You are currently viewing Conheça o quarto montessoriano e o que precisa ter nele

Conheça o quarto montessoriano e o que precisa ter nele

O quarto montessoriano é um espaço ambientado para que crianças consigam ter mais estímulos e liberdade para criação e desenvolvimento.

E a sua forma de fazer isso é montando um ambiente com uma arquitetura que é completamente adaptada à rotina dos pequenos.

Ficou com vontade de saber como isso acontece na prática?

Então, basta seguir a leitura conosco neste artigo que falaremos tudo sobre esse método e como montar um quarto nesse estilo para o seu filho.

O que é um quarto montessoriano?

O quarto montessoriano é um espaço planejado com móveis do tamanho da criança para que ela possa executar atividades sem a ajuda de adultos, como pegar brinquedos ou descer da cama.

Então, todos os móveis desse tipo de quarto são inseridos estrategicamente no espaço para que as crianças tenham livre acesso a ele e possam desenvolver sua autonomia.

O resultado é um quarto com mobílias bem baixas e com suporte ergonômico para os pequenos.

Quem foi Montessori?

Maria Montessori foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina na Itália, em 1986.

No começo de sua carreira ela trabalhava com psiquiatria e cuidava de crianças que tinham alguma deficiência física ou cognitiva, o que junto com alguns estudos fez com que ela se interessasse pela aprendizagem infantil.

Foi então que ela criou um método de ensino e recursos didáticos que ajudavam e estimulavam essas crianças a serem mais autônomas e independentes.

Mais para frente ela estendeu essas ideias para educação em geral e desde então os seus métodos se expandiram para outras áreas, como a de decoração, surgindo assim o quarto montessoriano.

Qual é o método montessoriano?

O método montessoriano se trata de uma metodologia que tem como base a autonomia, liberdade e respeito pelo desenvolvimento de crianças, tanto psicológico, como físico e social.

O seu foco está em estimular o crescimento de crianças para que elas consigam ser independentes desde cedo e consigam tomar decisões por si próprias, mesmo que com a supervisão de adultos.

Características e benefícios do quarto montessoriano

Uma das principais características do quarto montessoriano é que ele é totalmente planejado com dimensões de móveis que respeitam a ergonomia das crianças.

Isso de fato faz com que o quarto se transforme em um universo em miniatura, algo que além de ser charmoso, contribui para que os pequenos consigam se movimentar com mais liberdade e ter acesso fácil a todos os cantinhos do espaço.

Deste modo, o quarto montessoriano estimula os pequenos a desbravarem e descobrirem o seu ambiente, tendo como consequência o desenvolvimento, autoeducação e a independência.

E um dos seus principais benefícios é que ele é um estimulante sensorial para os pequenos, pois todos os objetos e brinquedos ficam organizados e dispostos de uma forma favorável para os momentos de descoberta e aprendizados, sem que adultos precisem interferir nesse processo.

Isso leva as crianças a serem mais autônomas enquanto pequenas e mais seguras de si enquanto adultas, afinal de contas, elas estão em ambientes em que o aprendizado e desenvolvimento são menos traumáticos e sem imposições de adultos.

Menino criança dentro de quarto montessoriano mexendo em roupas num guarda-roupa sem portas, da altura da criança

Faixa etária para quarto montessoriano

Os pais irão decidir o melhor momento para adotar esse tipo de quarto para os seus filhos, mas ressaltamos que enquanto bebê é recém-nascido, pode ser mais seguro que ele durma em um mini berço ou no quarto dos pais.

Em geral, fala-se muito de montar o quarto montessoriano na fase de 1 a 3 anos de vida, isso porque é nessa idade que as crianças passam pelas principais etapas de desenvolvimento psicológico e físico.

Porém, não é uma regra! Existem famílias que adotam antes ou depois dessa faixa etária.

Quarto montessoriano, a partir de que idade?

Algumas famílias adotam esse tipo de quarto quando o bebê tem apenas poucos meses de vida.

Todavia, em geral, é mais comum ver este tipo de quarto sendo montado a partir do primeiro ano de vida dos pequenos, mas como falamos acima, são os pais que decidem o melhor momento.

E quarto montessoriano se usa até que idade?

A pedagogia não estipula uma faixa etária em especial para abandonar a estrutura desse quarto.

O ideal é que ele seja deixado de lado a partir do momento em que a criança determina que quer fazer uma mudança no ambiente.

De todo modo, é na primeira infância que esse método se mostra eficaz e permite que o seu filho desenvolva hábitos de autonomia e organização.

Então, não precisa se apressar para mudar a estrutura do quarto do seu filho.

Espere que ele cresça e tenha um tamanho adequado para construir um ambiente com móveis de adultos, para que ele passe pela transição da infância para a pré-adolescência da forma mais confortável possível.

Quartos montessorianos: exemplos

Alguns exemplos de quartos montessorianos que apresentamos a você são:

  • quarto montessoriano completo ou simples;
  • quarto montessoriano para bebê ou infantil;
  • quarto montessoriano pequeno;
  • quarto montessoriano feminino ou masculino;
  • quarto montessoriano para irmãos (gêmeos ou não).

O que deve ter em um quarto montessoriano

A mini cama é um dos principais móveis de um quarto montessoriano.

Como esse modelo de cama é bem baixo, o seu filho vai conseguir subir e descer dela sem o risco de cair e se machucar, começando com autonomia a transição de saída do berço e ida para cama.

Os organizadores de brinquedos fabricados em estilo montessoriano costumam ser baixinhos e permitem que os pequenos consigam alcançar os objetos sozinhos, sem um banco ou ajuda de um adulto.

Nesse sentido, há as estantes montessorianas, nichos e prateleiras que também cooperam para a independência das crianças em seu quarto.

Adote também os adesivos de parede ou papéis de parede com desenhos e figuras lúdicas, para que a mente do seu filho seja estimulada.

E para estimular a parte sensorial das crianças, nada melhor do que os tapetes com texturas que ajudam com experiências sensoriais que estão em desenvolvimento nos pequenos.

Por fim, deixe à disposição do seu filho alguns brinquedos e materiais lúdicos, como jogos, livros, coisas para pintura e afins.

E lembre-se que tudo isso deve ficar a altura dele!

Um quarto montessoriano com cama, estante de livros, prateleira e mesinha. Todos esses móveis são pequenos, adaptados para o tamanho da criança, que está sentado à mesa fazendo um desenho num caderno

Onde comprar quarto montessoriano, móveis e acessórios

Para que o quarto montessoriano do seu filho tenha a melhor estrutura, é preciso ir em busca de móveis e acessórios específicos para isso.

E você pode contar com a Bilila Baby!

Temos uma grande variedade de berços, camas, mesas de apoio, prateleiras e nichos, tapetes e muito mais para deixar o quarto do seu pequeno do jeito que você sonhou!

Visite nossa loja online e encontre os melhores móveis para montar o quarto do seu filho.

Conclusão

E aí, gostou de conhecer mais sobre esse tipo de quarto?

Se você estiver pensando em organizar a estrutura do espaço do seu filho neste estilo, conte com os móveis da Bilila Baby!

Além de charmosos, nossos móveis garantem a segurança e a cooperação para o desenvolvimento do seu pequeno.

Deixe um comentário