You are currently viewing Dicas para cuidar da higiene do quarto e do enxoval do bebê

Dicas para cuidar da higiene do quarto e do enxoval do bebê

Os cuidados com a lavagem das roupinhas e a limpeza do quarto do seu bebê são essenciais para o bem-estar e a saúde do pequeno. Confira as dicas a seguir e saiba como fazer isso da melhor maneira!

Você se empenhou na arrumação e pensou nos mínimos detalhes para montar o enxoval e para que o quarto do seu bebê ficasse lindo e aconchegante. Agora que tudo está pronto, só esperando a chegada do novo integrante da família, é preciso dedicar uma atenção especial à lavagem das roupinhas e à limpeza do ambiente.

Os recém-nascidos ainda não têm o sistema imunológico completamente desenvolvido e, por isso, os fungos e bactérias podem ser prejudiciais à sua saúde. Sendo assim, é fundamental manter o quarto sempre limpo e arejado.

Continue a leitura e confira dicas simples que vão te ajudar a higienizar o enxoval e a fazer a limpeza do quarto do bebê de uma maneira prática e realmente eficiente, garantindo o bem-estar e a saúde do seu pequeno!

A escolha dos produtos de limpeza

Cheirinho de limpeza é uma delícia, não é? Mas, muitas vezes, o odor dos produtos químicos usados para limpar a casa podem causar reações alérgicas, principalmente em recém-nascidos. Portanto, sempre que for limpar o quarto do bebê, o ideal é usar somente panos úmidos, produtos neutros e álcool para evitar alergias.

 

Como lavar o enxoval do bebê

Do mesmo modo, as roupinhas do enxoval do bebê devem ser lavadas separadamente com sabão neutro ou sabão de coco, e não devem ser passadas no amaciante. Reserve baldes ou bacias específicas para lavar as roupas do seu bebê. 

Senão apresentar reações alérgicas, quando estiver maiorzinho, já poderá ter sua roupa lavada junto com as peças dos outros integrantes da família.

Importante: embora as roupas pareçam limpas quando saem da loja, é fundamental lavar todas as peças antes de guardar ou usar, pois antes de chegar até você elas passaram pelas mãos de várias pessoas. Já pensou nisso?


Roupas de cama sempre limpas

O ideal é que as roupas de cama – fronhas, lençóis, cobertores, edredons e protetores de berço – sejam lavadas em média uma vez por semana. Para a higienização dessas peças, a regra é a mesma: lavar separadamente, usar sabão neutro ou de coco e não utilizar amaciante. 

Além disso, quando fizer a troca da roupa de cama, aproveite para passar um bom pano umedecido no berço, dando atenção aos cantinhos, que acumulam poeira e fungos. 


Habitue-se a usar o aspirador no dia a dia

Evite o uso de vassoura na limpeza do quarto do bebê para não levantar poeira. O uso de um aspirador de pó é a melhor solução no dia a dia. Você pode usá-lo para aspirar o colchão do berço, cortinas, estofados, almofadas, bichinhos de pelúcia, cantinhos e qualquer outro lugar onde a poeira pode se acumular.

 

Um ambiente bem limpo e livre de poeira e fungos é muito importante para o bem-estar do bebê, prevenindo, por exemplo, o surgimento de problemas respiratórios.


Limpeza dos tapetes é fundamental

Não há dúvida de que manter limpo o quarto do bebê é essencial para assegurar o seu bem estar e a sua saúde. Os tapetes tradicionais merecem atenção especial para evitar o acúmulo de poeira e dos ácaros. Eles devem ser aspirados diariamente e também lavados com certa frequência. O ideal é optar pelos tapetes laváveis, que podem ser lavados na máquina de lavar em casa.

Há ainda a opção dos tapetes vinílicos. Feitos em PVC, eles conferem conforto térmico ao ambiente com a vantagem de não acumular ácaros e bactérias. Além disso, são muito fáceis de limpar, bastando passar um pano branco macio e úmido com um pouco de detergente neutro.

 

Conheça os tapetes Lorena Canals

Além de serem lindos e perfeitos para complementar a decoração do quarto do bebê, os tapetes Lorena Canals têm qualidade superior, pois são feitos 100% em algodão natural, confeccionados à mão e coloridos com tintas naturais e atóxicas. Os tapetes da marca possuem todas as certificações que comprovam que eles obedecem aos mais rígidos padrões de qualidade (ISO 9001, ISO 14001, ISO 18001).

Você não precisa se preocupar em mandar lavá-los na lavanderia, pois eles podem ser facilmente limpos em casa, na máquina de lavar (com capacidade de 5kg e 10kg). Basta lavar a peça separadamente no ciclo para roupas delicadas. 

Quer saber mais sobre eles? Aproveite que está aqui e conheça os tapetes Lorena Canals disponíveis para venda na Bilila Baby!

Deixe um comentário