You are currently viewing Confira 10 dicas para ter uma gravidez tranquila

Confira 10 dicas para ter uma gravidez tranquila

A gestação é uma fase especial na vida da mulher. Acompanhe nossas dicas para que este período seja mais tranquilo para você e o seu bebê!

A espera de um bebê é naturalmente um período de muitas emoções, ansiedade, dúvidas e expectativas para toda a família, principalmente para a gestante. Ao saber da gravidez, a primeira coisa que a mulher deve fazer é consultar um médico para iniciar o pré-natal e os cuidados com a gestação. 

Confira a seguir 10 dicas que vão te ajudar a ter uma gravidez mais tranquila, assegurando mais saúde para você e o seu bebê!


1. Tome ácido fólico

A ingestão de ácido fólico é indispensável durante a gravidez – nos primeiros meses e até mesmo da gravidez, caso esteja planejando ter um filho – ele é fundamental para a formação do sistema nervoso central do feto. Busque a orientação do seu médico. 

A carência de ácido fólico pode causar problemas graves ao bebê, como espinha bífida e anencefalia.

 

2. Procure um médico da sua confiança

O pré-natal é imprescindível para a sua saúde e a do seu bebê, por isso é importante que você confie no médico que vai acompanhar toda a sua gravidez e, possivelmente, também fará o parto.

É preciso que você se sinta à vontade e segura nas consultas para seguir as orientações médicas que irá receber e tirar todas as suas dúvidas – que no período gestacional são muitas! 

 

3. Faça consultas de pré-natal regulares

O acompanhamento médico e os cuidados com a gravidez são essenciais para que você saiba como está a sua saúde e a do feto. O estado de saúde da mulher grávida pode se modificar bastante entre uma consulta e outra, prejudicando o crescimento do bebê. 

Realizar o pré-natal pode evitar que eventuais problemas sejam identificados rapidamente pelo seu médico. Como por exemplo: mudanças na pressão arterial da gestante, além de outras situações que podem exigir cuidados extras.

Aproveite as consultas com o obstetra para fazer muitas perguntas e tirar todas as suas dúvidas.


4. Procure se informar com fontes confiáveis


Quanto mais você souber sobre o que ocorre com você e o seu bebê durante a gestação, melhor! Com mais conhecimento, você ficará mais segura, inclusive para conversar com seu obstetra nas consultas do pré-natal. 

Procure ler e se informar o máximo que puder, porém, observando sempre se a fonte das informações  é confiável. Em caso de dúvidas, ou se suspeitar de algo, não entre em pânico, discuta sempre com seu médico obstetra.

 

5. Faça exercícios leves

Atividades físicas são benéficas em todas as situações, porém, durante a gravidez exercícios de impacto podem ser muito arriscados para o bebê. Por isso, consulte sempre seu médico sobre quais exercícios são mais adequados para você e faça atividades físicas somente com supervisão.

 

6. Mantenha o peso

Procure manter o peso, pois a obesidade é um fator de risco para o surgimento de complicações durante a gestação. Informe-se bem sobre isso com o seu médico. 

O esperado segundo alguns médicos é que a mulher ganhe entre 10 a 15 kg, mas é preciso levar uma dieta saudável aliado às condições físicas antes da gravidez. Mulheres mais magras antes da gravidez tendem a ganhar mais peso, enquanto para as mulheres com peso maior, esse ganho pode ser mais contido.

 

7. Coma alimentos saudáveis

Uma alimentação saudável e equilibrada é indicada para todos, em qualquer fase da vida. Durante a gestação, garantirá os nutrientes que o bebê precisa, podem evitar doenças típicas na criança e também para a mulher, como a diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

Na gravidez, o que você come tem reflexos nos nutrientes do cordão umbilical do bebê. Seu médico vai te orientar sobre isso, mas se você puder ter o suporte de uma nutricionista para cuidar da sua alimentação, melhor ainda!

O ganho de peso deve ser controlado e gradual, tomando bastante cuidado no último trimestre, onde a atenção deve ser dobrada devido ao inchaço e ao crescimento mais acentuado da criança.

 

8. Faça uso de suplementos somente com orientação médica

É comum que nosso organismo tenha deficiência de algum nutriente, e os suplementos podem ser úteis nesses casos. Porém, a ingestão dessas substâncias devem ser feitas sob supervisão médica, pois podem ter efeitos colaterais. Geralmente os obstetras indicam para as gestantes uma suplementação de ferro e de vitaminas D e B12.

 

9. Cuidados com a pele e com as mamas

O obstetra poderá orientar você sobre cuidados com a pele, para prevenir manchas e estrias. Ele também vai ensinar como preparar as mamas para a amamentação do seu bebê.

Este é um período em que o corpo passa por muitas mudanças visuais e hormonais. Além do crescimento da barriga, a pele fica mais sensível e há o aparecimento de melasmas e estrias. 

Os melasmas são manchas escuras que surgem na pele da gestante e são muito comuns na gravidez, principalmente no rosto. O melhor tratamento é a prevenção com a proteção solar.

Há também o escurecimento em regiões como mamilos e a linha do meio da barriga (a linha nigra), pois é uma característica do organismo feminino durante essa fase. Meses após o parto, é provável que o escurecimento dos mamilos e da linha nigra se atenue ou até mesmo desapareça por completo.

Já as estrias são formadas com a degradação das fibras de elastina, responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele. Quando elas excedem um certo limite, elas surgem. Durante a gravidez, as marcas podem aparecer devido ao ganho excessivo de peso, à falta de hidratação nas regiões mais suscetíveis às estrias – como seios e barriga, e também à hereditariedade. 

Para prevenir o aparecimento das estrias, é importante manter a hidratação em dia, com cremes e óleos naturais. Uma alimentação controlada também é fundamental, além de alta ingestão de líquidos. 

 

10. Procure não se estressar

Gravidez não é doença, mas é uma fase que requer alguns cuidados especiais! Por isso, procure reduzir ao máximo o estresse. A prática da meditação, por exemplo, é uma excelente opção para diminuir a ansiedade. Busque se informar sobre o assunto e procure ter uma gestação tranquila, pois isso é muito importante para você e o seu bebê!

Gostou das dicas? Aproveite para conferir outros conteúdos no nosso blog!

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário