You are currently viewing 9 meses de gestação: está chegando a hora!

9 meses de gestação: está chegando a hora!

A espera foi longa, mas logo você terá o seu bebê nos braços! Saiba o que está acontecendo com o seu corpo nesse finalzinho de gestação!

Sua gestação entrou na reta final e o momento do parto está quase aí. O quartinho e o enxoval do bebê estão prontos. A sua barriga está grande, você se sente cansada e é difícil até mesmo encontrar uma posição adequada na hora de dormir. Porém, imaginar que logo você estará com o seu bebê nos braços é maravilhoso, não é?

Nesse post, vamos falar sobre as mudanças que ocorrem com mamãe e bebê no último mês de gestação. Continue a leitura e saiba quais são elas!

 

Mudanças no corpo da mamãe

Neste último mês de gestação, que começa na 36ª semana de gravidez, a sua barriga e os seus seios se tornam cada vez mais rígidos e proeminentes. Nessa fase, é normal que você sinta algumas contrações irregulares e um pouco dolorosas. Isso acontece devido à distensão dos ligamentos da bacia, pois o seu corpo está se preparando para o momento do parto.

A parte boa é que, nesse período, ocorre uma redução da pressão do útero sobre os outros órgãos porque o bebê está descendo e já não se apoia tanto nas suas costelas. Você vai observar que está conseguindo respirar melhor e que os seus problemas digestivos diminuíram.

Por outro lado, as idas ao banheiro se tornam mais frequentes e é difícil encontrar uma posição realmente confortável para dormir. Sem falar na ansiedade, que vai aumentando conforme o grande dia se aproxima!

 

E com o bebê, o que acontece nessa fase final?

No 9º mês de gestação, o bebê continua crescendo e engordando. Nessa etapa final, ele ganha em média 250g e 1,5 cm por semana! 

O bebê também perde a penugem, conhecida como lanugo, que cobria todo o seu corpinho, e sua pele fica toda rosada e com bem menos rugas (é como se ele desamassasse!). 

O líquido amniótico diminui, o espaço dentro da barriga da mamãe se torna escasso e ele não consegue mais fazer muitos movimentos, por isso fica com as perninhas levantadas e dobradas e com os braços cruzados sobre o peito, em uma típica posição fetal. Nessa fase, a cabeça do bebê quase sempre está voltada para baixo, em direção à saída. 

Ao chegar no 9°mês de gestação, todos os órgãos do bebê já estão funcionando perfeitamente e ele já não é mais considerado prematuro. Está prontinho para vir ao mundo e mostrar a sua carinha para todos que o esperam!

 

O que ainda falta fazer?

Ao chegar no 9º mês de gestação, é hora de:

  • Deixar a sua mala e a do bebê prontas: Mesmo com a data do parto prevista pelo obstetra, pode acontecer do bebê vir antes. Portanto, esteja com tudo pronto para evitar sobressaltos nessa reta final;
  • Acompanhar de perto o desenvolvimento do bebê: nesse último mês de gestação, as consultas com o seu médico tem o objetivo de acompanhar a evolução do bebê, determinando que tipo de parto se dará, medindo as contrações e a pressão da mamãe e os batimentos cardíacos do bebê.

 

Como saber se chegou a hora de ir para a maternidade

Veja quais são os sinais que avisam que você deve correr para o hospital:

  • A bolsa estourou: vá para a maternidade sem perder tempo, pois, a partir do momento em que a bolsa estoura, o bebê perde a proteção contra infecções;
  • Você começou a sentir contrações dolorosas e regulares: se elas durarem de 30 segundos a 1 minuto e voltarem em intervalos de 5 a 10 minutos, durante uma hora, é sinal de que o bebê o momento do parto está próximo;
  • Sangramentos: a ocorrência de sangramentos a partir do 3º mês de gestação indica algum problema, como, por exemplo, descolamento prematuro de placenta, que é algo grave e apresenta riscos de morte para o bebê e de perda do útero para a gestante. Caso tenha algum sangramento, mesmo que pequeno, corra pro hospital..
  • Se o bebê parar de se mexer: a partir do 4º ou 5º mês de gravidez é normal você sentir o bebê se mexendo dentro da sua barriga. Se nesta reta final ele cessar os movimentos de uma hora para outra, procure o seu médico para que ele avalie a situação.

Atenção! A data provável do parto é com 40 semanas de gestação, mas muitos obstetras esperam até 42 semanas. Entre em contato com o obstetra antes de ir para o hospital para certificar-se de que é mesmo hora de ir, evitando assim uma espera prolongada, ter que voltar pra casa, ou pior ainda, ser induzida a uma cesária caso não seja sua opção.. 

Quando a data mais provável chegar, espere a “maturidade” do trabalho de parto para ir a maternidade e fique atenta aos sinais. 

A dica final é: não deixe para resolver detalhes na última hora. Reúna todos os documentos que serão exigidos para a sua entrada na maternidade, tais como: 

  • Documentos pessoais (carteira de identidade e CPF); 
  • Carteirinha do convênio e cartão nacional do SUS; 
  • Carteira com as informações do pré-natal; 
  • Recibo de qualquer valor que tenha sido pago à maternidade.

Com tudo à mão, você está pronta para viver a emoção de ter o seu bebê nos braços!

Gostou desse conteúdo? Tem muitos outros artigos interessantes no nosso blog. Confira!

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário