You are currently viewing Como funciona o plano de saúde para gestante?

Como funciona o plano de saúde para gestante?

Tire suas dúvidas sobre planos de saúde para o bebê e para gestantes e curta sua gravidez com mais tranquilidade!

A gravidez é um momento especial e de muita expectativa para a família, mas também traz algumas dúvidas e preocupações relacionadas à saúde da gestante e do bebê. Se você já está grávida ou planejando ter um filho e precisa entender se o seu plano de saúde inclui gestante, não deixe de ler este conteúdo!

 

O que o plano de saúde para gestante tem de diferente?

Existem algumas características diferentes no plano de saúde para gestante, pois além de incluir as coberturas oferecidas pelos planos convencionais, como exames, consultas, internações, assistência hospitalar e ambulatorial, ele também disponibiliza o acesso ao atendimento obstétrico, que garante cobertura para o parto.

Por isso, mulheres que têm a intenção de ter filhos devem contratar um plano de saúde que possibilite a cobertura obstetrícia e é importante fazer essa contratação antecipadamente porque muitos planos de saúde – incluindo os planos de saúde para gestante – possuem carência para alguns procedimentos.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o limite dos prazos para carência dos serviços são os seguintes:

  • Atendimento de emergência e urgência – 24 horas
  • Partos – 300 dias
  • Exames, consultas e outros procedimentos – 180 dias

Portanto, se você planeja engravidar, não espere mais para contratar um plano de saúde com cobertura obstétrica. Assim, você não precisará se preocupar com essas questões e terá uma gravidez mais tranquila.

No caso de você já estar grávida, o melhor é pesquisar para descobrir algum convênio que seja maleável quanto ao tempo de carência para os atendimentos, de modo que você consiga ser assistida durante a gestação.

Outra possibilidade é contratar um plano coletivo empresarial ou por adesão, que geralmente dispensa a carência, mas, para contratar um desses planos e obter isenção, é preciso ser funcionário de uma empresa.

Se você já possui um plano e deseja somente mudar de convênio, o melhor é optar pela portabilidade, pois assim a carência cumprida no antigo plano prevalecerá e será possível garantir a isenção. Por isso, tenha cautela ao cancelar um plano para adquirir outro.

 

Quais atendimentos terei no momento do parto?

Você pode estar em dúvida se poderá fazer o parto naquele hospital que confia, por exemplo. Neste caso, tudo vai depender do plano de saúde para gestante que você adquiriu, por isso é necessário que você esteja atenta à cobertura oferecida pelo plano antes de fechar o contrato. Alguns planos de saúde possibilitam reembolso, porém com valor limitado. Então, verifique se essa opção se encaixa ao seu perfil de plano de saúde e às suas condições financeiras.

 

Plano de saúde para o recém-nascido

Certamente uma das suas preocupações deve ser se o bebê terá cobertura do plano de saúde para gestante. A resposta é: Sim! Durante 30 dias, o bebê poderá realizar exames e consultas através do plano de saúde materno. Após esse período, o bebê deverá ser incluído como dependente em um plano de saúde específico para recém-nascidos.

 

Quanto custa um plano de saúde para gestante?

Da mesma forma que ocorre com os planos de saúde convencionais, o valor dos planos para gestante também varia de acordo com a idade, região e tipo de cobertura. No entanto, se você não quer depender da saúde pública ou arcar com o alto custo das consultas e demais procedimentos médicos particulares, a opção por um plano de saúde para gestante precisa ser considerada.

Existe uma grande oferta de planos de saúde no mercado, por isso, reserve um tempo para pesquisar e analisar com calma qual tipo de convênio oferece o melhor custo-benefício. Resolvendo esta questão, você ficará mais despreocupada e tranquila para curtir a espera do seu bebê!

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para conferir outros assuntos relacionados ao universo do bebê no nosso blog!

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário