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Meu filho não está comendo frutas e legumes, é normal?

Se o seu filho não está comendo frutas e legumes, provavelmente, alguma coisa está errada. Antes de tudo, é normal que a criança tenha uma fase de recusa de alimentos, principalmente de vegetais. É uma etapa da formação. No entanto, não é normal que persista por tanto tempo.

Uma boa forma de evitar a recusa é começar a introduzir estes alimentos na dieta do pequeno desde bebê. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a partir dos 6 meses, quando começa a introdução alimentar, inserir primeiro frutas e depois verduras em forma de papinhas e sopinhas.

No entanto, tirando a fase de recusa, há outros motivos que podem fazer com que seu filho não coma frutas e legumes. Esse artigo vai apontar os principais e, ainda, dar algumas dicas para mudar esta situação. Continue a leitura.

Por que meu filho não está comendo frutas e legumes?

Sem dúvida, há diferentes razões para seu filho não estar comendo frutas e legumes. Confira alguns.

Não insistir em oferecer vegetais

Pais não voltam a oferecer estes alimentos depois do primeiro sinal de rejeição do filho. De acordo com especialistas da American Society for Nutrition, os pequenos devem experimentar o mesmo alimento entre 8 e 12 vezes – pelo menos.

Mal exemplo dos pais

Crianças são como um espelho dos pais nos primeiros anos de vida. Por que o pequeno vai comer frutas e legumes se não vê o pai ou a mãe comendo? Há casos em que a criança se alimenta bem na escolinha ou creche, mas o mesmo não acontece em casa. Nesse sentido, entra a “socialização”: o pequeno faz o mesmo o que vê outros fazendo ao seu redor, entende, mamãe?

Alimentos escondidos no prato

A criança precisa saber o que está comendo. Por outro lado, há maneiras de enriquecer preparos, especialmente ao filho que não está comendo frutas e legumes (veja em seguida). Além disso, vale a pena montar um prato bonito para atrair a atenção e provocar a descoberta. Que tal?

Muitos doces e processados

Não são saudáveis, mas muito palatáveis. O sabor é preponderante na formação do paladar e os pequenos podem perder interesse em frutas e legumes. Doces, chocolates, refrigerantes e outros alimentos não devem ser oferecidos aos bebês de um ano.

Dicas para as mães cujo o filho não está comendo frutas e legumes

Quer saber como virar esse jogo, mamãe? Então confira algumas dicas que vão ser muito úteis se seu filho não está comendo frutas e legumes.

Sem pressão ou chantagem

Não troque um pedaço de chocolate por três colheradas de brócolis. Ainda, não brigue para que a criança coma. De acordo com especialistas, estas situações criam memórias negativas com a comida. Nesse sentido, podem gerar resistência a alguns alimentos ou a novos no futuro.

Ofereça opções

Não ofereça o prato pronto, mas dê opções para que o pequeno monte o seu. No entanto, você vai colocar opções com frutas e legumes para que ele escolha, por exemplo. Outra alternativa é criar algumas regras. Só para ilustrar, ter ao menos uma verdura ou que o prato tenha alimentos de determinada cor.

Disfarçar alimentos no prato

Não é esconder a beterraba embaixo do bife. Se seu filho não está comendo frutas e legumes, tente inseri-los no prato de forma lúdica. Que tal fazer um desenho em que os vegetais fazem parte? Só para exemplificar, o hambúrguer pode ser o rosto e sobre ele você colocar legumes para os olhos, nariz, boca, cabelo e por aí vai. Deixa a criatividade fluir.

Enriqueça os preparos com alimentos saudáveis

A omelete ou panqueca podem ser feitas com legumes cortados bem pequenos e fininhos, por exemplo. Aliás, você pode usar essa técnica com outras comidas, como almôndegas e hambúrgueres feitos em casa. Uma massa recheada, como o ravioli, pode ser feita com espinafre.

Para que coma mais frutas, você pode fazer batidas com os alimentos picados com um pouco de leite. Se usar os alimentos gelados e deixar consistente, pode até dizer que é um sorvete, hein?

Gostou desse artigo, mamãe? Sem dúvidas vão ajudar muito se seu filho não está comendo frutas e legumes. Continue acompanhando o Blog da Bilila Baby para ver mais conteúdos de alimentação saudável para mamães e bebês.

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