You are currently viewing Como é a gravidez de gêmeos; tudo que você precisa saber

Como é a gravidez de gêmeos; tudo que você precisa saber

A gravidez de gêmeos pode preocupar mais as mães, principalmente. Enquanto uma gravidez de um só bebê gera muitas dúvidas e preocupações, a de gêmeos coloca ainda mais perguntas na cabeça da mamãe. Afinal de contas, é uma gestação peculiar. No entanto, basta alguns cuidados, extras ou novos, para dar conta do recado, tá bem?

A gravidez de gêmeos ocorre de duas formas. Primeiramente, a mais comum, é pela fecundação de dois ou mais óvulos. Neste caso, são duas placentas e as crianças serão diferentes. Em segundo caso, o óvulo fecundado se divide em dois ou mais embriões. Dessa forma, os irmãos serão idênticos, pois têm o mesmo DNA.

Agora que você já sabe como acontece, vamos para a prática. Quer saber como é a gravidez de gêmeos? Continue a leitura.

Mudanças no corpo

Principalmente, espera-se que a barriga fique maior. Porém, nem sempre é assim. Esta é uma preocupação que a mãe não precisa ter. Certamente, o que fica maior é o útero, que precisa de mais espaço para a gestação. O tamanho da barriga depende de vários fatores, desde o biotipo dos pais até o tamanho dos bebês.

O que pode vir a ocorrer são mais dores. Nesse sentido, porque os bebês são grandes e têm pouco espaço. Além disso, a circulação de sangue aumenta, pois precisa irrigar dois pequeninos em formação. Isso tende a aumentar a pressão arterial da mamãe. Por isso, a frequência das consultas médicas é maior.

Cansaço e inchaço na gravidez de gêmeos

Inegavelmente, os sintomas da gestação aumentam quando a mulher gera duas ou mais vidas. O inchaço nas pernas, corriqueiro nas últimas semanas antes do parto, tende a ser maior. Outro ponto é a sensação de cansaço. Inegavelmente, ele chega mais cedo.

Por isso, na gravidez de gêmeos indica-se que a mulher retire a licença maternidade antes. Não só por causa da dificuldade em trabalhar, como também por precisar de mais tempo para poder descansar.

Alimentação reforçada

A dieta da mamãe também precisa de atenção na gravidez de gêmeos. A gestação de apenas um feto já é suficiente para a ingestão de mais calorias. Na de dois ou mais bebês precisa de ainda mais. Dessa forma, a mulher precisa aumentar o consumo de alimentos saudáveis, por terem, principalmente, mais nutrientes. Além disso, deve beber mais líquido.

Vale lembrar que em função do aumento da frequência em consultas, o acompanhamento médico regular é suficiente para cuidar da saúde tanto da mulher quanto dos bebês durante a gravidez de gêmeos. Certamente, com as orientações e alguns cuidados, como os descritos neste post, será uma gestação saudável e, ainda, muito feliz após o parto.

Deixe um comentário