You are currently viewing Quais as diferenças e vantagens de todos os tipos de tapetes? E quais os melhores infantis?

Quais as diferenças e vantagens de todos os tipos de tapetes? E quais os melhores infantis?

Na hora de escolher entre os tipos de tapetes disponíveis no mercado para o quarto do seu filho, é preciso conhecer bem os materiais e modelos.

Infelizmente somente a beleza, cor, estilo e tamanho não contam na hora de fazer essa escolha, pois os tapetes infantis precisam ser práticos, confortáveis e, principalmente, fáceis de higienizar.

Mas afinal, como entender melhor sobre os tipos de tapetes para crianças? Sobre o que são tapetes de poliéster, de polipropileno e afins?

Para ajudar você com todas essas classificações, materiais, tecidos e técnicas de produção, preparamos esse artigo completo, repleto de dicas sobre todos os tipos de tapetes infantis.

Vem com a gente e bora aprender a escolher com mais segurança o tapete para seu filho!

Tipos de tapetes: exemplos de alguns dos mais comuns

Os principais tipos de tapetes são: de fibra natural, sintético, persa, peludo ou felpudo, sisal ou rústico e artesanal de crochê.

Abaixo, falaremos em mais detalhes sobre as características de cada um desses tipos de tapetes. Acompanhe!

Tapete de fibra natural VS Tapete sintetico

Os tapetes de fibras naturais costumam ser fabricados artesanalmente, o que os leva a ter uma superfície mais rígida e apresentam um aspecto mais natural.

Já os tapetes de fibras sintéticas costumam ser mais baratos do que os de fibras naturais e tem mais variedades de modelos, cores e tamanhos.

No mais, as fibras sintéticas costumam ser a de nylon, poliéster ou acrílico, ideais para ambientes como salas de estar, salas de jantar, corredores e escritórios.

Tapete persa

O tapete Persa, como o seu próprio nome já indica, remete à cultura da antiga Pérsia.

Isso significa que eles são fabricados manualmente por tecelões com o auxílio de teares, com materiais como algodão, lã ou seda.

O resultado são tapetes que parecem uma verdadeira obra de arte!

E justamente por conta de todo esse cuidado na hora da produção, os tapetes Persas pedem por uma higienização com solução de água e sabão neutro ou detergente e shampoo.

Tapete peludo ou felpudo (Shaggy)

Os tapetes peludos ou felpudos são facilmente reconhecidos e suas principais características são o aconchego e a maciez.

Para cidades frias ou com inverno muito rigoroso, eles são perfeitos para trazer uma sensação de mais calor para o ambiente.

E se você procura por uma forma de deixar o espaço com aspecto mais relaxado, aposte nesses tipos de tapetes!

Como esses tapetes se tornaram uma febre no Brasil nos últimos anos, atualmente é fácil encontrá-los em diversas cores e tamanhos.

Tapete sisal ou rústico

O tapete sisal ou rústico é o melhor tipo de tapete para crianças, pois ele é fácil de limpar e se encaixa bem em diversos ambientes da casa.

Além disso, ele é uma ótima opção de tapete infantil para brincar ou para o bebê engatinhar, porque a sua fibra tem alguns diferenciais essenciais para crianças e bebês, como:

  • não risca o piso;
  • tem proteção antiácaro;
  • é lavável;
  • resistente ao desbotamento.

No mais, esse modelo é o mais recomendado para locais que têm grande circulação de pessoas.

Tapete artesanal de crochê ou de retalho

Os tapetes artesanais costumam ser feitos de crochê ou de retalhos de tecidos e justamente por isso trazem um aspecto muitas vezes emocional ao tapete, principalmente quando ele é feito por um ente familiar querido.

Esses tipos de tapete normalmente são mais delicados por serem feitos a mão. Em geral, podem ser lavados com muito cuidado.

Diferenças e vantagens dos principais tipos de tapetes

Abaixo, nós separamos algumas características e vantagens dos tapetes infantis, sendo eles: tapete vinílico infantil, tapete de nylon e tapete de algodão.

Lembrando que o principal aspecto do tapete infantil é ser fácil de limpar, para evitar o desencadeamento de alergias em bebês e crianças.

Além do mais, ao investir em um tapete infantil, certifique-se de que ele é antiderrapante, para evitar possíveis escorregões e quedas tanto do seu filho, como sua!

Tapete vinílico infantil

Quando você opta por um tapete vinílico infantil, automaticamente você elimina a dúvida de qual tecido suja menos, porque esses podem ser facilmente limpos com um pano úmido.

Além do mais, eles têm tratamento antichamas e são antiderrapantes, evitando acidentes e mantendo toda família protegida, sendo o melhor tecido para tapete infantil.

No mais, esse modelo não acumula ácaros e nem bactérias, por conta de sua facilidade ao ser higienizado, basta que você passe um pano úmido com um pouco de detergente neutro.

Então, podemos destacar que as vantagens do tapete vinílico infantil são:

  • pode ser limpo facilmente com um pano úmido;
  • tratamento antimanchas;
  • antiderrapante;
  • não acumula ácaros e bactérias;
  • fácil de ser higienizado.
  • também confere conforto térmico.

Tapete infantil dentro de quarto de criança

Tapete de nylon

Os tapetes fabricados em nylon costumam ser mais resistentes e mais indicados para áreas da sua casa de tráfego moderado a intenso, como uma sala de estar, por exemplo.

Isso porque o nylon não solta pelo, como outros tapetes, e também é conhecido por sua fácil manutenção.

Quanto às vantagens do tapete de nylon, podemos destacar:

  • é um tecido resistente;
  • deixa os ambientes mais aconchegantes;
  • funciona como isolante acústico;
  • é antialérgico;
  • é de fácil manutenção;
  • tem uma variedade de modelos no mercado;
  • não solta pelos.

Tapete infantil dentro de quarto com berço e poltrona, simbolizando tipos de tapetes

Tapete de algodão

Os tapetes confeccionados em algodão também são bastante adquiridos por quem procura por um tecido que suja menos, por conta da facilidade de limpá-lo, tornando a rotina de atividades domésticas ainda mais fácil.

Nesse sentido, a nossa indicação de tapetes de algodão para quartos de crianças são os da marca Lorena Canals, a criadora do conceito de tapetes laváveis e que é uma referência em decoração infantil e doméstica.

Por fim, as vantagens do tapete de algodão que apresentamos são:

  • fácil higienização;
  • são tapetes laváveis;
  • não causa alergia nos pequenos;
  • deixa o quarto das crianças mais confortável;
  • são macios.

Tapete infantil para brincar dentro de quarto infantil iluminado pela luz do dia

Conheça os tapetes laváveis e feitos 100% em algodão da Lorena Canals, uma referência em decoração infantil e doméstica.

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, os tapetes são responsáveis por proporcionar um ar mais aconchegante a um ambiente da sua casa, principalmente o quarto do seu filho, e podem ser até mesmo a peça principal de um local.

Porém, mais do que decorar e proporcionar aconchego, um tapete infantil deve garantir mais aderência aos pisos, proteger de danos, cumprir o papel de isolante térmico, proteger da friagem e manter a temperatura do cômodo da casa.

E para ajudar você a como escolher o seu próximo tapete para o quarto dos seus filhos, apresentamos aqui diversas opções para os pequenos, desde o vinílico, nylon e até algodão.

Deixe um comentário