You are currently viewing Conheça a influência da música na gestação

Conheça a influência da música na gestação

A música tem um poder incrível sobre nossas emoções e nossa saúde mental, não é mesmo? Sabia que não é diferente durante a gravidez? A influência da música na gestação pode ser significativa. E, o mais legal, é que isso vale tanto para a mãe quanto para o bebê em desenvolvimento.

Diferentes pesquisas têm demonstrado que a exposição à música durante a gravidez tem uma série de benefícios. Então, continue a leitura e confira alguns exemplos

Redução do estresse

A gestação pode ser muito estressante para algumas mamães. Afinal de contas, há mudanças hormonais e físicas significativas. Além disso, tem as preocupações com o parto e a própria chegada do bebê. No entanto, estudos mostram que a música pode reduzir os níveis de estresse em mulheres grávidas, proporcionando um ambiente mais tranquilo e relaxante.

Melhora do humor

A música pode aumentar a produção de dopamina, que é um neurotransmissor responsável por sentimentos de felicidade e prazer, só para exemplificar. Então, ouvir uma música agradável pode melhorar o humor da mãe. Dessa forma, proporciona sensação de bem-estar, que é muito positivo ao bebê que está no forninho.

Estimulação cognitiva

Sabia que a exposição à música também pode ajudar no desenvolvimento cognitivo do bebê? Alguns estudos sugerem que a música contribui para a formação do cérebro. Isso pode refletir na melhora da memória, da atenção e da linguagem nos primeiros meses da vida do pequenino.

Acalma o bebê

A música pode ajudar a acalmar o bebê no útero. Os batimentos cardíacos da mãe são uma fonte de conforto para o bebê em desenvolvimento. Assim a música proporciona uma sensação semelhante. Que tal já ir preparando uma playlist, hein, mamãe?

Melhoria do vínculo mãe-bebê

Nesse sentido, a música ajuda a fortalecer o vínculo emocional entre a mamãe e o bebê. O compartilhamento de experiências musicais durante a gestação proporciona uma conexão maior entre mãe e filho.

Por outro lado, é importante lembrar que nem todos os tipos de música são benéficos durante a gestação. Sabia que músicas muito agitadas, por exemplo, podem causar estresse ou desconforto ao bebê? Por isso, é importante escolher canções que sejam agradáveis e relaxantes para ambos. Boas para a mãe e seu filhote.

Então, mamãe, agora que você conhece a influência da música na gestação, que tal incluir uma trilha sonora para a gravidez? Bota uma música para tocar enquanto confere outros conteúdos do Blog da Bilila Baby.

Deixe um comentário