You are currently viewing 7 meses de gravidez: começa o último trimestre

7 meses de gravidez: começa o último trimestre

O seu bebê já está quase pronto para vir ao mundo! Saiba o que está acontecendo com ele e com você nessa reta final da gestação. 

Passou rápido, não é? Parece que foi ontem que você descobriu que estava grávida e agora já está entrando na reta final. A revolução hormonal que ocorre no seu corpo, junto com a expectativa da chegada do bebê, te fazem ter picos de ansiedade? Isso é mais do que normal! O jeito é tentar relaxar e providenciar o que ainda falta para receber o seu pequeno!

Continue a leitura e saiba o que está acontecendo como você e o seu bebê nesse estágio da gravidez!

 

O bebê está crescendo em ritmo acelerado

O sétimo mês de gestação – que equivale à 28ª semana – marca a fase em que o bebê dorme e acorda quando quer, alternando momentos de sono e vigília. O crescimento dele ocorre de modo acelerado e ele já está quase pronto para vir ao mundo!

Nesse estágio, o seu pequeno deve estar pesando em torno de 1,2 kg e medindo cerca de 36 cm da cabeça ao calcanhar. O cérebro está em pleno desenvolvimento e o sistema nervoso está quase pronto. Ele continua se movimentando, mas já não tem tanto espaço para isso.

O bebê consegue ouvir perfeitamente os ruídos externos e reconhece a voz da mamãe. Que tal aproveitar para ouvir músicas suaves e relaxantes junto com o seu pequeno? Você também pode conversar ou ler para ele! Não é o máximo? 

Ele também consegue enxergar luzes externas e começa a ter paladar. Nessa fase, o bebê começa a acumular gordura debaixo da pele, que se torna mais rosada e com menos ruguinhas.

 

As transformações no organismo materno continuam 

Desde a concepção do bebê, ocorre uma série de transformações no organismo da gestante, e elas vão continuar acontecendo até mesmo depois que o seu filho nascer.

Com 7 meses de gestação, você pode sentir alguma dificuldade para encontrar uma posição confortável para pegar no sono, os seios estão maiores e pode haver vazamento de colostro. Não se assuste, isso é absolutamente normal!

A pressão abdominal aumenta, assim como a lentidão do aparelho gastrointestinal. Para evitar azia ou prisão de ventre, recomenda-se fazer pequenas refeições em intervalos de mais ou menos 3 horas.

 

Jamais faça uso de medicamentos sem orientação médica

Caso precise fazer o uso de algum medicamento, como o caso de laxantes, para prisão de ventre – normal nessa etapa da gravidez, faça com o conhecimento e orientação do seu obstetra.

 

Use roupas confortáveis

Em função das alterações hormonais, nesse período também é normal que você sinta dores na articulação pélvica. Uma das maneiras de sentir-se melhor nessa fase é usando roupas confortáveis. Como há aumento no fluxo sanguíneo, o uso de roupas justas ou apertadas, além de desagradável, pode provocar o aparecimento de estrias e vasinhos.

 

Tente controlar a ansiedade

Com sete meses de gravidez, sua barriga já cresceu bastante e você começa a se sentir mais pesada e com dificuldades para se abaixar. Nesta etapa, procure relaxar o máximo que puder, levante suas pernas para melhorar a circulação do sangue. Evite aborrecimentos e situações de muita agitação. 

Leia, ouça música, converse, informe-se, assista a bons programas na televisão, alimente-se de modo saudável. Procure manter-se calma nessa fase final da gravidez. A meditação, por exemplo, é uma ótima alternativa para controlar a ansiedade. 

 

Os preparativos finais para a chegada do bebê

Essa reta final da gravidez é o momento de iniciar a arrumação do quartinho do bebê. Já podem ser feitas a pintura, colocação de papel de parede, adesivos e rodameios, e a instalação de luminárias. Caso os móveis tenham sido encomendados em marcenaria, é chegada a hora de montá-los. 

Compre o que ainda está faltando para completar o enxoval do bebê e comece a pensar na arrumação das malas – sua e dele – que serão levadas para a maternidade. O ideal é deixar as coisas arrumadas para evitar qualquer tipo de estresse, pois, caso o bebê resolva vir antes, estará tudo pronto para recebê-lo!

Você gostou desse artigo? Tem muitos outros conteúdos interessantes no nosso blog. Confira!

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário