You are currently viewing O bebê está se desenvolvendo no tempo certo?

O bebê está se desenvolvendo no tempo certo?

Para assegurar a sua saúde e a do bebê, é indispensável realizar o pré-natal. Porém, informação nunca é demais! Veja a seguir o que é comum ocorrer quando o bebê ainda está sendo gerado!

A gravidez é um período muito especial na vida da mulher, mas é natural que, junto com a alegria e expectativa que acompanham a espera pelo filho que vai nascer, surjam também dúvidas e preocupações em relação ao desenvolvimento do bebê que está sendo gerado.
Para assegurar a sua saúde e a do bebê, é indispensável realizar o pré-natal. Porém, informação nunca é demais! Veja a seguir o que é comum ocorrer quando o bebê ainda está sendo gerado!
A gestação provoca muitas transformações físicas e hormonais na mulher e é normal que ela se preocupe com o feto. Às vezes a grávida não tem parâmetros para compreender se a gravidez está evoluindo bem e isso pode gerar muita ansiedade! 

Se este é o seu caso, continue a leitura e confira informações que vão te ajudar a entender melhor como ocorre a evolução do bebê ainda dentro do útero!

 

Como saber se o bebê está se desenvolvendo bem no útero materno?

Um acompanhamento médico adequado no período pré-natal é essencial para assegurar o bem estar da mãe e do bebê e para prevenir possíveis problemas. Quanto a isso, não restam dúvidas, não é? 

Veja a seguir uma lista de tudo que é comum quando o bebê está sendo gerado:

  • Na terceira semana, o óvulo fecundado fixa-se na parede uterina. É nessa semana que as células começam a se reproduzir deliberadamente, se multiplicando e se dividindo. Neste período começa também a formação da placenta, o cordão umbilical, a bolsa amniótica, a bolsa vitelina e a membrana protetora no interior do útero;
  • Na quinta semana, o desenvolvimento do embrião ocorre muito rapidamente. As principais estruturas, como esqueleto, músculos, coração, rins, fígado e sistema nervoso central, estão sendo formadas;
  • A oitava semana é o período da ligação entre os neurônios e os membros, por isso os primeiros movimentos podem aparecer. Eles são pequenos e involuntários, mas existentes;
  • Por volta do segundo mês de gestação (nove semanas) o bebê começa a se movimentar dentro da barriga da mãe. Nesse período tem um pico de crescimento nos braços e pernas do feto, desenvolvendo os dedos e as articulações do cotovelo e joelho; 
  • O normal é que você comece a sentir o bebê se mexer a partir do quarto mês de gravidez, mas alguns são mais “preguiçosos” e seus movimentos começam a ser sentidos somente entre o quinto e sexto mês de gestação;
  • Os movimentos mudam conforme a gestação avança. Os mais comuns são os pontapés e as vibrações;
  • Não existe um número exato de movimentos para configurar a “normalidade”, pois cada bebê se comporta de um modo;
  • A partir da 32ª semana, o bebê passa a se movimentar menos e numa frequência que deverá se manter até o seu nascimento;
  • O auge das atividades do bebê acontece no período da tarde e início da noite, já que durante o dia e à noite eles costumam dormir;
  • As sonecas do bebê tem uma duração média de 30 minutos e nunca passa de 90 minutos;
  • O bebê não se movimenta enquanto está dormindo, então é normal que ele fique quietinho em alguns períodos.
  • Não tem como saber o número correto de vezes que o bebê se movimenta dentro da barriga da mãe, mas é fundamental que você conheça o ritmo dele e saiba reconhecer se a movimentação diminuiu ou aumentou além do normal;
  • Caso sinta que os movimentos pararam ou que o bebê está com um comportamento diferente do habitual, você deve procurar atendimento médico.

 

Cuidados essenciais na gravidez

Para assegurar a saúde da gestante e o bom desenvolvimento de todas as fases do bebê, são necessários alguns cuidados essenciais. Bons hábitos são importantes para todos em qualquer etapa da vida, mas para a futura mamãe os cuidados têm de ser redobrados.

Ao tomar conhecimento da gravidez, a primeira coisa a ser feita é procurar um obstetra de sua confiança para iniciar o pré-natal. Esse acompanhamento médico deverá ser realizado durante toda a gestação e é indispensável para ter certeza de que o bebê está se desenvolvendo bem.

Veja alguns cuidados que você deve ter enquanto aguarda a chegada do seu bebê:

 

Alimentação

No período de gestação, você deve cuidar bastante da alimentação e ingerir alimentos que realmente supram as necessidades do organismo com relação às vitaminas, ferro, cálcio e fibras. 

É provável que seu obstetra indique algum suplemento – que jamais deve ser consumido sem orientação médica. É bastante provável que indique a ingestão de comprimidos de ácido fólico, uma substância essencial para para o bom desenvolvimento do bebê e que previne lesões no tubo neural, causadoras de doenças graves, como anencefalia ou espinha bífida.

 

Atividades físicas

Os exercícios são importantes durante a gravidez. Eles ajudam na oxigenação do feto, facilitam o parto e contribuem para uma recuperação pós-parto mais rápida. Mas nada de atividades de impacto! Converse com seu médico sobre isso e ele vai orientar você sobre os tipos de exercícios indicados para uma mulher grávida.

 

Evite situações de estresse

Evitar o estresse é um cuidado necessário em todas as fases da gravidez. Procure manter a calma para aproveitar da melhor forma possível este período tão importante e especial de sua vida! 

Converse bastante com o seu médico nas consultas de pré-natal, pois ele é a pessoa mais indicada para orientar você sobre todos os cuidados necessários para que o seu bebê se desenvolva bem!

Analise os pontos levantados nesse conteúdo e dialogue com ele para não ficar com nenhuma dúvida sobre o crescimento do seu bebê.

E se você já está pensando em como será o quartinho do seu pequeno, não deixe de conferir as nossas sugestões sobre como montar o quarto do bebê!

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário