You are currently viewing Quais os sinais do trabalho de parto? Conheça os 4 principais

Quais os sinais do trabalho de parto? Conheça os 4 principais

Esta é uma das questões que mais preocupam as gestantes. Antes de tudo, o nascimento do bebê não é repentino. O corpo da mulher dá sinais do trabalho de parto. Por outro lado, identificar quais são é primordial para saber quando realmente é necessário ir ao hospital para o seu filhote vir ao mundo, mamãe.

O parto vai começar em algumas horas e/ou dias quando ocorrer:

  • Contrações frequentes em menor espaço de tempo
  • Eliminação do tampão mucoso
  • Colo do útero dilatado
  • Rompimento da bolsa

Que tal saber um pouco mais sobre cada um deles, mamãe? Continue a leitura para identificá-los e, assim, saber que a hora do nascimento do seu bebê está pertinho, pertinho.

4 principais sinais do trabalho de parto

Contrações frequentes em menor espaço de tempo

Com toda a certeza, as contrações acompanham a gestante ao longo de toda a gravidez. Aliás, é no último trimestre de gestação que ficam mais fortes. Afinal de contas, o corpo está preparando os músculos para esse momento tão importante. Porém, há diferenças entre essas contrações para as que são sinais do trabalho de parto.

De fato, algumas horas antes do parto as contrações são mais frequentes e ocorrem em menor espaço de tempo entre elas. Além disso, elas são ainda mais fortes. Um bom indício é que são ritmadas. Ou seja, há uma certa frequência entre elas. Para se ter ideia, quando as contrações têm entre 45 e 60 segundos e com intervalo de 3 a 5 minutos entre cada uma, é melhor ir ao hospital.

Eliminação do tampão mucoso

A perda do tampão mucoso também é um dos sinais do trabalho de parto. Geralmente, ocorre na última semana da gestação. A mamãe pode perceber a eliminação ao observar uma secreção gelatinosa rosada ou marrom ao se limpar. Além disso, é comum que ocorra um leve sangramento junto da perda do tampão mucoso.

Colo do útero dilatado

A dilatação do colo do útero nada mais é que o aumento da abertura do colo do útero. Isso ocorre com a progressão do trabalho de parto. Nesse sentido, somente o médico obstetra, enfermeiro ou parteira o identificam. Isso porque é observado apenas com o exame de toque. De maneira geral, a dilatação de 10 centímetros do colo do útero permite a passagem do bebê.

Rompimento da bolsa

Antes de tudo, nem sempre o rompimento da bolsa é um dos sinais do início do trabalho de parto. Afinal, o rompimento pode ocorrer somente no final do parto. No entanto, continua sendo um indicativo significativo que o bebê está quase nascendo.

O rompimento da bolsa pode ser identificado quando sair uma quantidade significativa de um líquido que tem um aparência similar ao xixi, mas com cor mais clara e turva. Além disso, pode conter traços esbranquiçados. Importante que você saiba, mamãe, que não dá para segurar o rompimento da bolsa como se faz quando se tem vontade de fazer xixi, por exemplo.

Quando ir para o hospital?

O principal entre os sinais do trabalho de parto que indicam quando ir ao hospital, sem dúvida, são as contrações fortes e constantes. Até mesmo porque a dor deve aumentar aos poucos. Nesse sentido, quanto mais calma e tranquila você estiver, mamãe, melhor será o nascimento do seu filhote.

Já sabe tudo que precisa saber sobre os sinais do trabalho de parto, futura mamãe? Que tal conferir outros conteúdos feitos especialmente para essa fase da sua vida aqui no Blog da Bilila Baby?

Deixe um comentário