You are currently viewing Quatro meses de gravidez: é menino ou menina?

Quatro meses de gravidez: é menino ou menina?

Esse é um período especial da gestação, quando a barriguinha de grávida começa a aparecer e já é possível saber o sexo do bebê!

O quarto mês de gestação, que corresponde à vigésima semana, é um período marcante, pois já é possível saber o sexo do bebê. Nesse estágio, as futuras mamães costumam se sentir mais dispostas e começam a fazer algumas compras, pensando na decoração do quartinho e iniciando os preparativos e o enxoval para o bebê que está a caminho.

Continue a leitura e saiba mais sobre o que acontece com a gestante e o bebê nessa fase da gravidez!

 

Sintomas comuns no 4º mês de gestação

Embora não seja igual para todas, há alguns sintomas que costumam afetar as mamães nesse estágio da gravidez. São eles: ganho de peso, respiração mais acelerada, mais disposição e energia, aumento do apetite, problemas digestivos, coceira nos seios e na barriga em função do crescimento, mudanças da pigmentação da pele, aparecimento de estrias, veias varicosas e vasinhos.

Porém, como dissemos, esses sintomas variam de mulher para mulher. Enquanto uma pode sentir tudo isso, outra pode ser acometida somente por alguns desses sintomas ou não sentir quase nada além do aumento de peso.

É  bem provável que sua respiração se torne mais difícil, pois o bebê começa a ocupar espaço, comprimindo seus pulmões. Essa pressão vai continuar e aumentar um pouco até que o bebê se encaixe em sua pélvis, próximo da data de nascimento.

Sua barriga de grávida está crescendo e começa a aparecer. Talvez você perceba que seus cabelos estão mais grossos ou escuros ou que aumentaram as penugens no seu rosto. Tudo isso é muito natural e acontece devido às alterações hormonais.

 

É hora de realizar a ultrassonografia morfológica

Na vigésima semana de gestação deve ser realizado o exame de ultrassom morfológico, que vai permitir ao seu médico avaliar se está tudo bem com você e com o bebê. Se desejar, também é a hora de saber o sexo do bebê!

 

O desenvolvimento do bebê

Aos 4 meses de gestação, o bebê mede aproximadamente 15 cm e pesa cerca de 240 g. Embora pequeno, ele já começa a desenvolver várias características, como cílios e sobrancelhas e já tem até as próprias digitais! Logo ele terá os primeiros fiozinhos de cabelo.

Nessa fase, ele começa a chupar o dedo e a engolir líquido amniótico, o que auxilia no desenvolvimento dos alvéolos dos pulmões. É possível até que o seu bebê já boceje e tenha soluços!

 

Os primeiros movimentos perceptíveis

É também nesse período que os movimentos do bebê começam a ser percebidos pela mamãe. Imagine a sensação de uma borboleta batendo asas delicadamente dentro da sua barriga. Quando o bebê se mexer, você vai sentir algo bem parecido com isso. É um momento maravilhoso e emocionante!

 

O que fazer no quarto mês de gravidez

Montamos uma lista do que deve acontecer nessa fase da gestação. Confira!

  • Aos quatro meses de gravidez, você está no meio da gestação e é chegada a hora de fazer o ultrassom morfológico, através do qual o seu obstetra poderá avaliar o desenvolvimento do bebê;
  • Com o aumento de peso característico dessa fase, é possível que suas calças comecem a apertar. Então, é o momento de iniciar a procura por roupas adequadas para gestantes;
  • É provável que você sinta um aumento no apetite, mas tente controlar os excessos, mantendo uma dieta gestacional saudável, conforme orientação médica. Para evitar exageros, procure fazer pequenas refeições em intervalos de mais ou menos três horas. Para não correr o risco de desconfortos digestivos, não faça a ingestão de alimentos gordurosos ou apimentados.
  • É chegada a hora de pensar no enxoval do bebê. Se você optou por saber o sexo do seu filho, essa etapa fica mais fácil. Procure se informar a respeito das necessidades do recém-nascido para não esquecer nenhum item importante. Além das roupinhas, é preciso pensar em mamadeiras, trocador, carrinho e outros objetos que serão muito úteis. 
  • Esse também é o momento de começar a pensar no quartinho do bebê, lembrando que, além de lindo, ele tem que ser funcional, para facilitar os cuidados e garantir a sua segurança e a dele!

Gostou desse conteúdo? No nosso blog tem muito mais informações interessantes que vão te ajudar a curtir essa fase tão especial. Aproveite para conferir!

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário