You are currently viewing Como escolher o berço do bebê

Como escolher o berço do bebê

Na hora de escolher o berço para nosso bebê, a primeira coisa que vem à cabeça é sem dúvida a aparência. Que estilo este berço vai ter? Porém, olhando mais a fundo na questão, vamos ver que há muitos outros fatores a se considerar! Para te ajudar nessa jornada, listamos aqui alguns pontos que podem fazer a diferença na sua escolha!

 

Como escolher um berço seguro

Certificação Inmetro

A segurança é o fator de decisão número 1 para escolher o berço, afinal o berço provavelmente será o único lugar onde o bebê poderá ficar sem o seu monitoramento constante (quando você estiver dormindo, por exemplo). Por lei, no Brasil só podem ser comercializados berços com a certificação do Inmetro. O órgão determina uma série de especificações que os fabricantes devem atender, garantindo aos pais a tranquilidade de comprar um berço seguro.

 

Itens de segurança a observar

Além de procurar pelo selo do InMetro, é importante saber quais são os itens mais importantes a se observar ao escolher o berço:

  • O espaço que fica entre o colchão e o berço não pode ser superior a 30 mm;
  • O berço não pode ter grades móveis (foram proibidas pelo órgão);
  • O espaço entre as grades do berço deve ser obrigatoriamente entre 4,5 cm e 6,5 cm.

Vale a pena também observar o material e acabamento do berço, para se certificar de que não há pontas quadradas ou pontiagudas, ou ainda buracos que o bebê possa enfiar os dedos ou mãozinhas e acabar se machucando.

 

Como definir o estilo do berço

Claro, não podemos deixar de pensar no estilo do berço! Existem muitas opções no mercado, desde os mais clássicos, com formas rebuscadas até os mais modernos, como a linha montessoriana. O importante aqui é escolher algo que case com o estilo de vida do casal.

Veja alguns exemplos:

 

Clássicos

Os berços clássicos nunca saem de moda e são os queridinhos de muitos papais e mamães! Com estes berços é possível compor decorações mais tradicionais e sofisticadas, tanto para meninos como para meninas. Há também decoradores mais criativos que agregam elementos modernos aos móveis clássicos. Seja no papel de parede, seja nos adornos, é possível optar por itens diferenciados para quebrar a sobriedade e dar um toque contemporâneo ao ambiente.

 

berço victoria bilila baby quater quarto de bebeBilila Baby berço Classic com aplicação de Rattan estilo provençal na cor branco fosco

 

Montessori

Esse berço montessoriano é um meio termo interessante para os pais que gostariam de adotar o método montessoriano apenas quando o bebê for um pouco maior e, portanto, tiver mais autonomia para explorar o quarto. Nas três posições iniciais, o móvel funciona como um berço tradicional com grades, com três regulagens de altura. A versão inicial do berço facilita bastante a vida dos pais nos primeiros meses, já que vão ter que colocar e tirar o bebê do berço inúmeras vezes ao longo do dia. Quando o bebê estiver maiorzinho, pode ser retirada a grade frontal e o colchão vai para a altura final. Assim, o berço se transforma em uma caminha montessoriana.

 

Bilila Baby quarto de bebê Montessori com berço montessoriano móvel com nichos montessoriano espelho e barra montessori adesivo decorativo com aplicação de MDF tapete Lorena Canals Azteca nude mesinha com rolo de papel kraft e cadeira de madeira brinquedoteca régua de crescimento de madeira bolas decorativas

 

Coloridos e modernos

Há uma variedade de opções de berços modernos e coloridos para as famílias que querem fugir do tradicional / clássico. Seja com design arredondado, ou com detalhes em madeira, os papais e mamães podem apostar nos berços modernos e coloridos para garantir um ambiente lúdico e descontraído.

 

 

Funcionais

Berço 3 em 1

Os berços 3 em 1 são muito bacanas para as famílias que prezam pelo custo-benefício do produto. Inicialmente o móvel é um mini-berço (é legal pois pode ser levado pela casa ao longo do dia). Já na segunda apresentação, é um berço tradicional, padrão americano. Por fim, quando o bebê já não for tão “bebê” assim, você pode transformá-lo em mini-cama.

 

 

 

Multifuncionais ou berço 5 em 1

O berço multifuncional é um tiro certeiro para as famílias que possuem um cômodo menor para abrigar o quarto do bebê. Além disso, também possui excelente relação custo-benefício, já que pode ser aproveitado por um período super prolongado. Em sua primeira versão, o berço acopla em sua estrutura a cômoda e o trocador, além de contar com uma cama auxiliar. Mais tarde, quando o bebê tiver maiorzinho, o berço se transforma em mobiliário juvenil, com cama de solteiro, escrivaninha, criado-mudo e um nicho com duas prateleiras!

 

 

 

Como escolher o tamanho do berço

Essa é uma variável importante principalmente quando o quarto do bebê for pequeno. Um erro muito comum dos papais de primeira viagem é comprar um berço muito grande para o espaço. Para ter certeza, uma boa ideia é desenhar a planta do quartinho em escala, recortar um papel com o tamanho do berço e “brincar” com o berço dentro da planta, observando quesitos como a circulação e composição com outros elementos do quarto. Para quartos menores, temos algumas dicas:

  • Posicionar o berço encostado na parede deixando o maior espaço livre possível para circulação;
  • Apostar em berços multifuncionais (que já tem a cômoda e trocador acoplados);
  • Avaliar a possibilidade de adaptar um trocador dentro do armário (um antigo móvel de TV, por exemplo);
  • Optar por berços mais estreitos e com rodízios de gel (conheça o berço Evolutivo).

O tamanho do berço não é padrão, existem vários tamanhos por aí. Uma dica é, se possível, optar pelo padrão americano (medidas internas 130 x 70 cm), que é o mais comum. Assim, fica mais fácil comprar o enxoval, tanto pra quem vai comprar por aqui como pra quem vai fazer o enxoval fora (nos Estados Unidos todos os lençóis serão deste tamanho).

 

Quais funcionalidades o berço deve ter?

Existem muitas opções de berço quando a questão é funcionalidade. Se o quarto do bebê tiver um tamanho razoável, você pode escolher um berço dando mais valor ao estilo e tamanho, sem se preocupar com funcionalidades. Por outro lado, se for um quarto menor, poderá optar por um berço multifuncional.

Há ainda as opções de berço 3 em 1 que “crescem” com a criança, passando de mini-berço para berço normal e por fim para mini-cama. Ou seja, aqui é importante refletir bem quais são as necessidades da família para fazer uma compra acertada.

 

Regulagem do estrado

A maioria dos berços possuem regulagem do estrado, que permite deixar o colchão:

  • Em um nível mais elevado para os primeiros meses, quando o bebê ainda não consegue se sentar ou rolar no berço;
  • Mediano, quando o bebê já senta sem apoio mas ainda não consegue ficar em pé sozinho;
  • Mais baixo, para quando já estão espertinhos e ficam em pé (começam inclusive a tentar aventuras como pular pra fora do berço).

 

Rodinhas

As rodinhas no berço não são essenciais na hora de escolher o berço do bebê. Mesmo assim, podem ser úteis na hora de afastar o móvel para limpeza, ou para os pais que desejam levar o berço para outro cômodo ao longo do dia. Lembre-se de checar o tamanho do berço antes para saber se vai passar na porta! O importante é que as rodinhas deslizem bem para tornar a movimentação leve. Ah! também cheque se pelo menos duas delas possuem travas de segurança!

Confira as nossas opções de berço clicando aqui.

Para mais dicas, leia outros artigos do nosso blog clicando aqui.

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário