You are currently viewing A influência das cores no quarto do seu bebê
Influencia das cores no quarto do bebê

A influência das cores no quarto do seu bebê

A influência das cores no quarto do seu bebê, móveis, luzes, abajur e objetos de decoração vão além da estética e gosto pessoal, visto que elas podem influenciar diretamente o estado psicológico dos seres humanos. Como os bebês são mais sensíveis, a influência sobre eles é ainda maior. As cores podem intervir no sono, apetite, no quanto o bebê chora ou até mesmo seu ritmo cardíaco.

Estudos sobre cromoterapia mostram que as cores podem causar diversos estímulos ou relaxamento conforme a reação fisiológica que determinada percepção sensorial causa. Um exemplo de como podem influenciar no comportamento humano é a escolha feita por redes de fast food que, em sua maioria, possuem vermelho e/ou amarelo nas suas lojas e logos. Porque essas cores? Elas estimulam a fome e a saciedade.

Cada grupo de cor pode despertar diferentes sensações. Classificadas como cores quentes, o vermelho, o laranja e o amarelo são estimulantes, enquanto o azul, o verde e a violeta são chamadas de cores frias e estão relacionadas ao efeito calmante. Ainda há os tons de cinza e marrom, que são exemplos de cores neutras.

O ideal é que se combine diferentes gamas de cores para que o bebê seja exposto às diferentes sensações que podem ocorrer através delas.

Neste artigo trouxemos detalhes da função de cada cor para que você possa fazer combinações, sem deixar de lado o seu gosto pessoal.

A gente separou tudinho para você por cor! Aproveita e já dá uma olhada nas nossas dicas sobre como começar a planejar o quarto do seu anjinho!

Cores quentes

Laranja

Apesar de aconchegante e confortante, o laranja não deve ser usado como cor predominante, pois pode estimular demais o bebê, deixando-o manhoso, chorão e mal-humorado. O ideal é combiná-lo com tons frios.

Brinquedos nesta cor despertam grande interesse do bebê; tapetes estimulam a engatinhar.

Amarelo

Alegre e enérgico, o amarelo está associado à felicidade. Esta cor dá um toque iluminado ao quarto, cada tom e intensidade estimulam algo diferente. Tons mais sutis, por exemplo, ajudam na concentração, enquanto os mais fortes estimulam a memória.

Bebês choram mais e têm mais dificuldade em pegar no sono em ambientes predominantemente dessa cor. Caso queira deixar o amarelo menos vibrante, pode-se combinar com cores neutras, como o cinza.

Vermelho

O vermelho é uma cor estimulante. Em excesso ou no momento errado, pode causar irritabilidade e agressividade.

Brinquedos no chão e tapetes didáticos que tenham vermelho estimulam o bebê, principalmente nas habilidades atléticas. Uma lâmpada vermelha acesa no canto do quarto ajuda a aquecer o ambiente.

Rosa

Uma das principais escolhas de cor para quarto de meninas, o famoso tom de “rosa bebê” traz sensação de aconchego e calma no corpo e na mente, e estimula a feminilidade e a empatia. Já os tons mais escuros podem causar agitação e ansiedade.

E falando em quente, nesse calorão, veja 6 dicas de como aliviar o calor do seu bebê!

Cores frias

Azul

Assim como o branco, o azul traz paz e calma. Tem efeito relaxante, baixa a pressão sanguínea e diminui tanto a ansiedade quanto a agressividade. É uma ótima opção de cor para ambientes quentes e úmidos. 

A combinação de azul e branco cria um ambiente calmo e sereno, mas é preciso tomar cuidado, pois alguns tons evocam sentimento de tristeza e melancolia. O ideal é misturar ao azul, tons de rosa e amarelo.

Verde

Associado à natureza, simboliza saúde e bem-estar. Tem efeito calmante, ajuda na concentração e cognição, traz estabilidade e conforto. Usando-se os diversos tons de verde, automaticamente uma sensação de harmonia é criada.

É uma cor ótima para ambientes educativos, podendo até melhorar a capacidade de leitura. 

Roxo

Luxo, realeza, sabedoria e espiritualidade estão associados a esta cor. Tons pastéis como lilás e lavanda são os mais escolhidos e trazem calma e sensação de relaxamento, enquanto tons mais escuros agitam mais o ambiente.

Cores neutras

Branco

Angelical e puro, está associado à inocência e promove a calma. Não deve ser a cor predominante do quarto do bebê, pois, não exerce nenhum estímulo.

Cinza

O cinza pode  remeter ao sombrio e à tristeza, mas também mexe com outras emoções. O cinza, por exemplo, inspira a contemplação e, com isso, tem um efeito calmante e relaxante. Para não promover um sentimento de solidão, o ideal é utilizá-lo combinado a outras cores.

Marrom

Os tons terrosos e quentes são ótimos complementos para quartos de bebê. Lembre-se que as cores nude e bege fazem parte dessa família, além de estarem super em alta!

Então, esse conteúdo te deu uma luz sobre como deixar o quarto do seu bebê perfeito? Nós temos outras dicas para te manter bem informada sobre o assunto. Acesse o nosso blog para conferir muitas outras novidades.

Deixe um comentário