You are currently viewing Como organizar o chá de  revelação?
chá de revelação

Como organizar o chá de revelação?

Quando a mulher descobre que está grávida, muitas coisas mudam na sua vida. E uma das maiores curiosidades do início da gestação é a mesma para todas as mamães: é menino ou menina?

O planejamento da decoração do quartinho, a cor do enxoval e a compra das roupinhas e sapatos parece que só se concretiza de fato após a descoberta do sexo do bebê.

Por ser um momento marcante na vida dos pais, muitos planejam uma super festa para a revelação do sexo. Cada vez mais criativos e diferentes, o chá de revelação tem por objetivo dividir com a família e os amigos, de maneira divertida, o sexo do bebê.

Vale lembrar que os pais não têm acesso ao exame que releva o sexo, sendo assim uma surpresa para eles, principalmente.

E para montar a festa e criar o clima de surpresa, é ideal que os pais escolham alguém de confiança e bom gosto para cuidar de todos os detalhes da festa. Claro que os pais podem e vão opinar na festa, pois se trata de um momento deles também.

Há mil e uma maneiras de fazer este chá de revelação, por isso criamos um checklist do que fazer para você ter uma festa divertida e especial desse momento tão marcante. Saiba como organizar o chá de revelação!

Quer dicas para montar o quartinho do seu bebê? Então siga nosso perfil no Pinterest

Exame para descobrir o sexo do bebê

São duas maneiras de descobrir se o bebê é menino ou menina:

Por ultrassom, a partir da 16ª semana de gestação. Nesse caso, é preciso combinar com o médico de não mencionar qual é, nem mostrar para a mamãe o sexo durante a consulta, já que uma mamãe mais craque pode decifrar as imagens do exame, visto que é possível saber durante a realização da ultra; ou

Por meio da sexagem fetal, que é um exame de sangue realizado após a 8ª semana de gestação, sendo a 11ª semana a ideal para obter o resultado certeiro.

Aqui, fica mais fácil a gestante não saber o resultado, pois ele não sai na hora e ela pode escolher alguém para ter acesso ao exame (normalmente o laboratório envia por email ou disponibiliza o resultado para consulta em seu site).

Como organizar o chá de revelação

  1. Escolha uma pessoa de confiança para saber o sexo do seu bebê

Pode parecer uma dica boba, mas é a que vai fazer com que o chá revelação dê certo. Por mais que a mãe opine na decoração da festa, a ansiedade pode ser maior que o autocontrole, então é melhor não arriscar.

Outro quesito é: escolha alguém que saiba guardar segredo. O ideal é que só e tão somente esta pessoa saiba o sexo e não conte para ninguém, nem uma pessoa sequer.

É claro que se a revelação for feita pelo bolo, por exemplo, a doceira precisará saber qual cor fazer o recheio. Mas fora os fornecedores que talvez precisem saber o sexo, para ninguém mais deve ser contado.

Como escolher o enxoval do meu bebê? 

  1. Faça os convites

Após definir data e local, é hora de fazer os convites para enviar aos convidados. Como aqui ainda não se sabe o sexo, os convites podem seguir as cores e/ou a temática da festa, mesclando o rosa e o azul, ou outras cores não tão óbvias, mas que sejam opostas, justamente para criar esse oposto dos sexos.

Se nesse momento já houver a definição dos nomes, é possível personalizar ainda mais o convite, com frases como “venha descobrir com os meus papais se sou Ana ou Pedro”, por exemplo.

  1. Decoração da festa

As cores azul e rosa são as mais características e mais usadas em chá de revelação. Apesar de serem tradicionais, muitas mães estão preferindo optar por uma paleta de cores menos óbvias, como branco e dourado, amarelo e marrom ou ainda verde e laranja.

Outra ideia legal é escolher um tema que seja unissex como, por exemplo, céu, ovelhinhas, cegonha ou ursinhos. Ou interrogações e elementos do universo de cada sexo, como laços, bigodes, tutus de bailarinas, entre outros.

  1. Escolha uma forma criativa para revelar o sexo do bebê

Como falado anteriormente, não há problema algum da mamãe participar das definições do chá e ajudar a organizá-lo, contudo, ela não pode ter acesso à informação principal. Os pais podem opinar sobre a maneira que descobrirão o sexo. Veja algumas ideias:

Recheio do bolo: aqui, os pais cortam o bolo junto e a cor do recheio ou da massa revelará o sexo do bebê. Nestes casos, o mais comum é usar as cores azul e rosa, pois elas não alteram o tom e nem confundem os pais. 

Balões com gás hélio: a descoberta com balões pode ser feita de diferentes maneiras. Eles podem ser acomodados em um baú ou caixa para que possam subir quando as tampas forem abertas pelo papai e pela mamãe, podem ser estourados e de dentro deles sair papelzinho com a cor referente ao sexo do bebê.

Pinhata com confetes: é uma brincadeira tradicionalmente mexicana e que tem sido muito adaptada para chás revelação. No original, crianças batem na pinhata suspensa até que ela se quebre e derrube doces. Já no chá de revelação, os pais podem fazer o mesmo até que, ao quebrar, libere confetes na cor do sexo do bebê.

Agora que você sabe como organizar o chá de revelação bonito e divertido, compartilhe essas ideias com a pessoa a quem você confiou o sexo do bebê e espere com calma, se possível, o grande dia chegar.

Deixe um comentário