You are currently viewing Esquecimento na gravidez: por que isso acontece?

Esquecimento na gravidez: por que isso acontece?

Anda esquecendo coisinhas com frequência? Calma, isso é muito normal durante a gravidez e acontece em função de vários fatores que envolvem inclusive os “temidos” hormônios da gestação. Leia o post e saiba como evitar os famosos “tilts”!


Onde foi mesmo que eu guardei aquele objeto? Gente, o que foi que eu fiz com a chave do carro?! O que era mesmo que eu tinha que comprar no supermercado? Ahhh, esqueci de passar na farmácia… Você não costumava ter episódios de esquecimento, mas agora que está esperando bebê notou que a sua memória anda falhando como nunca? 

 

Não se preocupe, isso é normal durante a gravidez, principalmente no último trimestre, e tem uma explicação! Leia o post e descubra por que as falhas de memória são comuns nesta fase da vida da mulher!

 

Por que os esquecimentos são comuns durante a gestação?

O esquecimento é algo que atinge a maioria das futuras mamães e a explicação para isso é a ação dos hormônios no organismo da mulher grávida. Durante a gestação, ocorre um aumento da taxa de progesterona e isso pode causar algumas alterações nas funções cerebrais, especialmente no córtex pré-frontal, responsável pela atenção. Com isso, o metabolismo e o reflexo da grávida ficam mais lentos, fazendo com que a mulher fique menos atenta ao que está fazendo.

Além da progesterona, tem ainda outro hormônio que contribui para que ocorram as falhas de memória: é a ocitocina, também chamada de “hormônio do amor” por atuar em áreas motivacionais do cérebro, aumentando o vínculo entre a mãe e o bebê e preparando a mulher para os cuidados com o recém-nascido. A natureza é realmente incrível! 

 

Controle a sua ansiedade, mamãe!


A gestação é, naturalmente, um período de grande ansiedade para quase todas as mulheres e isso é muito compreensível! Afinal de contas, a espera de um filho é um momento único e a expectativa quanto ao nascimento do bebê traz mesmo esse tipo de sentimento. 

O fato é que esta ansiedade, quando excessiva, também contribui para os episódios de esquecimento, que costumam ser mais comuns no último trimestre da gestação, quando as mamães ficam ainda mais apreensivas. Tentar ficar mais calma é importante, inclusive para o seu bem estar!

 

O que fazer para evitar esses esquecimentos?

Na verdade, não há muito que possa ser feito, já que a natureza, através dos hormônios, está agindo para manter o bebê no seu útero. Mas, fique tranquila, pois esse “desligamento” é temporário e, após o parto, sua memória voltará ao normal. 

Relaxe

Procure relaxar e ter boas noites de sono. O descanso do corpo e da mente é essencial para aumentar a disposição do organismo e ativar as funções cerebrais, incluindo a memória.

Além da ação dos hormônios e da ansiedade, na reta final da gravidez algumas mulheres têm dificuldades para dormir devido aos incômodos comuns da gestação. E essa privação de sono também influencia para que ocorram os esquecimentos. Portanto, fique tranquila, os “tilts” de memória durante a gestação são absolutamente normais!

Ative a memória

Exercitar a memória também ajuda a evitar esquecimentos, pois o cérebro é um músculo que também precisa de estímulos para ter um bom desempenho. Portanto, leia, estude, faça palavras-cruzadas, jogue xadrez, monte quebra-cabeças, enfim, desenvolva atividades que exijam raciocínio.

Faça exercícios físicos

Praticar algum exercício físico também ajuda a liberar endorfina, um neuro-hormônio que ajuda a combater o estresse e a tensão. Só não se esqueça que toda e qualquer atividade física deve ser realizada com a orientação do seu médico obstetra!

Uma ajudinha extra para a sua memória

Algumas pequenas ações são bem eficientes para driblar os lapsos de memória. Veja algumas:

  • habitue-se a fazer anotações com lembretes;
  • faça um calendário de atividades e datas e deixe-o bem visível;
  • fale as coisas que não quer esquecer em voz alta, pois isso ajuda na memorização;
  • deixe os objetos que utiliza com frequência, tais como o celular, as chaves e os óculos, sempre no mesmo lugar.

E, o mais importante: procure relaxar e curtir da melhor forma possível essa fase única e tão especial da sua vida!

 

Gostou das minhas dicas de hoje? Aproveite que está aqui e confira outros artigos no nosso blog. Eu te sugiro ler sobre como prevenir varizes e inchaço nas pernas durante a gravidez.

Deixe um comentário