You are currently viewing Quarto de irmãos juntos: dicas de móveis, decoração e convivência

Quarto de irmãos juntos: dicas de móveis, decoração e convivência

A decisão de escolher por um quarto de irmãos juntos não é simples: mobília, decoração e demais fatores demandam uma atenção maior, uma vez que, por mais que sejam irmãos, os pequenos possuem personalidades e estilos diferentes.

É normal ter um pouco de receio, por diversos motivos, mas optar por essa opção pode trazer muitos benefícios para você e suas crianças.

É possível fazer escolhas de móveis, cores e objetos que agradam os dois e tornam a convivência no espaço muito mais divertida e agradável!

Mais uma vez, a Bilila Baby traz um conteúdo especial para ajudar os pais na missão de proporcionar às crianças um espaço funcional, aconchegante e que agrade ambos os irmãos.

Preparados para se inspirarem com diversas dicas para quarto de irmãos juntos? Acompanhe até o final e boa leitura!

Vantagens de um quarto de irmãos juntos

Muitas vezes, um ambiente compartilhado entre irmãos traz muito mais benefícios do que desafios.

Pense nessa decisão como uma forma de incentivar a criação de laços e uma parceria entre as crianças que vão ajudar em um desenvolvimento muito mais afetuoso e que pode fazer toda a diferença na forma como eles se relacionam em casa e em outros meios sociais também.

Confira abaixo algumas das vantagens de um quarto de irmãos juntos:

Economiza mais espaço e dinheiro

Esse benefício costuma atrair bastante a atenção dos pais, e é um dos mais valorizados na decisão do compartilhamento do quarto entre irmãos.

Isso porque o investimento para um quarto infantil não é barato: são diversos móveis, artigos de decoração, papel de parede, utensílios domésticos, e uma série de outros detalhes.

Imagine só fazer tudo isso em dobro?

Logo, o apelo financeiro é um atrativo para um quarto só para os irmãos.

Fortalece a união entre irmãos e o laço emocional

Gêmeas brincando num balando interno, uma delas no colo da mãe que está no balança e outra no chão segurando os as pernas da irmã, todas bastante felizes e sorridentes, dentro de um quarto de irmãs juntas com um grande urso de pelúcia de decoração

Foto: Shutterstock

Outro ponto importante sobre quarto de irmãos juntos é a possibilidade de fortalecer os laços familiares e promover uma convivência muito mais afetuosa entre os pequenos.

Quando as crianças dividem o mesmo quarto, é mais fácil estimular a cumplicidade, o entendimento e a conversa entre eles, desenvolvendo características importantes como a união e a compreensão.

Inspira a aprendizagem de compartilhar

Um dos hábitos mais incentivados pelos pais, na criação dos filhos, é o da partilha, principalmente no ambiente escolar e social.

Se essa cultura já vem de berço (literalmente!) fica muito mais fácil explicar para as crianças a importância de compartilhar e aprender a dividir.

Isso não vale só para a partilha de objetos e brinquedos, mas também para a troca de segredos, hábitos e brincadeiras – o que estreita ainda mais os laços afetivos.

Facilita para organizar a bagunça

O sonho dos pais é poder otimizar o tempo gasto organizando a casa e as coisas das crianças: e, por meio do compartilhamento do quarto entre irmãos, isso é possível!

É muito mais fácil concentrar toda a organização em um só espaço e, ainda, pode ser uma atividade divertida para os dois, que vão se ajudar na hora de colocar brinquedos e demais objetos pessoais, juntos, em seu devido lugar.

Facilita a rotina do sono

O desgaste na hora de colocar as crianças para dormir pode ser menor quando a família investe no quarto de irmãos juntos.

Isso porque a hora do sono será, mais uma vez, uma atividade conjunta: ambos vão para a cama no mesmo horário, e até se sentem mais confortáveis em ter companhia para dormir.

Ideias e dicas importantes sobre quarto de irmãos juntos

O convívio harmonioso é a maior vantagem acerca da divisão do quarto entre irmãos, que traz uma rotina muito mais agradável para a família, quando feita da melhor maneira.

Antes de decidirem pelo quarto compartilhado, vale ter uma conversa com as crianças, se elas já estiverem grandinhas: o objetivo aqui é prepará-los para a mudança e ouvir suas opiniões e vontades.

É interessante tentar tornar essa nova realidade uma grande aventura para os dois: destaque que eles vão poder dividir tarefas, terão as mesmas responsabilidades, e que a privacidade e o respeito vão sempre prevalecer.

Proporcionando aos pequenos uma perspectiva de que eles sempre terão a companhia um do outro para conversar, brincar, e até se ajudarem com as atividades da escola, traz uma ideia muito mais leve da divisão do quarto, que pode ser muito bem aceita pelos dois.

Quarto de irmãos juntos com idades diferentes: respeitando a individualidade de cada criança

Quando os irmãos têm uma maior diferença de idade, a ideia de dividir o quarto pode parecer mais desconfortável e causar algum atrito.

Justamente para evitar as temidas brigas, é que uma conversa com cada um deles, antes da mudança, é necessária, justamente para destacar a importância de respeitar a privacidade e a personalidade um do outro.

São dicas importantes para se considerar na hora de colocar essa mudança em prática:

  • ter paciência com os conflitos;
  • ter um cuidado especial na escolha das camas;
  • aumente o espaço usando espelhos coloridos;
  • crie um espaço para estimular brincadeiras e leitura no quarto.

Decoração: como decorar um quarto de irmãos juntos?

Duas crianças brincando juntas num mesmo quarto com duas camas, uma delas pulando e a outra aparentemente gritando bem feliz, representando quarto de irmãos juntos

Foto: Shutterstock

É possível conseguir uma convivência tranquila e de cumplicidade com irmãos dividindo o mesmo quarto, como um projeto de decoração para um ambiente que seja agradável para os dois.

Se os irmãos são de gêneros diferentes, a decoração no estilo quarto de casal, com uma proposta mais neutra em cores e mobília, pode ser uma boa opção.

Nela, a ideia é investir em cores neutras nos guarda-roupas e demais móveis, paredes e objetos decorativos, buscando manter a ideia de aproximação, mas sem que os pequenos sintam que a sua personalidade está sendo perdida.

Outra boa ideia para incentivar a aproximação e a parceria entre eles é na escolha das camas: um beliche com muito estilo deixa o quarto mais funcional, aconchegante, e ainda pode ser uma diversão para as crianças.

Quer mais dicas de decoração para o quarto dos pequenos? Confira os conteúdo do blog da Bilila Baby e dê asas à sua imaginação!

Conclusão

Agora você já sabe que um quarto de irmãos juntos não precisa ser um desafio!

Se a mudança for feita com muita compreensão, diálogo, e considerando as opiniões das crianças, essa decisão pode ser o início de uma convivência familiar muito mais saudável.

Pensando em decoração para quartos infantis? A Bilila Baby complementa todas as suas ideias com as melhores opções em camas, armários, decoração e mobiliário completo: clique aqui para conferir!

Deixe um comentário