de brincadeira, tem interesse em sentar no vaso.

Sem dúvida, entre todos estes sinais, o controle dos esfíncteres é um dos mais significativos para ajudar a identificar a hora certa para o desfralde. Mostra que o bebê já tem uma certa independência e consegue controlar o próprio corpinho.

Além disso, imitar os gestos de fazer as necessidades também tem importância para entender o momento ideal. Não apenas em se abaixar em algum canto da casa se for fazer cocô na fralda, como também querer ir ao banheiro para fazer o que os pais fazem.

Como são os primeiros dias do bebê sem fraldas?

Eventualmente, mesmo com todos os sinais, pode acontecer de não ser a hora certa para o desfralde. Nem sempre o bebê está preparado, por mais que demonstre. Nesse sentido, aguarde pelo menos um mês para fazer uma nova tentativa. Combinado, mamãe?

Ainda assim, são bem-vindas algumas dicas aos pais para os primeiros momentos que o bebê deixa as fraldas para começar a usar cuequinhas ou calcinhas. Veja algumas para facilitar essa transição:

  • Seja paciente e tolerante. Afinal, é uma grande mudança de comportamento e, eventualmente, pode ocorrer do pequeno sujar a roupa. Faz parte. Não esqueça de incentivar. Sem broncas ou brigas, ok?
  • Por isso, tente fazer os primeiros desfraldes quando tiver tempo. O período de férias (sem viagens) ou mesmo um feriado prolongado podem ser os melhores. Assim, você acompanha de pertinho a adaptação.
  • Deixar o bebê sem roupa faz com que saiba que terá de pedir para fazer xixi ou cocô. Experimente nos primeiros dias.
  • Se as roupas íntimas têm estampas de seus personagens favoritos, vista no bebê. Ofereça, deixe que escolha. Faz essa etapa mais leve e divertida para o pequeno, para você e para toda a família.
  • A hora certa para o desfralde à noite virá quando já estiver muito bem-adaptado durante o dia, certo?

Certamente estas dicas farão deste marco na vida do bebê um momento importante da família.

Quer ainda mais conteúdos que vão te ajudar, mamãe? Então, continue a acompanhar o blog da Bilila Baby.

Deixe um comentário