You are currently viewing Dois meses de gravidez: a mistura de emoções começa

Dois meses de gravidez: a mistura de emoções começa

Veja o que está acontecendo com você e o seu bebê neste comecinho de gestação!

Com dois meses de gestação, é provável que você esteja passando por alterações de humor e sentindo um turbilhão de emoções contraditórias – felicidade, empolgação, preocupação, ansiedade -, além de alguns sintomas típicos dos primeiros meses de gravidez, como enjoos matinais, azia, queimação estomacal, constipação, fadiga, aversões e desejos alimentares.

Apesar de serem normais na gestação, talvez você sinta somente alguns desses sintomas. Continue a leitura desse post e saiba mais sobre eles e também sobre como está o desenvolvimento do bebê nesse estágio da gravidez!

 

Por que grávidas têm alterações de humor?

Uma das principais causas para as alterações de humor durante a gestação é que o organismo da mulher é dominado por hormônios, como a progesterona, o estrogênio e a gonadotrofina coriônica humana (hCG). 

Esses hormônios também são responsáveis por alguns outros sintomas, como constipação, mudanças da pigmentação da pele, dores musculares e microvarizes.

 

Como amenizar enjoos?

Os enjoos são comuns na gravidez e, embora possam ocorrer em qualquer momento do dia, acontecem com mais frequência de manhã. No entanto, para boa parte das mulheres, os enjoos passam após o primeiro trimestre.

A indicação para combater ou, pelo menos, amenizar os enjoos matinais é manter uma dieta equilibrada, evitando pratos apimentados ou gordurosos, e fazer refeições pequenas a cada três horas, de modo que o estômago não fique vazio. Em casos mais extremos, o obstetra poderá indicar alguma medicação para amenizar os sintomas.

 

Desejos na gravidez: verdade ou mito?

No segundo mês de gestação, a mulher também pode sentir desejos e aversões alimentares. Embora os “desejos de grávida” possam parecer lenda, esses sintomas realmente ocorrem e os motivos disso ainda são desconhecidos. 

Fale sobre esse assunto com seu médico, principalmente se estiver sentindo desejo de ingerir itens não-comestíveis, como terra ou giz (sim, pode acontecer!). Isso pode estar ligado a alguma deficiência alimentar.

 

As mudanças no corpo da mulher

Nessa fase, ainda não são muito visíveis as alterações no seu corpo. É comum ocorrer inchaço nos seios, que também se tornam mais pesados. Além disso, algumas mulheres começam a desenvolver vasinhos vermelhos ou roxos, principalmente nas pernas.

Esses vasinhos são causados pelo alto nível de hormônios e pelo aumento do volume sanguíneo. Exercícios físicos leves podem ajudar a preveni-los, mas em muitos casos eles desaparecem por completo somente após o  parto.

 

Como está o crescimento do bebê no segundo mês de gestação?

No segundo mês de gravidez, o bebê já possui características faciais, como nariz, boca e língua. As orelhinhas crescem e assumem o formato que terão, assim como os dedinhos e unhas dos pés e mãos. Nesta fase, o bebê começa a se movimentar, mas você ainda não sente porque ele ainda é muito pequeno, pesando entre 2g e 8g.

Ao completar 2 meses de gestação, o esqueleto, órgãos e membros já existem, a placenta já está formada e vai fornecer nutrientes para o bebê até o final da gravidez.

 

Cuidados que você deve ter no início da gravidez

O ideal seria a mulher iniciar os cuidados antes mesmo de engravidar, pois na fase de pré-concepção é possível para o obstetra avaliar os antecedentes genéticos e obstétricos do casal, detectando casos de abortos recorrentes e problemas de origem genética, como a síndrome de Down.

Outro cuidado que deve ser iniciado o quanto antes é a suplementação com ácido fólico. A carência desse nutriente pode provocar defeitos no fechamento do tubo neural do bebê, causando graves problemas neurológicos, como anencefalia e espinha bífida.

Nesse começo de gestação, também é o momento em que você precisa receber imunização contra doenças como a hepatite B e rubéola, que podem ocasionar má formação do feto.

Caso você seja hipertensa, é o momento de equilibrar a pressão arterial. Se for diabética, o nível glicêmico precisa ser controlado. Mulheres acima do peso precisam iniciar desde já uma dieta para manter o ganho de peso dentro de um limite saudável.. 

Você deve ir a todas as consultas do pré-natal para que seu obstetra possa te orientar da melhor forma possível e acompanhar o desenvolvimento da gestação. Analise os pontos levantados nesse conteúdo e converse com o seu médico para não ficar com nenhuma dúvida sobre o crescimento do seu bebê.

E aproveite que está aqui para conferir outros assuntos que podem ser do seu interesse no nosso blog!

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário