You are currently viewing Roupas de bebê: veja dicas de como deixar tudo organizado

Roupas de bebê: veja dicas de como deixar tudo organizado

O enxoval do bebê está praticamente pronto e agora você quer organizá-lo na cômoda e no guarda-roupas? Confira dicas para deixar tudo arrumadinho e à mão!


Ah, é uma delícia essa tarefa de arrumação do enxoval do bebê, não é? Imaginar o pequeno usando as roupinhas lindas que você comprou para ele com tanto cuidado e amor… Tudo isso é bom demais, porém, nesta hora é normal que você fique em dúvida sobre qual é a melhor forma de organizar as coisinhas no quarto do bebê.

Nesse post, eu vou dar várias dicas úteis para você arrumar tudo de um modo que fique organizado e bem prático. Boa leitura!

 

Enxoval do bebê: lave tudo antes de guardar

Antes de iniciar a arrumação, é fundamental lavar todas as roupinhas do bebê, utilizando sabão neutro, sabão de coco ou produtos específicos para a delicada e sensível pele do recém-nascido. Não use amaciantes, pois eles podem provocar alergias.

Enquanto as roupas estiverem sendo lavadas, faça a limpeza da cômoda e do guarda-roupas do bebê, usando um pano úmido para tirar a poeira que se acumula nos cantinhos das gavetas e dos nichos.

Depois de tudo limpo e seco, é hora de iniciar a arrumação. O primeiro passo é separar as roupinhas conforme os tamanhos:

  • recém-nascido (RN)
  • 0 a 3 meses
  • 3 a 6 meses
  • 6 a 9 meses
  • 9 meses a 1 ano
  • acima de 1 ano

Mas, o que guardar na cômoda e o que guardar no guarda-roupas para deixar tudo mais prático? Continue a leitura e veja como fazer a arrumação da melhor maneira!

 

Cômoda do bebê: o que guardar nela?

Em cima da cômoda, dentro de uma caixa ou cesta, você pode guardar as coisinhas que serão usadas no dia a dia, como os produtos para higiene – lenços umedecidos, algodão, cotonete, álcool gel, creme para assaduras. 

Nas gavetas mais à mão é mais conveniente guardar as roupas que são colocadas primeiro na hora de vestir, ou seja, as roupas de baixo: bodies, culotes, macacões etc. Na primeira gaveta, você pode colocar as roupinhas tamanhos RN e 0 a 3 meses.

Nas gavetas abaixo, coloque babadores, meias, bodies, calças e macacões. Além de fraldas e os paninhos de boca, para usar em caso de refluxo ou quando o bebê babar. 

Na última gaveta, se ainda houver espaço, guarde as roupinhas de 3 a 6 meses.

 

Guarda-roupas do bebê: qual a melhor forma de organizar?

Comece a arrumação do guarda-roupas pelo maleiro. Nesta parte podem ser guardadas a bolsa do bebê – aquela que você usa para levar as coisinhas dele quando precisa sair de casa – e pacotes de fralda, que provavelmente você deve ter ganhado no chá de bebê. 

As roupas de tamanho maior também podem ser colocadas neste compartimento, dentro de caixas, para que fiquem completamente protegidas contra a poeira, já que levará um bom tempo até que o bebê tenha tamanho para usá-las.

Gavetas

Nas gavetas, coloque roupinhas separadas pela numeração: as menores – que o bebê já está usando ou prestes a usar – nas gavetas superiores e as maiores nas gavetas de baixo.

Prateleiras

Use as prateleiras para guardar as toalhas de banho, os lençóis, as mantas, os cobertores e os conjuntos de berço. Os sapatinhos podem ser guardados tanto nas gavetas quanto nas prateleiras, dentro ou fora das suas caixas.

Cabides

Nos cabides, coloque macacões, casacos, vestidos e roupinhas mais chatinhas de dobrar ou que costumam amassar com mais facilidade.

Rodízio entre as gavetas

Os bebês crescem com muita rapidez nos primeiro ano de vida e logo as roupinhas menores não servem mais. Por isso, o melhor é fazer um rodízio entre as gavetas da cômoda e do guarda-roupas.

Vá tirando das gavetas da cômoda e do armário as roupas que não servem mais no bebê, trazendo para cima as peças que o pequeno vai começar a usar e estão guardadas nas gavetas de baixo.

O ideal é que as roupas e os itens mais utilizados fiquem sempre à mão, evitando que você tenha que se abaixar para pegá-los ou que acabe “desmontando” a arrumação para encontrar o que precisa. 

Uma boa organização é essencial para ter praticidade nos cuidados com o bebê no dia a dia e também para deixar o quarto dele bonito e agradável. Espero que você tenha gostado das minhas dicas de hoje e que aproveite elas para arrumar tudo enquanto espera o seu amado bebê nascer!

Aproveite que está aqui e faça o seu cadastro no Assistente Virtual para receber mais dicas e inspirações para o quartinho do seu pequeno!

Deixe um comentário