You are currently viewing 6º mês de gestação: você já pode se comunicar com o bebê!

6º mês de gestação: você já pode se comunicar com o bebê!

Você sabe o que está acontecendo com você o seu bebê nessa etapa da gravidez? As novidades são muitas! Leia o post a seguir e confira!

Sua gravidez entrou na 23ª semana, o que equivale ao início do sexto mês de gestação. Você já consegue sentir o seu bebê se mexendo, principalmente quando acaricia a barriga, que também já está bem grandinha. Através dos movimentos do bebê, dá até para perceber os momentos em que ele está acordado ou dormindo. É nessa fase também que ele começa a reconhecer a voz da mamãe!

Continue a leitura e saiba mais sobre o que está acontecendo com você e o seu bebê nessa etapa da gestação!

 

Como está o bebê no 6º mês de gestação?

No 6º mês de gravidez, o bebê pesa pouco mais de 1 kg e mede cerca de 35 cm. Seu desenvolvimento segue acelerado, mas a pele dele continua enrugada, pois a gordura que vai deixá-la lisinha e rosada ainda está começando a se formar.

Nessa fase, o sistema nervoso do bebê está sendo aperfeiçoado e ele já consegue realizar gestos mais precisos, como por exemplo, levar o polegar à boca. Também é o período em que ele descobre o tato. Assim, quando encosta na parede uterina, ele reage, mudando de lugar.

Você vai perceber que o bebê se mexe bastante. Nesse estágio da gestação, ele realiza uma média de 40 a 120 movimentos em um período de apenas 1 hora. Quando ele fica quietinho é porque está dormindo. 

É normal que um bebê se mexa mais do que o outro, mas a intensidade dessa atividade intra-uterina não significa que, após o nascimento, ele será uma criança mais ou menos agitada.

Um fato engraçado é que aos 6 meses de gestação, o bebê já tem crises de soluço! Isso é absolutamente normal e acontece devido à ingestão do líquido amniótico.

Uma das coisas mais incríveis que acontecem no 6º mês de gravidez, é a interatividade entre o pequeno, a mamãe e o mundo exterior. Nessa fase, o bebê consegue ouvir tudo o que acontece com você – respiração, batimentos cardíacos e ruídos do seu sistema digestivo. Ele também consegue escutar os sons que vêm do exterior, como músicas e vozes, principalmente a voz da mamãe!

Quando estiver relaxando, aproveite para acariciar sua barriga e “conversar” com o bebê. Pode ser contando como foi o seu dia, o quanto você o ama e está ansiosa para tê-lo em seus braços ou como estão os preparativos para quando ele chegar. Leia em voz alta para ele ou coloque músicas suaves para ouvir. 

Um estudo conjunto entre a Bezos Foundation Family e a Universidade de Washington, de Seattle, demonstra que os bebês começam a absorver a linguagem ainda dentro do útero, especialmente no terceiro trimestre da gravidez. 

Uma prova disso é que, poucas horas após vir ao mundo, o recém-nascido já consegue perceber, por exemplo, a diferença entre as línguas estrangeiras e a língua nativa da sua mãe, confirmando o fato de que o cérebro do bebê começa a absorver informações antes mesmo do nascimento. 

 

O que acontece no corpo da mamãe aos 6 meses de gravidez?

Ao iniciar o 6º mês, você deve ter ganhado entre 6 e 8 quilos. Com a barriga maior, é normal que suas costas comecem a ficar arqueadas, dificultando um pouco o seu caminhar. 

Também é natural que você se sinta mais cansada, pois nessa fase a sua respiração se torna cada vez mais rápida para oxigenar o bebê. Como o tamanho do útero aumentou bastante e já ultrapassa o linha do seu umbigo, é natural que você comece a sentir algumas dores nos ligamentos.

Provavelmente o seu obstetra vai orientá-la a dormir virada para o lado esquerdo, já que isso ajuda a manter o fornecimento adequado de sangue e oxigênio para o bebê. Além disso, essa posição também contribui para melhorar a sua circulação sanguínea, atenuando dores e inchaços nas pernas. 

Dobrar as pernas e colocar um travesseiro entre elas na hora de dormir, evita que a sua coluna fique curvada. E se a sua barriga já estiver muito grande e pesada, use mais um travesseiro para apoiá-la. 

Nessa fase você precisa de mais descanso. Não deixe de tirar uma soneca após o almoço, pelo menos nos finais de semana, e procure realizar atividades relaxantes como ioga, caminhadas ou natação. À noite, faça refeições leves, evitando substâncias estimulantes, e jamais tome calmantes ou soníferos sem recomendação médica.

Em breve você entrará no último trimestre de gravidez. No nosso blog você encontra informações sobre todos os estágios da gestação, com dicas de cuidados importantes para você e o seu bebê!

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário