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frutas mais recomendadas na gravidez

As 7 frutas mais recomendadas na gravidez

Além de muitos benefícios, existem também as frutas mais recomendadas na gravidez. Afinal, são boas escolhas para uma alimentação mais saudável para você – e para o seu bebê. Ainda mais que a vida que cresce na barriga depende do que a mãe fornece por meio dos alimentos que consome. 

Durante a gravidez é ideal evitar ultraprocessados, gorduras ruins e açúcar. Até porque, os hábitos alimentares da mãe durante a gravidez podem ser transmitidos para as crianças. De acordo com um estudo realizado na Austrália, grávidas que se alimentavam com “junk food” geraram filhos que preferiam açúcar e gordura. 

Ainda assim, há os desejos típicos dessa fase. Um bolo, uma barra de chocolate inteira. Mas que tal tentar mudar este impulso? As frutas são muito recomendadas na gravidez e ajudam neste sentido. Têm doçura e – o que é melhor – muitas vitaminas, minerais e nutrientes para a mamãe e seu bebê. 

Frutas mais recomendadas na gravidez e seus benefícios

1. Laranja

Uma das frutas mais recomendadas na gravidez porque ajuda a manter a hidratação e é muito rica em nutrientes. 

A laranja é uma fonte de ácido fólico, também conhecida como vitamina B9. Além de contribuir com a formação do bebê, tem benefícios para a mãe por ser uma das vitaminas da beleza, influi na autoestima durante na gravidez. 

Certamente, você já sabe que a laranja também é ótima fonte de vitamina C. Entre tantos benefícios da vitamina C estão o auxílio na absorção do ferro e a formação do colágeno e, ainda, é um antioxidante que ajuda a prevenir danos às células e radicais livres. 

2. Mangas

Também é uma boa fonte de vitamina C, mas a manga é uma das frutas mais recomendadas na gravidez também por ser rica em vitamina A. Ainda que entre os benefícios esteja o auxílio ao sistema imune e para a beleza da pele, há um especial para a saúde do bebê.

A deficiência de vitamina A no nascimento está ligada à menor imunidade e maior risco de complicações, como diarreia e infecções respiratórias. As mangas são um ótimo complemento para a alimentação na gravidez e deve ser consumida junto de outras frutas. Como a próxima dessa lista.

3. Abacate

As vitaminas C e B9 também estão presentes nesta fruta. No entanto, o abacate tem muito mais a oferecer, além da versatilidade entre as frutas mais recomendadas na gravidez – não faltam formas de preparo, não é mesmo? 

O abacate é uma ótima fonte de vitamina K, de fibras, de magnésio e de potássio. Sobretudo, esses dois últimos nutrientes, dois minerais, podem ajudar a aliviar as náuseas e enjoos durante a gravidez. Essa fruta também tem boa concentração de colina, uma outra vitamina. Um dos seus benefícios é o desenvolvimento do cérebro e dos nervos do seu bebê. 

4. Limão

Tem benefícios parecidos com os da laranja. Afinal, as duas frutas são conhecidas pelo alto teor de vitamina C. Mas o limão tem outras serventias para a mulher durante a gestação. 

É uma das frutas mais recomendadas na gravidez porque o aroma do limão pode ajudar a aliviar as náuseas. Aliás, também estimulam o sistema digestivo para aliviar a constipação. Algumas gotinhas de limão na água ou chá podem ser muito benéficas para as futuras mamães. 

5. Banana

Além de acessível, a banana é cheia de nutrientes. Tem potássio, fibras, vitamina C e vitamina B6, que ajudam a aliviar os vômitos no início da gestação, por exemplo. Essa combinação é cheia de benefícios e faz dessa uma das frutas mais recomendadas na gravidez. Sabe por quê? 

Isso porque a banana ajuda a reduzir a constipação, muito comum durante a gravidez. Pressão do útero nos intestinos, preocupação ou ansiedade e dieta pobre em fibras causam constipação durante a gestação.

6. Berries

Mirtilos, framboesas, morangos e amoras. Essas frutinhas que já nos acostumamos a chamar “berries” têm muitos dos nutrientes citados nas 5 anteriores. Certamente são muito gostosas e fáceis de incluir em diferentes preparos. 

7. Maçã

Primordialmente, para fechar a lista das frutas mais recomendadas na gravidez, a maçã não poderia ficar de fora. Afinal, tem fibras, são boa fonte de vitamina C também, de vitamina A e de potássio. Mas o maior benefício durante a gestação é devido à pectina. 

A pectina é um pré-biótico. Ou seja, ajuda a alimentar as bactérias boas do intestino. Outro benefício da maçã é que não é preciso descascar. E parte dos nutrientes está na casca. Desta maneira, basta lavá-la antes de comer. 

Sabe o que o é melhor de praticamente todas essas frutas recomendadas na gravidez? Há uma série de receitas gostosas e ainda são portáteis. Você pode levar para onde for e ter uma opção nutritiva sempre por perto.

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