You are currently viewing Planeje o enxoval do bebê de acordo com a estação do ano

Planeje o enxoval do bebê de acordo com a estação do ano

Confira dicas para evitar exageros e montar um enxoval sob medida para o seu bebê!

Uma das coisas mais gostosas da gravidez é a preparação do enxoval do bebê, mas são tantas opções lindas disponíveis no mercado que as mamães, principalmente as de primeira viagem, ficam indecisas sobre o que será realmente útil e o que comprar ou não, para evitar desperdícios.

O primeiro fator a ser analisado antes de iniciar as compras, é a estação do ano em que o seu bebê irá nascer. Isso vai definir quais são as peças e tecidos mais indicados para compor o enxoval do seu pequeno. 

Se o local onde você reside possui clima mais quente, as roupas de bebê deverão ser mais frescas e leves, sem necessidade de investir na aquisição de muitos casacos e roupas pesadas. Já nas regiões que têm temperaturas mais baixas, com invernos rigorosos, como no Sul do Brasil, será preciso incluir mais casacos, roupas grossas e acessórios para o frio, como meias, luvas e gorros.

Continue a leitura e confira dicas para evitar exageros e acertar na compra das peças para o enxoval do seu bebê!

 

Roupinhas de bebê para o verão

Nos meses mais quentes do ano, ninguém veste mangas longas ou casacos e, mesmo que a temperatura do bebê seja diferente em comparação a dos adultos, ele também sente bastante calor. Por isso, o recomendado é vesti-lo com peças feitas de tecidos leves, para que o ar possa circular, evitando que o pequeno fique suado.

Mesmo que o bebê nasça na primavera ou verão, é indispensável que no seu enxoval tenha roupas de manga longa, calças, meias e casaquinhos que, neste caso, podem ser mais leves e não tão pesados. 

Dica importante: não compre macacões curtos para o recém-nascido, pois é o tipo de roupa que ele só irá usar quando tiver por volta de 3 meses e isso se a temperatura estiver bem elevada.

 

Peças úteis em todas as estações

Os bodies e macacões, por exemplo, são peças coringas e o seu bebê irá usá-los bastante, durante o ano todo. Opte por modelos com zíper, que são bem mais fáceis de colocar (principalmente no escuro no meio da madrugada). 

Em dias mais frios, você poderá vestir o body embaixo do macacão para deixar o seu bebê bem quentinho. Sendo assim, inclua na lista do enxoval a aquisição de, pelo menos, seis bodies e seis macacões, independente da estação do ano na qual o bebê nascerá.

Outra dica também são os bodies de manga longa que tem uma dobra na ponta, que vira em cima da mãozinha, formando uma espécie de luvinha. 

Mantas e cueiros também são importantes, pois podem ser utilizados durante o ano todo. Inclua 3 peças de cada no enxoval do bebê.

 

Peças inúteis

Sim! Existem peças inúteis, que acabam custando um pouco caro e se perdendo rápido. É o caso dos sapatinhos enquanto o bebê for pequeno e também vai usar muito pouco calça jeans, vestidinhos, jaquetas grossas e com zíper. 

Roupas com botões ou enfeites podem além de machucar arrancados pelo bebê.

 

Roupinhas de bebê para o inverno

Se o nascimento do bebê está previsto para o outono ou inverno, serão necessárias roupinhas mais quentes e pesadas, incluindo casacos, gorros e luvas. Se a sua região costuma ter invernos rigorosos, compre esses itens em maiores quantidades.

Dê preferência para calças que têm pezinho, pois elas ajudam a manter o bebê mais aquecido. Quando estiver muito frio, dá para colocar meias por baixo da peça.

É importante ficar atenta aos tecidos das roupas, mantas e lençóis, pois os bebês são muito sensíveis e, ao nascer, ainda não têm o sistema imunológico completamente formado. Por isso, o mais indicado é investir em peças feitas com 100% algodão ou confeccionadas com lã antialérgica.

Não compre sapatinhos para o recém-nascido, pois eles não têm utilidade nessa fase inicial da vida do bebê e podem ser até desconfortáveis para o pequeno. Meias são suficientes para deixá-lo com os pés quentinhos.

 

Lave todas as peças antes de guardar

É de fundamental importância que todas as roupinhas do bebê sejam lavadas antes do uso. Apesar de parecerem limpas, até chegarem às lojas as peças passam por diferentes mãos e lugares.

Como os bebês têm a pele extremamente sensível, é preciso atenção também na hora de lavar as roupas. Use sabões neutros ou de coco, ou se preferir, produtos específicos para a lavagem de roupas de bebê, que possuem fórmulas antialergênicas e fragrâncias mais suaves. Essas precauções são importantes para evitar possíveis irritações ou alergias.

Lembre-se de reservar baldes e bacias exclusivos para lavar as peças do bebê e não misture as roupas do pequeno com as dos outros membros da família, pelo menos nos seus primeiros 6 meses de vida.

Essas informações foram úteis para você? Então, acompanhe o nosso blog ou faça um cadastro para receber informações sobre a gestação mês a mês.

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário