You are currently viewing Chá de bebê: dicas para criar, organizar, e decorar, mesmo em meio à pandemia!

Chá de bebê: dicas para criar, organizar, e decorar, mesmo em meio à pandemia!

Celebrar a chegada do bebê é algo incrível para os pais, e fazer um chá de bebê pode ajudar a reduzir toda a ansiedade da espera. Veja como organizar o seu! 

A espera de um bebê é indescritível para os pais. A mãe se transforma de todas as maneiras possíveis, tanto físicas quanto psicológicas. O amor e o vínculo começam a crescer mesmo antes de ver o rostinho do bebê pela primeira vez. 

Ao longo dos nove meses de gestação, é imprescindível que os pais se sintam ansiosos pela chegada do novo membro. No entanto, existem ações que podem aumentar o vínculo entre os pais e o bebê e que podem, ainda, amenizar o sentimento de ansiedade.

Um exemplo disso é o chá de bebê! Ele é muito bacana de ser feito pois reúne a família e amigos mais próximos para celebrar a chegada do bebê. 

Você deve estar se perguntando: “mas como organizar um chá de bebê em meio à pandemia? Isso é possível?” Sim, é possível fazer um chá de bebê mesmo em isolamento social. Continue a leitura e saiba como organizar 5 tipos de chá de bebê!

1- Chá de revelação

O chá de revelação serve para descobrir o sexo do bebê. Neste caso, os pais ainda não sabem se é menino ou menina e precisam da ajuda de alguém da família ou um amigo para organizar a revelação.

O ideal é esperar entre a 18ª e a 21ª semana, pois neste período o obstetra consegue ver com clareza o sexo do bebê. No entanto, se você não aguenta esperar para saber se o seu mundo será rosa ou azul, você pode realizar a sexagem fetal a partir da 8ª semana.

A sexagem fetal é um exame realizado através de uma amostra de sangue da mãe, que identifica a presença do cromossomo “y”. Caso este cromossomo esteja presente, será um menino, caso contrário, será uma menina. Trata-se de um exame não invasivo, super fácil de ser feito e que fica pronto dentro de algumas horas, ou, dependendo do laboratório, alguns dias.

2- Chá de bebê

O chá de bebê é o evento mais tradicional para celebrar a chegada de um bebê. Basicamente, o chá de bebê é realizado para ajudar os pais a compor o enxoval do bebê. 

Portanto, é ideal fazer esse evento quando você ainda não possui muitos itens para o seu bebê, desde roupas, enxoval, fraldas, móveis e itens de decoração em geral.

Ele é realizado em média na 30ª semana de gestação, que é quando a barriga da mãe já está mais evidente. Além disso, a mãe também não está tão cansada, os enjoos já passaram e o inchaço ainda não é tanto.

3- Chá de fraldas

O chá de fraldas é bastante semelhante ao chá de bebê, a única coisa que difere entre ambos, é que no chá de fraldas, ele é, literalmente, para ganhar fraldas.

Ele é ideal para ser feito quando o bebê já tem o seu quartinho e o enxoval completo, faltando apenas as fraldas. Assim como o chá de bebê, o chá de fraldas é realizado também por volta da 30ª semana.

4- Chá de bebê online

Em meio à pandemia, muitos pais cumprem à risca o isolamento social, prezando muito pela sua saúde e segurança, assim como dos seus convidados. 

Ainda assim, a espera de um bebê é algo que deve ser celebrado, e em meio a toda ansiedade, muitas famílias não gostariam de deixar esse marco passar em branco.

Neste caso, existe o chá de bebê online. Ele é uma maneira mais prática e mais segura, no entanto, é preciso ter alguns cuidados para que você não seja “invasivo” ao pedir os presentes.

Para realizar esse chá, você precisa elaborar uma lista de presentes que gostaria de ganhar e disponibilizar essa lista aos seus convidados. Mas, para disponibilizar esse link, você pode criar um grupo de whatsapp com seus convidados e fazer um vídeo, bem simples, convidando as pessoas a participarem.

É bacana quando a mamãe e o papai aparecem no vídeo, e vocês podem falar algo do tipo: 

“Oi pessoal, tudo bem com vocês? Esperamos que sim! 

Bom, como vocês sabem, o (a) ….. está chegando, e nós gostaríamos muito de fazer um chá de bebê para ele. No entanto, nos preocupamos com a nossa segurança, assim como a de vocês, e por isso, decidimos fazer um chá de bebê online! 

Selecionamos alguns itens que julgamos serem importantes para o crescimento e desenvolvimento do nosso bebê. Então, se você quiser participar, vamos disponibilizar o link abaixo deste vídeo.

Para deixarmos o nosso chá ainda mais bonito, ao selecionar o seu presente, não deixe de nos enviar uma mensagem, isso é muito importante para a nossa nova jornada!

Muito obrigado, e até logo!”

Realizar um chá de bebê virtual pode parecer “grosseiro”. No entanto, se você organizar com carinho e explanar a sua alegria e ansiedade na espera do seu bebê, pode ter certeza que isso vai ser desmistificado rapidinho e as pessoas participarão com prazer do seu evento!

Ele funciona basicamente assim: você monta a lista, envia para os convidados, eles compram algo da lista, e o presente chega aí na sua casa. Super prático, simples e confiável!

5- Charreata

Essa opção se tornou uma das queridinhas pelas mamães! Você pode convidar todas as pessoas que você quiser, combina com elas um horário e um ponto de encontro.

Todos vão com seus automóveis e no ponto de encontro pode ter alguém responsável por enfeitá-los. Você pode disponibilizar água, suco, refrigerante, picolés em dias quentes, ou até mesmo saquinhos de pipoca enquanto o pessoal aguarda a partida. 

Todos chegaram? Trace uma rota e peça para que o responsável guie a fila para o local onde você estará esperando para recepcionar todo mundo. O legal é sair “desfilando”, com buzinas e muita alegria!

O ideal, é realizar a charreata perto da 30ª semana, assim como o chá de bebê e o chá de fraldas.

Como organizar o chá de bebê, indiferente do modelo que você escolher!

Organizar um chá de bebê parece simples de ser feito. No entanto, se você está em busca de fazer um chá de bebê perfeito, que possa ser realizado com antecedência e que não falte nada, separei algumas dicas abaixo que vão te ajudar nesse processo!

Escolha a data e o local da festa

Antes de mais nada, defina uma data para o seu chá. Quanto antes você conseguir definir, melhor! A partir disso, você consegue organizar as demais etapas. 

Pense onde você gostaria de fazer o seu chá de bebê. Se for na sua casa, ok. Agora, se você quiser fazer em um salão de festas alugado, é importante verificar a sua disponibilidade para a data escolhida antes de fazer os convites, por exemplo.

Defina o tema

Azul e rosa, neutro, safári, chuva de amor, bailarina, princesa, ursinho voador…Dos mais simples aos mais refinados, existem diversos temas que podem ser explorados. 

Aliás, eles são bastante flexíveis, ou seja, você pode tirar, incluir ou mesclar itens dos mais diferentes temas. Você também pode optar por fazer o chá com o tema do quarto do bebê, fica mega fofo e tudo combinando!

Definido o tema, já podemos ir para o próximo item!

Elabore o convite

Uma forma muito bacana e muito utilizada são os convites virtuais. Hoje já existem diversos sites onde você pode criar de maneira simples, rápida e personalizada o seu convite.

No entanto, se lhe convém, você pode pedir para alguém criar a arte para você, do jeitinho que você sonhou! Para isso, basta saber quem faz e enviar modelinhos para ideias.

Ah, e se você é uma mãe conservadora, esse modelo é incrível… Lembra das suas festinhas quando era criança? Geralmente, eram entregues os convites à mão, aqueles que são comprados em supermercados ou lojas de festas, sabe? Esse modelo de convite é super legal também, e você pode optar por ele caso preferir!

Bom, indiferente do modelo de convite que escolher, lembre-se de colocar:

  • Data
  • Hora
  • Local da festa
  • Observações em geral – lista de presentes, tamanho específico de fraldas, entre outras

Defina a decoração

Eu sou uma pessoa muito visual, gosto de antecipar a visualização das coisas. Então, nesta etapa, eu faria um esboço bem simples de como eu gostaria do visual da festinha. 

Você pode pesquisar alguns modelos e ir desenhando conforme os itens mais atrativos e que não podem faltar. Caso você não seja boa em desenhos, liste o que você vai precisar para fazer a decoração.

Além disso, você ainda pode contratar alguém que faça a decoração para você, se isso for possível! É só separar as ideias e enviar para o decorador 🙂

Você pode definir a inclusão de: bolo de fraldas, bolo decorativo, painel, balões, panos e tecidos, mesas, tapete, centro de mesa, e todos aqueles itens indispensáveis para deixar a decoração de chá de bebê incrível.

Qual será a lembrancinha?

Eu adoro presentear as pessoas com algo útil. Além de lindas, as lembrancinhas podem ser úteis! Defini-las com antecedência é bacana porque, caso você as compre pela internet, elas podem levar alguns dias até chegar.

Também, tendo elas em casa antecipadamente, você pode acrescentar mais alguns itens. Por exemplo, se você escolher uma nécessaire personalizada, pode colocar dentro alguns bombons ou uma cartinha de agradecimento pela presença.

Faça a lista dos convidados

Elaborar a lista de convidados vai definir os gastos com o próximo item da lista! Tenha em mente que quanto mais pessoas você convidar, maiores serão os custos com comida e bebida. Ao mesmo tempo, maior será o volume de mimos que seu bebê irá receber 😉

Vale aqui um equilíbrio do que é melhor para você! Analise também o seu espaço, para garantir que os convidados fiquem confortáveis.

Se o espaço for reduzido, foque nos familiares, amigos próximos e padrinhos do bebê!

Defina o cardápio

Geralmente, o cardápio do chá de bebê é bem tradicional, podendo variar entre docinhos, salgados e bolo. No entanto, você pode diferenciar a sua festinha. 

Se o evento será no verão, diversifique o cardápio com frutas, sucos, chás gelados, sorvete, e outras comidinhas de verão.

Se for no inverno, ou em clima de festa junina, você pode incluir pipoca, queijadinha, pudim, sagu e até quentão! 

Para definir o cardápio você pode “viajar” e criar o que quiser, desde que seja do seu interesse! Inclusive, permanecer no tradicional também pode!

Como serão feitas as fotos?

Hoje em dia as câmeras dos celulares são ótimas opções para quem não quer gastar muito para fazer o chá de bebê. No entanto, você também pode escolher um fotógrafo de sua confiança para fazer registros incríveis dessa data!

Defina isso com antecedência, pois assim como o local, você também precisa que o fotógrafo esteja disponível na data escolhida.

Se você optar pela charreata…

Para a organização da charreata, lembre-se de incluir as seguintes informações no convite:

  • horário do encontro
  • ponto de encontro
  • rota
  • horário de saída
  • local de chegada

Além disso, a organização da charreata geralmente costuma ser um pouco diferente… Como as pessoas não saem de seus automóveis, é legal que você deixe combos de comidinhas prontos.

Desta forma, quando a pessoa parar para lhe entregar o presentinho, você pode dar a ela um combo para que vá consumindo durante o trajeto de volta para casa. 

Não se esqueça de bater uma foto e também de entregar uma lembrancinha!

 

Agora que você já sabe como montar um chá de bebê dos mais variados modelos e estilos, que tal começar a organizar o seu? A Bilila Baby tem diversos itens bacanas de decoração, enxoval e móveis disponíveis para você montar a sua lista de presentes!

The doctor told me the baby measures: gestational sac 5. viagra online It draws attention because the nuchal fold is observed to be increased.

Deixe um comentário