You are currently viewing 3º trimestre de gestação: comece a arrumar o quarto do bebê

3º trimestre de gestação: comece a arrumar o quarto do bebê

Confira dicas úteis sobre como organizar o quarto do seu bebê de modo funcional, para que tudo esteja à mão quando você voltar com ele da maternidade!

Você está entrando no terceiro trimestre de gravidez e não sabe por onde começar a organização do quartinho do seu bebê? Não se preocupe! Nesse post, vamos dar dicas ótimas para que você possa deixar tudo prontinho para a chegada do novo integrante da família.

Continue a leitura e veja como deixar tudo lindo e organizado para receber o seu bebê!

 

Organize as roupas e outros itens do bebê antes de guardá-los

Comece a arrumação pré-organizando as roupinhas, sapatinhos e outros itens do enxoval do bebê, antes mesmo de lavar e guardar no guarda-roupas ou cômoda. Guarde tudo em caixas ou sacolas, separando as peças por tamanho e tipo: bodies, macacões, casaquinhos etc.

 

A lavagem das roupinhas

Depois dessa pré-organização, inicie a lavagem das roupinhas, começando pelas menores, ou seja, pelas peças que ele vai usar nos primeiros 3 meses de vida. Não há necessidade de lavar as roupas maiores agora. Espere até que o bebê cresça um pouquinho, para não desperdiçar a lavagem.

As roupas devem ser lavadas à mão ou no “ciclo delicado”, da máquina de lavar. Não se esqueça de separar balde e bacia para lavagem exclusiva das roupinhas do bebê, sem misturar com as demais peças da família. 

Utilize sabão de côco ou algum produto próprio para a lavagem de roupinhas de bebê. Não use água sanitária e evite amaciantes, pois alguns bebês podem ser alérgicos. 

Você pode estar se perguntando: por que lavar tudo se as roupas vêm limpas da loja? O fato é que, mesmo parecendo limpas, as peças passam por várias mãos e lugares antes de chegarem até as lojas. Podem ainda ter acumulado pó durante o armazenamento por um período prolongado.

Porém, como dito acima, não há necessidade de lavar tudo de uma única vez. Faça isso com as peças de tamanho RN (recém-nascido) e P (0 a 3 meses). Deixe as maiores para lavar à medida que o bebê for crescendo.

É muito importante tomar esses cuidados porque a pele do recém-nascido é muito sensível.

 

12 dicas para uma organização funcional

Depois que as roupinhas estiverem limpas, bem secas e passadas a ferro, é hora de guardá-las. Confira um passo a passo para organizar tudo de maneira funcional, pois isso vai facilitar a sua rotina de cuidados com o bebê:

  1. Antes de guardar as peças, faça a higienização de toda parte interna do guarda-roupas e da cômoda. Para fazer isso, utilize apenas um pano limpo úmido, sem produtos químicos;
  2. Depois de limpas, forre as prateleiras e gavetas com papel perfumado. Eles são específicos para este fim, pois absorvem parte da umidade do ambiente e ajudam a proteger roupas e utensílios;
  3.  Faça uso de colmeias organizadoras para arrumar as roupinhas do bebê;
  4. Cestinhas e divisórias específicas para gavetas também são bastante práticas, especialmente para organizar fraldas, itens de higiene e demais acessórios do bebê;
  5. Casaquinhos, macacões e vestidinhos devem ser pendurados em cabides próprios para o tamanho das peças;
  6. Dobre as outras roupinhas;
  7. Enrole os lençóis, mantas e cobertores;
  8. Acomode os sapatinhos dentro das suas respectivas caixas (verifique se elas têm furos para permitir a ventilação) e guarde em uma prateleira do guarda-roupas ou em uma gaveta da cômoda;
  9. Use cestinhas ou caixas pequenas nas prateleiras ou gavetas para organizar acessórios como lenços, faixas e babadores. Uma boa dica é usar etiquetas, para que você não precise abrir caixa por caixa à procura da peça que deseja;
  10. Monte um kit higiene e deixe numa caixa ou cestinha em cima da cômoda;
  11. Escolha um trocador plastificado para facilitar a limpeza;
  12.  Dica final: Não guarde as roupinhas do bebê em sacos plásticos, pois eles contribuem para acumular umidade e podem danificar as peças mais delicadas. Utilize sacos de tecidos como organza, algodão ou TNT, que possibilitam que as fibras das roupas possam “respirar”.

Com essas dicas, vai ficar tudo organizado para quando o bebê chegar!

Também é hora de arrumar a mala que você vai levar para a maternidade, com as suas coisas e as do bebê. Veja o que não pode faltar!

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário